Escopo

Esta documentação visa orientar sobre as configurações necessárias para o funcionamento do processo de bloqueio por variação de custo / preço na compra.


Descrição

O processo de bloqueio por variação de custo / preço na compra visa ter um controle sobre o percentual máximo de variação. Este controle é feito por usuário, onde é definido um percentual máximo de variação que cada usuário pode "liberar". Caso um usuário lance um item com uma variação de custo ou preço maior do que ele pode liberar (de acordo com o parâmetro), não será possível prosseguir e será necessário que um usuário com um direito específico dê entrada (ou confirme) a nota fiscal de entrada.


Pré requisitos

Para realizar as configurações necessárias é necessário que o usuário saiba operar a rotina de liberação de direitos [R697 - Manutenção de Liberação de Rotina por Usuário], a rotina de parâmetros por estabelecimentos [R33 - Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento] e a rotina de parâmetros por usuários [R216 - Manutenção de Parâmetros por Usuário].


Configurações

Direito [Libera Custo ou Preço Acima % Máx. de Variação]

Este direito determina se um usuário pode ou não exceder o limite máximo de variação de custo ou preço estipulado no parâmetro por usuário [329 - % Máximo de variação do custo ou preço na entrada de mercadorias]. Assim, caso seja necessário exceder o limite, será necessário que o usuário tenha este direito liberado (ou que um usuário que tenha este direito dê entrada na nota fiscal).


É importante ressaltar que este direito está atrelado à rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada], assim, ele é avaliado tanto pela própria rotina 139 quando pela rotina [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada].


A configuração deste direito pode ser realizada através da rotina [R697 - Manutenção de Liberação de Rotina por Usuário]. A configuração deve ser feita para a rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada].


Parâmetro por usuário [329 - % Máximo de variação do custo ou preço na entrada de mercadorias.]

Este parâmetro define o percentual máximo de variação do custo reposição na entrada de mercadorias. Caso não definido será considerado como valor padrão zero.


Parâmetro por estabelecimento [619 - Utiliza Bloqueio por % Máximo de Variação de Custo ou Preço na Compra]

Este parâmetro define se um determinado estabelecimento utiliza bloqueio por percentual máximo de variação de custo ou preço na compra de mercadorias. Por padrão, este parâmetro é configurado para todos os estabelecimentos, ou seja, a validação é ativada por padrão.


Parâmetro por empresa e estabelecimento [895 - Preço ou Custo utilizado para a validação do % de variação na compra]

Este parâmetro define qual tipo de custo ou preço será utilizada na validação, as opções são:

  • Custo de Reposição
  • Custo de Compra
  • Preço unitário

Obs: A opção preço unitário realiza a validação comparando o preço unitário informado com o último preço unitário de compra do item para o estabelecimento em questão (campo Preço Compra da rotina [R135 - Itens por Estabelecimento]). 


O percentual de variação é calculado conforme exemplo abaixo:

Valor Atual e Valor Anterior são preenchidos conforme parâmetro descrito acima, podendo ser Custo de Reposição, Custo de Compra ou Preço unitário.


R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada

A validação de percentual máximo de variação do custo ou preço é realizada no momento em que a nota é salva, se o parâmetro estabelecimento 619 está devidamente configurado para o estabelecimento da nota fiscal.


A validação de percentual máximo de variação do custo ou preço é ignorada quando o usuário possui o direito [Libera Custo ou preço Acima % Máx. de Variação].


Validação

Caso ocorra um bloqueio por percentual máximo de variação do custo ou preço, será exibida uma mensagem de alerta semelhante à mensagem abaixo:


Neste caso, o preço unitário atual do item é de 250,03, e o preço unitário para esse item na última nota fiscal é de 200,02. Por este motivo, houve o bloqueio (já que o usuário pode atingir no máximo 10% de variação).


R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada

A validação de percentual máximo de variação do custo ou preço é realizada no momento em que a nota é confirmada, se o parâmetro por estabelecimento 619 está devidamente configurado para o estabelecimento da nota fiscal.


