1. Escopo

Este documento visa demonstrar como configurar o sistema para que ao salvar uma entrada de nota que foi lançada manualmente, o usuário redigite algumas informações da nota para evitar erro de lançamento.


2. Parametrização

Parâmetro por Empresa

  • 325 - Utiliza redigitação dos dados nas notas de entrada? [Define se nas rotinas 451 e 139 o usuário terá que redigitar Fornecedor, Emissão, Entrada, Série, Nota Fiscal e Total da Nota.]


3. Processo

Ao ativar este parâmetro, o sistema passará a exigir que seja novamente informado Número da nota fiscal, Série, Data de Emissão, Fornecedor e Valor total da nota.

telaDigitacao.png


ATENÇÃO

Se a entrada de nota fiscal estiver sendo feita via XML ou pelo portal nacional que também é por XML, esta tela não pedirá para informar novamente os dados. Isso porque assume-se de que os dados já está conforme veio do XML puxado automaticamente pelo sistema conforme exemplo abaixo.

[img:telaConfirmacao.png][/png]


4. Considerações Finais

  • O grande objetivo de ativar este recurso é evitar que nos lançamentos manuais de nota fiscal o usuário salve uma nota no sistema, realize pagamento e identifique muito tarde que qualquer uma destas informações estejam erradas gerando retrabalho em ter que reabrir caixa, excluir baixas, exclui lançamento da nota (que em muitos casos já não pode ser excluídas por ter movimento de estoque já consumido ou contábil encerrado) e posteriormente refazer todas as operações novamente.