Escopo

Em determinadas situações onde é feita uma compra de grandes quantidades de alguns itens, e não for possível armazenar na loja que os comprou, é dada a possibilidade de realizar uma transferência para armazenagem (simples remessa). Tal transferência realiza a movimentação de estoque por meio de Movimentos Diversos (automatização dos lançamentos que eram feitos através da rotina [229 Movimento de Estoque Diversos] após a geração de nota fiscal (que não movimenta estoque).

O lançamento da nota fiscal, como dito acima, não realiza a movimentação de estoque, visto que tal movimentação será feita automaticamente por meio de movimentos diversos, onde a mercadoria sofre uma transferência do depósito de origem para um determinado depósito de destino (que fica numa filial).

Pré requisitos

O processo explicado nesta base de conhecimento trata exclusivamente da automatização do processo final de transferência para armazenagem, ou seja, do lançamento automatizado dos Movimentos Diversos. Ou seja, esta base de conhecimento não tem o objetivo de orientar como é feito o processo em si (geração de notas fiscais, configuração para a geração das notas, etc), e sim, da automatização do último passo que antes era feito de forma manual e morosa.

Como eu configuro este processo?

Toda a configuração é feita através da rotina [117 - Entradas e Saídas]. Nesta rotina será configurado o processo de transferência para armazenagem, onde será necessário informar:

  • Um depósito que receberá a transferência para armazenagem (depósito de destino);
  • Uma Entrada/Saída para o lançamento do Movimento Diversos de saída da transferência do depósito de origem para armazenagem; e
  • Uma Entrada/Saída para o lançamento do Movimento Diversos de entrada da transferência no depósito de destino para armazenagem.

Para que seja possível informar tais campos, é necessário marcar o campo [Remessa para Armazenagem?] que está localizado na aba [Estoque] dos direitos [Incluir] e [Alterar] da rotina [117 - Entradas e Saídas]. Após marcar o campo, será disponibilizados nesta mesma aba os campos descritos acima para a configuração.

A configuração descrita acima vale tanto para a remessa de armazenagem quanto para o retorno da remessa de armazenagem, com exceção que, o depósito deve ser invertido entre origem/destino.

ATENÇÃO: a opção "Movimenta Estoque" não pode estar marcada na E/S principal.

Resultados esperados

Considere o seguinte cenário: A loja "504" comprou uma grande quantidade de um determinado item, e não possui espaço suficiente para armazenar tudo. Neste caso, é decidido realizar uma transferência para armazenagem para uma outra filial que fica na mesma cidade. As configurações para a transferência para armazenagem são as seguintes:
  • Depósito que receberá a transferência para armazenagem: 3 - ESTOQUE ARMAZENAGEM / COMODATO;
  • Entrada/Saída para o lançamento do Movimento Diversos de saída: 75 - TRANSF ENTRE DEPÓSITOS - SAÍDA; e
  • Entrada/Saída para o lançamento do Movimento Diversos de entrada: 74 - TRANSF ENTRE DEPÓSITOS - ENTRADA.

Levando em consideração o cenário de exemplo acima, temos o seguinte resultado no [DET] da nota fiscal:
resultadoDaTransferenciaParaArmazenagem.jpg

Como configurar o retorno da transferência de armazenagem?

Levando em consideração que a armazenagem é temporária, ou seja, em algum momento retornará para a loja à qual pertence os produtos, é necessário fazer o processo inverso. Tal processo requer a configuração da Entrada/Saída que é utilizada na geração da nota fiscal que oficializa o retorno das mercadorias.

A forma como a configuração é feita, é igual à configuração que foi descrita acima, com exceção de que, agora, é necessário inverter os depósitos. Ou seja, se na remessa para armazenagem foi realizada uma transferência do depósito [1 - ESTOQUE LOJA] para o depósito [3 - ESTOQUE ARMAZENAGEM / COMODATO], então agora, no retorno, é necessário que a transferência ocorra do depósito [3 - ESTOQUE ARMAZENAGEM / COMODATO] para o depósito [1 - ESTOQUE LOJA]. Para que isto ocorra, realize a seguinte configuração:
Tendo configurada a Entrada/Saída de retorno de remessa para armazenagem, onde foi informada a Entrada/Saída para Entrada e Saída da transferência de retorno, no campo depósito informe o depósito que originou a remessa de armazenagem.

Cancelamento/Exclusão da Nota Fiscal


Ao efetuar o cancelamento ou a exclusão da nota fiscal de remessa de armazenagem os lançamentos de movimento de estoque diversos serão excluídos.