Escopo


Este documento irá abordar sobre os aspectos da tela de cadastro de conhecimento de frete da nota fiscal.


Objetivo


O objetivo desse funcionalidade é ter a base de conhecimento para que seja possível o vínculo do conhecimento de frete, no momento de dar entrada na nota fiscal na rotina [R139 / R451 - Notas Fiscais de Entrada].


Dados do Frete


Foi desenvolvido uma aba exclusiva para as informações do Frete da Nota da Fiscal de Entrada, independente do conhecimento de frete.



Esta aba estará disponível, exclusivamente, para os seguintes modelos de documentos:


  • 07 - NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE TRANSPORTE
  • 08 - CONHECIMENTOS DE TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS
  • 8B - CONHECIMENTOS DE TRANSPORTE DE CARGAS AVULSO
  • 09 - AQUAVIÁRIO DE CARGAS
  • 10 - CONHECIMENTO AÉREO
  • 11 - FERROVIÁRIO DE CARGAS
  • 13 - BILHETE DE PASSAGEM RODOVIÁRIO
  • 14 - BILHETE DE PASSAGEM AQUAVIÁRIO
  • 15 - BILHETE DE PASSAGEM E NOTA DE BAGAGEM
  • 16 - BILHETE DE PASSAGEM FERROVIÁRIO
  • 26 - MULTIMODAL DE CARGAS
  • 27 - NOTA FISCAL DE TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE CARGA
  • 57 - CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO – CT-e *
  • 63 - BILHETE DE PASSAGEM ELETRÔNICO – BP-e *
  • 67 - CONHECIMENTO DE TRANSPORTE ELETRÔNICO PARA OUTROS SERVIÇOS - CT-e OS *


* O preenchimento dos campos [Cidade início e fim da prestação] será obrigatório para os modelos de documentos em destaque.


Vinculando o conhecimento de frete nas Notas Fiscais

Ao dar entrada em uma Nota Fiscal através da rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada], é possível realizar o vínculo e cadastramento do Conhecimento de Frete da Nota Fiscal. Para isso, informe os dados básicos da Nota Fiscal (Fornecedor, Série, Número, Valor Total, etc). Em seguida, clique em Funções e então, clique em Conhecimento de frete.



Em seguida, já na tela de Conhecimento de Frete, preencha por primeiro o Valor Total do Frete (constante no Conhecimento de Frete recebido) para então, preencher as demais informações. Fique tranquilo, pois, o valor será rateado para as notas fiscais vinculadas nesta tela.


Preenchendo as informações necessárias

Para que seja possível cadastrar o Conhecimento de Frete e vincular ele às Notas Fiscais, é necessário informar os dados básicos (Número, Data de Emissão, Transportador, Mod. Doc. Fiscal, etc), conforme exemplo abaixo:



Ao informar um modelo de documento fiscal igual a [57 - Conhecimento de Transporte Eletrônico - CT-e], a chave de acesso será exibida e será de preenchimento obrigatório!


Os campos de cidade de origem e destino da prestação, serão obrigatórios se o modelo de documento fiscal for 57, 63 ou 67.

Em seguida, é necessário preencher os dados Fiscais do Conhecimento de Frete (dados do ICMS/IPI e ISS). Normalmente estes valores constam no documento recebido. Veja um exemplo de preenchimento:

Observação: o campo "Base de Calc ICMS:" deve ser preenchido.



Agora, é necessário informar os dados do PIS/COFINS (estes dados possivelmente não estarão no documento recebido). Veja um exemplo de preenchimento:




Após informar os dados do PIS/COFINS, informe os Dados Financeiros (parcelas), veja:



Caso o campo [Tipo da Nota] esteja configurado para gerar títulos, o sistema irá exigir que os dados financeiros sejam preenchidos. Caso esteja configurado para não gerar títulos e alguma informação seja inserida, a mesma deverá ser igual ao valor do frete!


Caso o campo [Tipo da Nota] esteja configurado para gerar títulos e nenhuma informação for inserida, será exibida a seguinte mensagem:



Por fim, basta informar as Notas Fiscais que constam no Conhecimento de Frete, lembrando que é nesse momento que serão informadas todas as notas vinculadas a esse conhecimento de frete, não sendo possível a edição posteriormente, veja abaixo um exemplo de preenchimento:



Após todos os dados preenchidos, clique em confirmar e finalize o vínculo do conhecimento de frete a sua nota fiscal.