1. Escopo
Este documento irá abordar apenas sobre os aspectos da importação do arquivo PPL. Conferência de estoque preço e outros assuntos complementares, é necessário que o usuário tenha conhecimento ou busque informações específicas.2. Objetivo
Esta rotina é responsável por realizar a importação dos arquivos da distribuidora PPL. Esta rotina irá alimentar preço OFF-Line, estoque e cadastramento de produtos.3. Processo
A rotina conta com 8 campos sendo eles:Item Base: Neste campo deverá ser informado um item já previamente cadastrado de forma completa (item totalmente passível de venda) para que a rotina se referencie deste item para cadastrar novos produtos, absorvendo configurações de tributação, contábil e outros.
Depósito: Informe neste campo qual depósito será utilizado para alimentar o estoque vindo dentro do arquivo PPL.
Tabela de Preço: Neste campo deverá ser informado qual tabela de preço deverá ser alimentada com os preços vindos dentro do arquivo.
% Acrés. Custo Compra: Percentual que deve ser acrescido no custo de compra sobre o valor do arquivo PPL.
% Acrés. Custo Reposição: Percentual que deve ser acrescido no custo de reposição sobre o valor do arquivo PPL.
% Acrés. Preço Venda: Percentual que deve ser acrescido no preço de venda sobre o valor do arquivo PPL.
Arquivo: Informe o arquivo contendo os dados da PPL/Bom Preço. No item 3.1 contém informações sobre layout e formato.
Estabelecimentos: Marque neste campo os estabelecimentos que deverão ser alimentados com os produtos da PPL.
ATENÇÃO! Hoje somente estabelecimentos resididos no estado de Goiás são apresentados nesta listagem.
3.1. Arquivo
O sistema irá importar o arquivo no formato TXT separado por tabulação, porém, a PPL disponibiliza o arquivo no formato EXCEL. Para tanto será necessário antes exportar o arquivo EXCEL para o formato TXT separado com tabulação.O arquivo deverá estar com as seguintes informações na mesma ordem apresentada abaixo:
- Código da PPL
- Descrição / Aplicação
- Fabricante
- Código Fabricante
- Código da Industria no XML
- Código de Barras
- NCM
- Unidade venda
- Compra Último 12 meses
- Saldo em Estoque
- Preço
Observações
- Se a ordem das colunas estiverem diferentes das apresentadas acima, mensagens de inconsistências poderá ser apresentada!
- Se a quantidade de campos for diferente de 11, a importação não será realizada e uma mensagem será apresentada indicando que o arquivo não é válido!
3.2 Informações alimentadas no sistema
Ao clicar no botão Executar o sistema poderá importar:- Marca
- NCM
- Item / Embalagem de venda com o código de barras vindo no arquivo (Veja item 3.3)
- Cadastro do item na rotina R130
- Cadastro de item / estabelecimento (para os estabelecimentos selecionados) na R135
- Tabela de preço OFF-Line. (será necessário realizar as devidas conferências e importação de preço através da R127 para que seja possível realizar a venda.
- Estoque / Depósito
3.3 Cadastro do Item
Ao importar o arquivo, o sistema irá verificar se o item já não está cadastrado no sistema avaliando: Código de barras e Código da PPL/Bom Preço.Isso se dá da seguinte forma:
Verifica na rotina 179-Itens/Embalagem de venda, se tem um item com o mesmo código de barras vindo dentro do arquivo, se não encontrar verifica na rotina R130 se tem um item com o campo Código do Item Importado com o mesmo código da PPL/Bom Preço. Qualquer uma das situações que forem verdadeiras, o sistema irá atualizar exclusivamente estoque e preço para o código de item encontrado. Nome, marca, NCM, código de barras e outras informações não serão alteradas pela importação.
Se o sistema não encontrar nenhum item, então será feito um novo cadastro do item se valendo do item base para buscar demais configurações.
Por isso é extremamente importante que o Item Base esteja com todo o cadastro completo e configurações de tributação, contábil, estoque, preço etc. devidamente revisado.
Observações
Caso você crie o cadastro do fornecedor PPL/Bom Preço e alterar o cadastro do item base informando o código do fornecedor PPL/Bom Preço, todos os cadastros feitos através da importação também ficará em nome do fornecedor PPL/Bom Preço.
Isso facilitará a conferência dos itens que foram cadastrados.
4. Conferência
Para verificar quais itens foram cadastrados, poderá ser utilizado o relatório de itens cadastrados R334-Itens Cadastrados.Neste relatório possui a possibilidade de filtrar data de cadastro e outras informações a mais.
Para conferência de estoque, utilize o relatório [R300 - Movimentação Física por Item].
Para os itens atualizados ou cadastrados na importação, o sistema irá gerar uma contagem de estoque automática para o mesmo com base no estoque informado pelo arquivo de importação. No relatório, as contagens realizadas na importação podem ser identificadas pela observação: Contagem de Estoque gerada pela rotina [R184 - Importação PPL], pelo usuário NomeUsuário
5. Considerações Finais
- Alterações do layout do arquivo, importação ou alteração de informações não tratadas neste documento deverá ser avaliado custos para readequação.
- Se o layout do arquivo for alterado e feita a tentativa de importação, poderá causar erros na rotina bem como a geração de dados inconsistentes!