Escopo


Este documento tem por objetivo demonstrar como é realizada a contabilização na venda por Entrada e Saída/Segmento de Venda/Segmento de Itens/Linha de Itens


Objetivo


O objetivo deste processo é permitir que os lançamentos contábeis na venda sejam feitos separando-os por entrada e saída (Venda, Venda Futura, etc) segmento de venda do cliente (Varejo, Atacado, etc) por segmento de itens (car, truck, agro, etc) e linha de itens (pneus, peças, serviços).

Exemplo: Para uma venda de dois itens de segmentos diferentes, cujo cliente está configurado para o segmento de venda varejo, o MOVERE irá gerar 2 lançamentos contábeis, um para cada segmento de item


Configuração


O primeiro passo é configurar as contas para contabilização da venda e do custo médio para cada segmento de venda por segmento de item. Essa configuração é realizada na rotina [R268 - Configuração da Contabilização por ES/Segmento de Venda/Segmento de itens/Linha de Itens]. 

Acesse a rotina, clique em Novo, preencha os campos e clique em Salvar.



Altere o evento contábil de venda/custo, na rotina [R281 - Eventos Contábeis], para que os mesmos utilizem as seguintes funções contábeis: 

  • 18 - Segmento de venda por segmento de itens (Venda)
  • 19 - Segmento de venda por segmento de itens (Custo Médio)

Com as funções configuradas, no momento da contabilização o MOVERE irá buscar a conta contábil para o lançamento conforme cadastro na rotina [R268 - Configuração da Contabilização por ES/Segmento de Venda/Segmento de itens/Linha de Itens]. 


Exemplo


Exemplo de uma venda com dois itens de segmentos diferentes:

Orçamento com dois itens

DET da nota gerada


Abaixo exemplo de contabilização de custos da reforma, no histórico mostra as OPs as quais a contabilização se refere.


Rotinas


As rotinas [R419 - Vendas no Varejo] e [R139 - Notas Fiscais de Entrada] utilizam das configurações da R268 para realizar a contabilização das notas fiscais.

Na rotina [R419 - Vendas no Varejo] ao gerar nota de um orçamento de saida referente a Ordem de Produção e o parâmetro [891 - Deve gerar contabilização do custo de reforma?] esta configurado por estabelecimento ou por empresa, faz a contabilização dos custos da reforma usando o evento contábil configurado no parâmetro [893 - Evento Contábil para Contabilização de Custo de Reforma] caso esse parâmetro não estiver configurado não sera feita a contabilização.


Replicar Configurações


Para facilitar o lançamento das configurações, foi criado o direito [Replicar], o mesmo tem por objetivo copiar uma configuração realizada em um tipo de nota específico e lançar para outro tipo de nota, informando as contas contábeis de venda e de custo. 

Caso o campo Linha de Itens seja preenchido, somente as configurações dessa linha serão replicadas. 

Obs: Caso a configuração já exista para a entrada e saída de destino, o MOVERE irá atualizar as configurações existentes para utilização das contas informadas.