1. Escopo

Este documento visa abordar apenas sobre o envio dos dados para o SPED quando o estabelecimento é optante do simples nacional.

2. Descrição

Nos casos em que o estabelecimento for optante do simples nacional, ao gerar os arquivos do SPED EFD (SPED FISCAL), o sistema irá enviar nos registros de itens das notas fiscais de saída e seus totalizadores como CST o CSO/SN utilizado na nota fiscal.
Sendo assim, supondo que tua empresa emita notas com CSO 500, é esta informação que estará constando nos relatórios de documentos de saída do validador EFD.

3. Configurações

Para este processo não existe configuração específica, ou seja, uma vez que a nota fiscal foi autorizada pela SEFAZ ela já possuirá a informação do CSO/SN conforme impresso na DANFE. Logo basta gerar o SPED normalmente, importar no validador e realizar as devidas conferências.

4. Considerações Finais

  • Hoje o sistema leva a informação do CSO/SN somente para os itens das notas fiscais de saída e seus totalizadores. Havendo necessidade de que outros blocos tenham essa informação, deverá ser enviado a solicitação para o departamento de projeto.