Introdução


Esta base de conhecimento tem por objetivo  orientar referente a divisão de um orçamento com mercadorias e serviços em dois orçamentos e na geração de orçamentos contendo apenas serviço em um estabelecimento especifico. 


Parâmetros


  • P787 - Estabelecimento de destino para o processo de divisão de orçamentos com serviços.
    • Na rotina [R33 - Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento], deve ser configurado para o estabelecimento principal, qual o estabelecimento de destino dos serviços, ou seja, qual orçamento irá receber os novos orçamentos contendo apenas itens de serviço.


Ao cadastrar o novo parâmetro, deve ser informado o estabelecimento de origem:


Ao salvar, o sistema irá exibir uma nova tela para indicar qual o estabelecimento responsável por receber os itens de serviço, ou seja, no campo [Valor] deve ser informado o estabelecimento de destino:



  • Observaçãonão é necessária a configuração do parâmetro no estabelecimento que irá receber o orçamento de serviço para a emissão da nota.


  • P1312 - Gerar orçamento de serviço no estabelecimento de destino 
    • Na rotina [R33 - Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento], deve ser configurado para o estabelecimento principal, qual o estabelecimento de destino dos serviços, ou seja, qual orçamento irá receber os novos orçamentos contendo apenas itens de serviço.


Regras


Este processo está disponível, exclusivamente, para orçamentos que possuem itens de mercadoria e serviços ao mesmo tempo ou apenas itens de serviço, ou seja, se o orçamento possuir apenas mercadorias, o mesmo será faturado no próprio estabelecimento o qual foi gerado. Além disso no caso de orçamentos contendo apenas serviços é necessário que este orçamento seja do tipo Venda



Funcionamento


O orçamento deverá ser feito e trabalhado normalmente.


Quando o orçamento for faturado pela rotina [R657 - Baixa de Títulos a Pagar/Receber/Cheques], o processo será iniciado exclusivamente se o parâmetro [P787 - Estabelecimento de destino para o processo de divisão de orçamentos com serviços.] estiver configurado para o estabelecimento do orçamento que será dividido.


Se o orçamento possuir mercadorias e serviços, a rotina irá exibir uma pergunta para o usuário definir se o mesmo será dividido:



Observação: a alíquota será alterada para a cadastrada no item na [R135 - Item/Estabelecimento] do estabelecimento que irá receber o orçamento de serviço. Desta forma, o valor dos impostos poderá sofrer alterações.


Caso o usuário responda que NÃO, o faturamento continuará normalmente considerando o orçamento da forma que está, com mercadorias e serviços.


Caso o usuário responda que SIM, será apresentada a tela abaixo que permite modificar o Portador e Quantidade de Parcelas das formas de pagamentos do orçamento que será gerado (que conterá os serviços), veja:

As regras de portadores são as mesmas existentes na rotina [R419 - Vendas Varejo]. 


Quanto ao Número de Parcelas, a regra é a seguinte: Será permitido selecionar um número de parcelas igual ou menor ao número de parcelas praticado na forma de pagamento que está sendo modificada. Exemplo:

  • Condição de Pagamento: Boleto Bancário (até 12X);
  • Portador: Banco do Brasil;
  • Número de Parcelas Lançadas no Orçamento: 6X;

Neste caso, mesmo que a condição de pagamento seja de até 12X, somente será possível definir o número de parcelas entre 1 e 6 conforme imagem de exemplo abaixo:


  • Caso na O.S esteja marcado flag Dividir formas de pagamento para mercadoria e serviço? Não será possível alterar o portador e numero de parcelas


Após finalizadas as modificações necessárias, basta clicar em Confirmar para que o processo de divisão de orçamentos seja realizado. Ao final do processo de divisão de orçamentos, será exibida a mensagem abaixo confirmando que o processo foi realizado:




Desta forma, a grade da tela de faturamento será atualizada contendo os dois orçamentos divididos.


O caixa deverá faturar os orçamentos normalmente, levando em consideração as contas financeiras de cada loja.


Gerar Orçamento Contendo Apenas Serviço no Estabelecimento de Destino



Para ativar essa configuração é necessário que o estabelecimento origem possua o parâmetro [P787 - Estabelecimento de destino para o processo de divisão de orçamentos com serviços] Ativo e devidamente configurado e também o parâmetro  [P1312 - Gerar orçamento de serviço no estabelecimento de destino] ativo.


Com estas configurações ativas quando um orçamento estiver para ser faturado e contenha apenas itens da natureza serviço este orçamento exibirá uma mensagem orientativa que irá possibilitar a geração deste orçamento diretamente no estabelecimento configurado no parâmetro [P787 - Estabelecimento de destino para o processo de divisão de orçamentos com serviços].



Clicado sobre botão Sim o orçamento origem será cancelado automaticamente e um novo orçamento será gerado no orçamento de destino definido no parâmetro  [P787 - Estabelecimento de destino para o processo de divisão de orçamentos com serviços].




No orçamento gerado terá informações do orçamento de origem em sua observação.


No orçamento origem gerado na R11, constará nas observações internas o motivo do cancelamento


  • Somente será possível realizar este processo para orçamentos contendo apenas serviços e do tipo venda.


O orçamento origem cancelado no processo de geração de orçamento contendo apenas serviço no estabelecimento de destino será apresentado na grade da R11 com o status "Divisão".


Como ativar confirmação automática de divisão de Orçamentos? 

Para que a confirmação automática de divisão de orçamento aconteça, primeiramente é necessário ativar o parâmetro por empresa na rotina [R29 - Parâmetros por empresa]  [P1258-Realizar confirmação automática de divisão de orçamento na R657].

Após ativar esse parâmetro será apresentada na rotina [R43 - Clientes] na aba "Dados Financeiros" a flag "Não Permite Divisão de Orçamento Entre Estabelecimentos Diferentes":



A Flag é desmarcada como padrão, onde será possível determinar se o cliente efetuará a divisão de orçamentos automaticamente através da [R657- Baixa de Títulos a Pagar/Receber/Cheques] sem a necessidade de confirmação.


Informações do Orçamento


Atualmente, o sistema irá realizar as seguintes ações com relação as informações do orçamento original:

  • Orçamento: Será duplicado para um novo orçamento;
  • Itens: Os serviços serão movidos para o novo orçamento;
  • Impostos: Os impostos dos itens de serviços serão recalculados utilizando agora os dados da loja do novo orçamento que foi gerado (contendo apenas os serviços);
  • Vendedores por Item: Serão movidos para os itens do novo orçamento;
  • Parcelas: Serão duplicadas para o novo orçamento, porém, recalculadas, cada orçamento com suas próprias parcelas;
  • Históricos de Liberações: Serão duplicadas para o novo orçamento;
  • Conjuntos de Itens do Orçamento: Serão duplicados para o novo orçamento;
  • Condição de pagamento e portador: Serão redefinidos de acordo com as formas de pagamento vinculadas ao orçamento. Quando houver alguma forma que seja de serviço, o orçamento de origem levará consigo a condição de pagamento e o portador em que a forma de pagamento tenha o maior valor dentre as que estiverem vinculadas ao orçamento gerado.


Considerações Finais

  • Uma vez que o orçamento for dividido, NÃO será possível realizar a junção/união dos orçamentos novamente.
  • O Processo de divisão também ocorre nos casos de serviços que controlam estoque. 


Links Úteis

divisão-automática-de-o-s-funciona-para-faturamento-de-produtos-no-processo-de-produção