Escopo


Este documento tem por objetivo demonstrar os passos básicos para configurar o sistema para que ao realizar um retorno de cobrança bancária através da R242-Retorno Cobrança Bancária, o sistema realize as operações de Desconto, Liquidação de Desconto ou Estorno de Desconto.


Configuração


Rotina 213-Ocorrências de Cobrança Bancária.

O primeiro passo é levantar junto ao seu banco, os códigos de ocorrência que eles enviam no retorno para:


  1. Indicar que o título foi descontado.
  2. Indicar que o título que estava descontado foi liquidado.
  3. Indicar que o título que estava descontado foi estornado da conta (geralmente pelo não pagamento no vencimento por parte do sacador)


Seguindo com os códigos em mãos, na rotina 213, localize os códigos para o banco desejado e clique em alterar. Se não encontrar, você deverá fazer um novo cadastro do código desejado. Em qualquer uma das opções verá as seguintes opções na tela:


  • A opção [Operação de Desconto?] você deve definir para o código de retorno do banco que indica que o título foi descontado.
    • Quando o retorno encontrar um título que a ocorrência cadastrada estiver com este código, a rotina 242 irá marcar o título como descontado e gerar o crédito na conta na data do desconto conforme vindo no arquivo



  • A opção [Baixa Título Descontado?] você deve definir para o código de retorno do banco que indica que o título foi liquidado pelo cliente.
    • Quando o retorno encontrar um título que a ocorrência cadastrada estiver com este código, o sistema irá marcar o título como LIQUIDADO, porém, não irá gerar crédito na conta, visto que já foi gerado no ato do desconto.


  • Veja que na rotina possui a opção [Ocorrência de Rejeição?]. Se um título que estiver já com status de descontado no sistema e em algum retorno o banco mandar em um código de ocorrência que esteja marcado como [Ocorrência de Rejeição], o sistema irá voltar o título para o status ABERTO, gerar uma saída na conta financeira estornando o valor. Esse caso ocorre quando a auto-center faz o desconto recebe o dinheiro, no entanto o cliente não paga o boleto. Neste momento o banco manda no retorno com um código de ocorrência estornando o valor da conta. (AS TARIFAS ENVOLVIDAS NESTAS OPERAÇÕES DEVEM SER FEITAS MANUALMENTE)


Operação


Feita as configurações, basta importar normalmente os arquivos na rotina 242-Retorno de Cobrança Bancária que o sistema irá para cada título encontrado, avaliar o código de retorno e descontar, liquidar ou estornar conforme a configuração gerando devidos lançamentos na conta financeira e suas contabilizações.


Contabilização


Para fins de contabilização, o contador deverá deixar previamente configurado os eventos contábeis abaixo:

  • [-41 REMESSA TÍTULOS P/ DESCONTO] para registro da operação de desconto.
  • [-59 RECUSA DE TÍTULOS P/DESCONTO] para registro da operação de estorno do desconto.


Para operação de liquidação não há contabilização uma vez que não gera valores, já que os valores foram movimentados e contabilizados nas operações de desconto e estorno do desconto.