1. Escopo

Este documento visa demonstrar como restringir as entradas/saídas que podem ser utilizadas para um determinado fornecedor.


2. Objetivo

O objetivo é evitar que entradas de notas fiscais realizadas através da rotina [R139 - Notas Fiscais De Entrada] ou pedidos de compra através da rotina [R464 - Pedidos de Compra] sejam lançados com a entrada e saída incorreta. 


3. Processo

3.1. Configuração cadastral

Através da rotina [R93 - Fornecedores], localize o fornecedor, selecione-o na grade e clique em Alterar.

Na tela que se abre acesse a aba Entradas/Saídas


Nesta tela, informe a entrada/saída que poderá ser utilizada para dar entrada e clique em inserir. No exemplo acima foram utilizadas duas entradas/saídas, mas você poderá utilizar quantas forem necessárias.


Salve a alteração do cadastro e prossiga com o lançamento da nota fiscal de entrada ou pedido de compra.


3.2. Entrada de nota

Na entrada de nota fiscal, preencha os dados normalmente e clique em próximo. Neste momento que o sistema irá fazer a avaliação.

Caso o fornecedor possua entradas/saídas configuradas e a entrada/saída utilizada na entrada de nota não está relacionada no cadastro do fornecedor a mensagem abaixo será apresentada:

alerta.png


3.3. Pedido de compra

No lançamento do pedido de compra, após informar o fornecedor, o sistema irá filtrar e permitir a escolha somente das entradas e saídas configuradas para esse fornecedor. 

Conforme a configuração realizada acima, somente essas entradas e saídas estarão disponíveis:


4. Considerações Finais

  • Se o fornecedor não possuir nenhuma entrada/saída relacionada, a entrada de nota ou o lançamento do pedido de compra poderá ser feito utilizando qualquer entrada/saída que o usuário possua acesso.
  • Se foi informado ao menos uma entrada/saída no cadastro do fornecedor, somente elas poderão ser utilizado para dar entrada de nota ou entradas/saídas do tipo Devolução de Venda.
  • Caso queira que um usuário possa lançar qualquer nota ou pedido para o fornecedor com qualquer entrada e saída, basta liberar o acesso ao direito [Ignorar Restrições de Entrada/Saída do Fornecedor] da [R139 - Notas Fiscais de Entrada] e [R464 - Pedidos de Compra]. Lembre-se os direitos são liberados nas rotinas [R696 - Liberação de Rotina por Grupo de Usuário] e [R697 - Liberação de Rotina por Usuário].