Escopo

Esta base de conhecimento visa orientar sobre o processo de sincronização de preços de venda através da entrada de notas fiscais.


Processo

O processo de entrada de notas fiscais conta com a atualização do preço de venda dos itens da nota fiscal.


O processo de sincronização tem por objetivo fazer com que todos os estabelecimentos vendam os produtos utilizando o mesmo preço de venda, assim, não haverá variações.


Parametrizações

Para que o processo de sincronização entre em vigor, é necessário ativar o parâmetro por empresa e/ou estabelecimento  [40 - Atualiza Preço de Venda na Nota Fiscal de Entrada].


Para que o processo de sincronização entre em vigor, é necessário ativar o parâmetro por empresa [688 - Sincroniza o preço de venda dos itens em todos os estabelecimentos na entrada de nota fiscal].


[756 - Processa Preço de Venda Automaticamente na Entrada de NF?]: Determina se ao lançar uma NF na R139 o sistema irá processar o Preço de Venda do item automaticamente somente na loja cujo está sendo lançado a nota.


[P1239 - Permite atualizar preço de venda para menor que preço atual?]: Determina se ao lançar uma NF na R139 o preço do item irá alterar para menor que preço atual.


Configurações na Entrada e saída


Para que a atualização ocorra é necessário marcar opção [Atualiza Preço de Venda] na rotina 117 para entrada e saída utilizada no momento da entrada da nota fiscal. 


 


OBS: Embora esteja informado que será necessário rodar a rotina 127, com  o parâmetro 756  ativo este passo não será necessário.


Configurações no Fornecedor


Caso haja a necessidade que os preços de venda do item de um determinado fornecedor não seja replicado aos demais estabelecimentos, basta desmarcar a opção de [Replica preço para todos os estabelecimentos?] no cadastro do fornecedor na R93. confirme imagem abaixo:



Configurações da Tabela de preço


Para ocorrer a atualização do preço de venda o item precisa estar cadastrado na rotina R233 - Alteração de Preço por Item, para o estabelecimento e tabela de preço que foi feito a entrada da nota fiscal.


O que acontece quando o processo de sincronização de preços é ativado?

Alguns efeitos são esperados quando este processo entra em vigor, são eles:

  • A execução da rotina [R127 - Importação de Tabela de Preços] não será mais necessária, pois, após a entrada da nota fiscal, esta rotina será executada automaticamente para efetivação dos novos preços de venda;
  • Os preços de venda somente serão atualizados caso tenham aumentado, caso haja necessidade de atualizar os preços com menor valor que o anterior acionar o parâmetro [P1239 - Permite atualizar preço de venda para menor que preço atual?]
  • Sempre que uma nota for cadastrada/alterada, os preços de venda serão sincronizados, ou seja, o preço de venda calculado para um determinado item será gravado para todos os estabelecimentos. Assim, todos os estabelecimentos venderão o item pelo mesmo valor;
  • A exclusão de uma nota fiscal somente reverterá os preços caso esta tenha sido a última nota fiscal cadastrada (independente do estabelecimento);
  • Se a última nota fiscal cadastrada for excluída, será buscado o preço calculado na entrada da última nota fiscal que tenha atualizado os preços de todos os estabelecimentos.


Confirmação de notas fiscais

O processo de atualização de preços somente funciona se a nota fiscal está confirmada, ou seja, ao cadastrar ou alterar uma nota fiscal através da rotina 139, o campo [Confirmada] deverá estar marcado. 


Caso utilize a rotina [387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada], será atualizado o preço de venda do item no estabelecimento referente a nota fiscal ou em todos conforme configuração via parâmetro por empresa, e o preço de venda será alterado independente se o preço a ser aplicado irá ficar menor ou maior que o preço anterior.