Sim! É possível!


Para que se possa bloquear a alteração da Data de Vencimento com base em uma variação X de dias, basta ativar e configurar o parâmetro por empresa [P783 - Dias Máximos Para Alteração do Vencimento de Títulos a Receber]. Assim, se este parâmetro estiver configurado, somente será possível alterar a data de vencimento desde que a quantidade de dias entre a data de vencimento original e a nova data de vencimento não ultrapasse a quantidade de dias configurada neste parâmetro.


Se a data de vencimento informada não estiver válida de acordo com o parâmetro, quando o usuário tentar confirmar as alterações de parcelas, será apresentada uma mensagem orientativa semelhante ao exemplo abaixo:


Nota: Esta validação se aplica exclusivamente à alterações de Títulos a Receber feitos através da rotina [R249 - Títulos a Receber] e parcelamentos feitos na [R419 - Vendas Varejo].


Importante: O parâmetro 783 (citado a cima) tem o mesmo efeito na rotina [R249 - Títulos a Receber]. Assim, ao ativar ele, esteja ciente que ambas as rotinas realizarão o bloqueio.