A validação de percentual máximo de variação do custo ou preço é ignorada quando o usuário possui o direito [Libera Custo de Reposição Acima % Máx. de Variação].


Validação

Caso ocorra um bloqueio por percentual máximo de variação do custo de reposição, será exibida uma mensagem de alerta semelhante à mensagem abaixo:



Neste caso, o preço unitário atual do item é de 250,03, e o preço unitário para esse item na última nota fiscal é de 200,02. Por este motivo, houve o bloqueio (já que o usuário pode atingir no máximo 10% de variação).


R464 - Lançamento do Pedido de Compra

A validação de percentual máximo de variação do custo ou preço é realizada se todas as configurações, citadas acima, foram realizadas corretamente. 


A validação de percentual máximo de variação do custo ou preço é ignorada quando o usuário possui o direito [Libera Custo de Reposição Acima % Máx. de Variação].


Validação

Ao lançar um pedido de compra, ao inserir um item na grade, caso o percentual da variação do custo ou preço ultrapasse o máximo configurado para o usuário, será exibida uma mensagem de alerta semelhante à mensagem abaixo:

Atenção! O sistema PERMITIRÁ inserir o item, a mensagem na rotina [R464 - Pedido de Compra] tem o objetivo de orientar o usuário que está lançando o pedido, por padrão o sistema NÃO realizará bloqueio nesta rotina. Caso deseje realizar o bloqueio fique atento ao parâmetro [P931 - Validação % variação na [R464] trabalha com os pedidos de status ABERTO?] que será explicado a seguir. 



Liberação de pedidos de compras que excedem o % de variação máximo

É possível configurar o sistema para trabalhar com liberação de pedidos que excedem o % máximo de variação, evitando a necessidade de alterar o item na rotina [R135 - Itens por Estabelecimento] em casos em que a nota de entrada realmente vai aumentar o custo ou preço acima do % permitido. 


Para isso, existem dois processos distintos:


Trabalhando com pedidos em aberto

Caso a empresa queira trabalhar com liberação de pedidos de compra que excedam o % de variação, não permitindo que a nota seja lançada enquanto o pedido não for liberado, basta ativar o parâmetro [P931 – Validação % variação na [R464] trabalha com os pedidos de status ABERTO?].

Com isso, ao salvar um pedido de compra que contenha algum item que exceda o % de variação, o sistema irá solicitar um motivo para que o pedido seja salvo pendente de liberação.

 Com essa configuração, o filtro % Variação na [R464 - Pedidos de Compra] exibe todos os pedidos que foram salvos pendentes de confirmação por % Máximo de Variação Excedido. Somente após a liberação do pedido, ele poderá ser utilizado para o lançamento da nota na rotina [R139 - Notas de Entrada]. Além disso com o pedido liberado, o % de variação não será validado na rotina [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada].



Trabalhando com pedidos finalizados

Caso a empresa queira trabalhar com liberação de pedidos de compra que excedam o % de variação, não permitindo que a nota seja lançada enquanto o pedido não for liberado, basta ativar o parâmetro [P930 – Validação % variação na [R464] trabalha com os pedidos finalizados?].

Com isso, ao salvar um pedido de compra que contenha algum item que exceda o % de variação, o não irá solicitar motivo, permitindo a nota de entrada ser lançada normalmente. 

Ao realizar o lançamento da nota, o % Variação na [R464 - Pedidos de Compra] passa a exibir todos os pedidos que finalizados que excederam o % de variação máximo e que ainda não foram confirmadas na rotina [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada]. 

Após a liberação do pedido, o % de variação não será validado na rotina [R387 - Confirmação de Notas Fiscais de Entrada].




Direito Liberar

No direito liberar, é possível visualizar o % de Variação de cada item do orçamento.



Obs. Quando pesquisado por %Variação, os resultados na grade serão ordenados por Pendente, sempre que o [P0931 - Validação % variação na [R464]] estiver ativo por empresa.