1. Objetivo

Esta base de conhecimento tem por objetivo esclarecer quais aspectos influenciam na obrigatoriedade de informar qual o pedido de compra para o item, no lançamento de nota de entrada.

2. Obrigatoriedade

A entrada e saída possui um campo chamado [Configuração do Pedido de Compra] que define se é obrigatório informar o pedido de compra, se não exige o pedido de compra, ou se exige somente caso o grupo de itens também exija. A configuração pode ser feita na rotina [R117 - Entradas e Saída].
O grupo de itens possui um campo chamado [Exige pedido de compra na entrada de mercadoria (R139)?] que define se é obrigatório informar o pedido de compra. A configuração pode ser feita na rotina [R132 - Grupos de Itens].

3. Direitos

O direito Permite lançar sem pedido de compra?, como seu nome já sugere, permite que o usuário possua o direito de lançar uma nota de entrada sem precisar informar o pedido de compra, independente da configuração da entrada e saída ou do grupo de itens. A configuração do direito pode ser realizado na rotina [R697 - Liberação de rotina por usuário].