1. Escopo

Este documento irá abordar exclusivamente sobre o novo processo de contabilização de cheques.

2. Objetivo

O objetivo desta configuração é permitir que a contabilização de cheque se dê da seguinte forma:

Considere uma venda de R$ 100,00 que foi efetivada e recebida em cheque.

1º Lançamento realizado no ato da venda.
lancamento1.png

2º Lançamento realizado no ato do recebimento da venda
lancamento2.png

3º Lançamento realizado no ato da geração da remessa para depósito
lancamento3.png

4º Lançamento realizado no ato da conciliação do movimento financeiro (Compensação)
lancamento4.png

Com este modelo, após conciliado basta emitir um balancete de verificação e constatará que o saldo deverá ser o mesmo do teu extrato bancário.

Atenção!
Hoje o sistema normalmente não faz o segundo lançamento demonstrado acima. O lançamento entra diretamente no banco no ato da geração da remessa para depósito. Na conciliação do movimento financeiro, o lançamento contábil é confirmado e a data é confirmada na data da conciliação.

3. Parâmetros

Por empresa
  • 684-Utiliza conta contábil transitória no envio de cheque para o banco?

4. Configurações Gerais

Para permitir que a contabilização demonstrada no item anterior funcione, basta configurar o sistema da seguinte forma:

  • 1. Configurar o parâmetro descrito no item 3 que SIM

  • 2. Na rotina 73-Contas Financeiras, defina o campo conta contábil transitória para a conta bancária que você faz as remessas de cheques para depósito. A ideia deste campo é registrar uma conta contábil que representa os valores que estão bloqueados para compensação no banco.
  • ConfigItem2.png

  • 3. Através da rotina 281-Eventos Contábeis, altere o evento contábil -27 Remessa de cheque para depósito. Preencha da seguinte forma:
  • ConfigItem3.png

  • 4. Através da rotina 281-Eventos Contábeis, altere o evento contábil -103 Conciliação de Cheques. Preencha da seguinte forma:
  • ConfigItem4.png


Observe
O exemplo acima foi aplicado para demonstrar como configurar o processo de depósito. Os eventos contábeis de devolução devem ser configurados sando da conta financeira e voltando diretamente para o caixa. Já o evento contábil de reapresentação deve estar configurado para sair o saldo da conta financeira indo para conta transitória da conta financeira de destino.

5. Processo

Feita as configurações conforme orientado nos itens anteriores, basta seguir com as operações de venda, recebimento e geração de remessa para depósito.

Quando constatar a compensação do depósito, ao conciliar a remessa no sistema através da rotina 253-Conciliação do Movimento Financeiro o sistema irá automaticamente gerar um lançamento contábil na mesma transação da remessa, porém, valendo-se das configurações realizadas no evento contábil -103 CONCILIAÇÃO DE CHEQUES.

Atenção!

Ao ativar a parametrização, deverá ser validado todos os eventos contábeis de deposito, envio para desconto e recusa de desconto, pois todos seguirão o modelo contábil descrito nos itens anteriores.

6. Considerações Finais

  • Caso o parâmetro seja ativado, todos os lançamentos contábeis são realizados já conciliados nas datas das operações de acordo com a data da conta financeira.
  • É aconselhável que as configurações sejam feitas em um momento que o sistema não esteja sendo operado para evitar lançamentos errados durante o processo de configuração.