Objetivo


Esta base de conhecimento tem como objetivo orientar o usuário sobre os procedimentos a serem realizados para geração de remessas de cheques a receber para Caução dentro do MOVERE SOFTWARE.

Nesta base de conhecimento será demonstrado quatro processos envolvendo Cheques Caução , sendo elas as remessas CHEQUES CADASTRADOS P/ CAUÇÃO ,CHEQUES EM CAUÇÃO P/ DEPÓSITO,CHEQUES EM CAUÇÃO P/ DESCONTO,RECUSA DE CHEQUES EM CAUÇÃO.


Introdução


No processo de remessa de cheques para caução , o setor financeiro da empresa reúne os cheques e os envia para o banco , para que este realize o monitoramento dos cheques, ficando sobre inteira responsabilidade da instituição Bancária.


Procedimentos


 REMESSA CHEQUES CADASTRADOS P/ CAUÇÃO


Acesse a rotina 238 , clique em novo e informe o estabelecimento , tipo de remessa, conta financeira origem do tipo caixa , conta financeira destino tipo banco, portador de destino e em seguida clique no botão selecionar cheques.

Neste momento a rotina listara todos os cheques que estão com o status cadastrado , selecione os cheques que deseja enviar para o status Caução e clique no direito executar.


1.png


Nesse momento o status do cheque será alterado de Cadastrado para Caução , será gerado um movimento de saída na conta financeira do tipo caixa , o cheque é enviado para a conta tipo banco , porem não realiza nenhum tipo de movimentação de saldo na conta bancaria .


2.png


9.png


14.png


CHEQUES EM CAUÇÃO P/ DEPÓSITO


Na rotina 238 , clique em novo e informe o estabelecimento , tipo de remessa, conta financeira destino tipo banco, portador de destino e em seguida clique no botão selecionar cheques.

Neste momento a rotina listara todos os cheques que estão com o status Caução , selecione os cheques que deseja enviar para depósito e clique no direito executar.


3.png


Nesse momento o status do cheque será alterado de Caução para Depositado e o saldo da conta Bancaria será movimentado, gerando um movimento de entrada na conta tipo Banco.


4.png


10.png


16.png



CHEQUES EM CAUÇÃO P/ DESCONTO


A Remessa de cheques em Caução P/ Desconto utiliza basicamente o mesmo processo daquele realizado na remessa de cheques em Caução para depósito.


5.png


Após gerar a remessa o cheque terá o seu status alterado de Caução para Descontado e o saldo da conta Bancária será movimentado, gerando um movimento de entrada na conta tipo Banco.


11.png


16.png


RECUSA DE CHEQUES EM CAUÇÃO


A Recusa do cheque em Caução ocorre geralmente , quando a instituição Bancária identifica alguma irregularidade nos cheques enviados pela empresa , como por exemplo falta de assinatura.


Acesse a rotina 238 , clique em novo e informe o estabelecimento , tipo de remessa, conta financeira destino tipo banco e em seguida clique no botão selecionar cheques.

Neste momento a rotina listara todos os cheques que estão com o status Caução , selecione os cheques e clique no direito executar.


7.png


Nesse momento o status do cheque será alterado de Caução para Cadastrado , neste momento o cheque retorna para a conta tipo caixa, gerando um movimento de entrada no seu saldo.


12.png


15.png