Escopo

Esta documentação visa orientar quanto ao processo de conferência de itens de orçamentos. Esta conferência visa permitir a conferência unitária dos itens de um determinado orçamento através do Código de Barras ou Código de Barras Interno para garantir que todos os itens estão sendo entregues corretamente aos clientes.

Rotina 320 - Conferência de Itens

A conferência dos itens de um orçamento deve ser feita através da rotina 320, logo, é necessário ter direito de acesso à esta rotina. O uso da rotina é bem simples, bastando selecionar um orçamento na grade principal e clicar em "Iniciar Conferência".

Em quais situações os orçamentos aparecem nesta rotina para conferência?

  • Nesta rotina são listados os orçamentos fechados e/ou com notas fiscais geradas;
  • Orçamentos abertos e/ou cancelados não serão exibidos nesta rotina; e,
  • Uma vez realizada a conferência, o orçamento somente voltará a ser listado caso haja alterações nas quantidades de algum item ou inclusão de um novo item no orçamento.
  • Ou caso o item do orçamento conferido parcialmente.

Esta rotina faz movimentação de estoque?

Não, esta rotina não faz qualquer movimentação de estoque, servindo unicamente como um controle interno de integridade das expedições.

Esta rotina faz alterações nos orçamentos ou nos itens dos orçamentos?

Não, nenhuma alteração será realizada. Assim, o orçamento e seus itens permanecerão como estão, mesmo após a conferência.

Realizando a conferência dos itens

A conferência dos itens deve ser feita através do código de barras ou código de barras interno dos itens. Logo, será necessário ter um leitor de códigos de barras e caixa de som para facilitar a conferência.

Na conferência de itens será emitido um sinal sonoro para cada situação, sendo elas:
  • Quando não encontrar um item;
  • Ao iniciar a conferência de um item;
  • Ao concluir a conferência de um item;
  • Ao concluir a conferência do orçamento.
  • Quando a extrapolar a quantidade pedida;

Uma vez selecionado um orçamento para conferência, basta realizar a leitura dos códigos de barras para que a rotina comece a registrar as conferências.
A conferência dos itens do orçamento pode ser realizada parcialmente ou completa.
Para realizar a conferência parcial basta no meio da conferencia clicar no botão [Salvar Conferência Parcial], conforme a imagem abaixo:

ConferenciaParcial.png

Para concluir a conferência, todos os itens deveram estar conferidos, o botão [Salvar conferência] estará disponível para que se possa salvar a conferência que foi realizada. Veja abaixo um exemplo de conferência realizada:

exemploDeConferencia.jpg

Reintegração do estoque de conferência dos itens


Os itens que tiveram reintegração de estoque estará destacado com a cor verde. Veja abaixo um exemplo:

Reintegracao.png

Não será salvo a conferencia dos itens de reintegração conferidos parcialmente.
Para concluir a conferência de apenas um ou mais itens de reintegração, o item deverá estar com todas as quantidades conferidas para poder salvar, clicando no botão [Salvar Conferência Parcial].

Regras para o item entrar como reintegração:
  • Quando um item for conferido parcialmente ou completamente na rotina [R320 - Conferência de Itens] e realizar uma reintegração do item na rotina [419 - Vendas Varejo], o item que foi conferido parcialmente ou por completo,
  • for removido as quantidades conferidas retornaram como reintegração;
  • Quando um item for conferido por completo na rotina [R320 - Conferência de Itens] e realizar uma reintegração ou a exclusão do item na rotina [419 - Vendas Varejo], a quantidade conferida irá ser retornar para conferência de reintegração na rotina [R320 - Conferência de Itens];
  • Quando um item for conferido parcialmente na rotina [R320 - Conferência de Itens] e realizar uma reintegração do item na rotina [419 - Vendas Varejo], o item que foi conferido parcialmente, tiver sua quantidade alterada para menor
  • que a quantidade anterior, as quantidades conferidas retornaram como item de reintegração e o restante como item para conferência ex;
    • O item [1 - Pneu] com a quantidade [6] no orçamento, foi conferido [2] e salvo parcialmente, se caso a quantidade do item for alterado para [4] no orçamento. A quantidade do item para conferência será [2] e para conferência de reintegração [2].

Impressão da Ordem de Separação

Rotina passa a permitir a impressão de ordem de separação dos orçamentos pendentes de confirmação. Para isto, selecione um orçamento na grade e clique em [Imprimir Ordem de Separação]. Neste momento, será encaminhada uma impressão de ordem de separação na impressora configurada.
imprimirOrdemDeSeparacao.jpg