Escopo

O processo de entradas de notas fiscais (R139) passa a contar com a possibilidade de realizar a contabilização dos itens de forma desagrupada, ou seja, cada item irá gerar uma contabilização separada, facilitando a auditoria.

Parametrizações

Para ativar a contabilização separada (desagrupada), é necessário ativar o parâmetro por empresa [755 - Contabiliza Itens das Notas Fiscais de Entrada Separadamente?].

Resultado Esperado

Ao ativar o parâmetro por empresa citado acima, é esperado que, ao dar entrada em notas fiscais cujo itens possuam uma mesma conta contábil de estoque, seja realizado um lançamento contábil para cada item da nota fiscal, de forma totalmente desagrupada. No exemplo abaixo, temos uma nota fiscal com três itens distintos, todos os itens utilizando uma mesma conta contábil, veja como ficará a contabilização ao ativar o parâmetro:
contabilizacao.png

Neste exemplo, foram realizados três lançamentos contábeis, com os valores de cada item e o histórico correspondente. No modelo agrupado (com o parâmetro desativado), seria gerado comente um lançamento com o valor total da nota e um único histórico sem discriminar os itens.