1. Objetivo


O objetivo deste processo é ratear os valores da movimentação de uma conta em um período contábil. Transferindo o valor de uma conta origem para uma conta destino.


2. Configuração


A configuração é realizada através da rotina [R291 - Lançamento de Rateio entre contas contábeis], no direito [Configurações]. Nesta tela deve-se informar a conta origem, que terá seu movimento rateado, a conta destino, que receberá o valor, e a conta de proporção, que irá servir como base para cálculo do valor que a conta de destino irá receber. 

A conta de origem, e destino devem ser contas analíticas, ou seja que aceitam lançamentos. a conta de proporção pode ser tanto analítica como sintética. 


3. Funcionamento do rateio


Para realizar o rateio, acesse a rotina [R291 - Lançamento de Rateio entre contas contábeis] e clique no direito [Novo]

Após isso será necessário informar um período contábil, uma descrição que identifique o rateio e ao menos um estabelecimento ou visão contábil, além da data para os lançamentos contábeis. 

Obs: Caso for informado uma visão contábil e um estabelecimento qualquer, todos os estabelecimentos que fazem parte da visão e mais o estabelecimento informado, farão parte do rateio. 

Após informar os campos e clicar em executar o MOVERE irá consultar o movimento das contas informadas na configuração e irá realizar o rateio conforme exemplo abaixo:

O MOVERE irá consultar o movimento do período das contas de origem e das contas de proporção, vamos imaginar o seguinte cenário:

No exemplo acima, pode-se observar que a conta origem, possui um valor de movimentação de 17 mil reais no período, com os respectivos valores de proporção, o seguinte rateio será realizado conforme valores demonstrados acima.

A fórmula de cálculo é: (Valor da conta de origem / Soma dos valores das contas de proporção) X Conta de proporção da conta de destino

Para melhor entendimento, vamos tomar como exemplo o valor calculado de rateio para a conta [100 - Custo com Vendedores Car Varejo]

(17.000 / 198.000) X 70.000 = 6.010,10


Obs.: Caso o movimento de alguma conta for negativo, o sistema irá ignorar e não lançará o rateio para essa conta/configuração.

Obs.: Quaisquer diferença no valor será lançado na última conta de rateio.

Obs.: Caso o resultado (Total de débitos - Total de Créditos) da conta não seja 0 (zero), verifique se a conta de proporção da loja possui movimentação.


4. Validações


Para que o rateio contábil seja realizado, é necessário que:

  • Ao menos um estabelecimento seja informado. 
  • O parâmetro [P67 - Centro de Custo Padrão do Estabelecimento] esteja configurado para todos os estabelecimentos envolvidos no rateio. Esta configuração é realizada na rotina [R33 - Parâmetros por Estabelecimento].