Objetivo

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o analista de suporte e os usuários do sistema a efetuarem os passos fundamentais relativos ao procedimento

de exportação e importação o arquivo excel, para geração de novos pedidos por base da analise dos arquivos importados, através da rotina [R464 - Pedido de Compra].sssss


Exportação

Para gerar o arquivo excel com os itens informado na cotação, selecione o pedido de compra na grade principal da rotina [R464 - Pedido de Compra] e clique no direito [Exportar para Excel].

Será gerado um arquivo do tipo excel [.xls] com as seguintes colunas - [Cód. do Item], [Nome do Item], [Cód. Fabricação], [Cód. Original], [Quantidade], [Qual o seu preço fornecedor?].



Por padrão a exportação e feita apenas dos pedidos com o status como cotação mas habilitando o parâmetro [P1055 - Permissão para Exportar Pedidos de Compra de Qualquer Status] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa], permitirá a exportação de qualquer pedido de compra independente do seu status. 



Importação

Para importar os arquivos excel do pedido de compra cotados pelo fornecedores, selecione o pedido de compra na grade principal da rotina [R464 - Pedido de Compra] e clique no direito [Importação/Análise Cotação].





Na rotina de importação, informe o fornecedor, selecione o arquivo de cotação e clique em Carregar Arquivo.

Lembrando o arquivo de cotação deverá estar nos formato .xls ou xlsx.

Os arquivos importados será gravado uma cópia no servido com a descrição informada na coluna [Arquivo Importado].

As cópias dos arquivos estará no seguinte diretório do servidor [Arquivos\Emp1\CotacoesImportadas\Estabelecimento" O Código do estabelecimento "\Cotacao"Número da Cotação"].

Caso executar o direito [Del] da grade dos arquivos importados, o arquivo será removido da grade e do diretório do servidor.



Após carregar todos os arquivos de cotação, clique no direito [Gerar pedidos de compras] ou [Continuar mais tarde];

O direito [Gerar pedidos de compras] irá conter as seguintes regras de analise:

  • A planilha deverá estar na seguinte sequencia - [Cód. do Item], [Nome do Item], [Cód. Fabricação], [Cód. Original], [Quantidade], [Qual o seu preço fornecedor?];
  • A planilha não necessariamente deverá conter a mesma descrição da coluna, mais devera respeitar a sequencia.
  • Não será considerada as colunas adicionada a parte.
  • Somente será considerado os itens que contem preço informado pelo fornecedor na coluna ["Qual o seu preço fornecedor?"] do arquivo;
  • Ao gerar os pedidos de compra somente será considerado o preço que o fornecedor preencheu.
  • Caso o fornecedor altere qual quer informação as mesmas não serão impactada, nos pedidos de compras.
  • Caso a planilha contenha valores inválido na coluna ["Qual o seu preço fornecedor?"], o item será desconsiderado na análise.


O direito [Continuar mais tarde] irá lhe permitir continuar com a importação das cotações em outro momento, permanecendo os arquivos já importados anteriormente.


Será gerado um pedido para cada fornecedor que tiver os menores preços entre os itens cotados.

Os pedidos de compra serão gerados, já sendo calculado os impostos, informados na cotação.