1 Introdução


Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao processo de Comissões por Funções de Oficina.

1.1 Escopo


Este processo envolve a venda no varejo o cadastro de funções oficina a configuração das comissões por funções de oficina e a emissão dos relatórios de Comissões por Funções de Oficina.
O Comissionamento por Funções de Oficina foi criado com o objetivo de atender o cálculo de remuneração por estabelecimento, ou seja, somando todos os valores de comissões do estabelecimento, agrupando por funções de oficina e dividindo entre os profissionais cadastrados.

2 Configurações e Cadastros


Antes de emitir os relatórios de comissões por período de venda por estabelecimento deve-se realizar as seguintes configurações:

Realizar a venda pela rotina [419 - Manutenção de Vendas no Varejo] e informar sempre um [Vendedor 3] padrão.

Configurar os cadastro funcionários oficina pela rotina [102 - Configuração Funcionários Oficina].

O cadastro das funções de Oficina deve ser realizado através da rotina [98 - Funções Oficina], contendo a seguinte regra ao informar a família de itens pertencentes a função:

  • A Família de itens não poderá ser informada mais de uma vez na mesma função de oficina.

As comissões por funções de oficina deve ser configurada através da rotina [95 - Configuração das Comissões por Funções de Oficina].
Deve se informar o estabelecimento e o período de venda já configurado na rotina [308 - Manutenção de Períodos de Venda].

Caso já possua comissão cadastrada para o estabelecimento em períodos anteriores é possível copiar o período através do link [Copiar dados do período anterior].
A configuração das comissões de mecânicos e montadores contem a seguinte regra:
  • Não será possível informar um funcionário mais de uma vez, independentemente da função.
  • A soma do percentual de divisão deverá ser 100% no momento de confirmação.

É possível realizar a alteração das informações de salario fixo e percentual de divisão direto pela grade de informação do funcionário conforme a imagem a seguir.
As funções de oficina participantes da comissão estão separadas por grades. A imagem abaixo demonstra um exemplo da rotina.

imagem1.png

3 Relatórios


Existem duas visões do relatório, uma para loja e outra para fechamento do departamento pessoal.

3.1 Visão de Loja


A visão da loja tem como objetivo auxiliar o controle, por parte do gerente da loja das comissões dos funcionários que realizam serviços de oficina.
Portanto, o gerente só visualizará seu estabelecimento e poderá visualizar os detalhamentos, por itens e família de itens, dos itens vendidos, com devoluções e etc.
Para configurar um usuário para ter a visão de loja do relatório deve ser liberado somente o direito [Executar] do relatório.

R1127_SemDireito.png

As opções acima geram um relatório assim:

R1127_Detalhado.png

3.2 Visão de Fechamento para Departamento Pessoal


A visão de fechamento para o departamento pessoal tem como objetivo informar um resumo de comissões para pagamentos.
Para isto, que tiver este acesso visualizará todos os estabelecimentos e não poderá visualizar os detalhamentos por itens.
Para configurar um usuário para ter a visão de fechamento para departamento pessoal do relatório deve ser liberado somente o direito [Visualizar Todos os Estabelecimentos] do relatório.

R1127_ComDireito.png

As opções acima geram um relatório assim:

R1127_RelatorioResumo.png

Observações
O campo Detalhar por Item poderá ter seu valor modificado se for informado um código de estabelecimento, caso contrário, não será permitido detalhar os itens.

3.3 Parâmetro [640 - Obriga preencher o campo [Vendedor3] ?]


O parâmetro citado acima, tem como objetivo definir se o campo [Vendedor3] (que pode ter seu nome personalizado), será de preenchimento obrigatório ou não.

Considerações Finais


Para fins de busca dos percentuais de comissão configurado para pagamento da comissão, o relatório irá considerar a data final informada para localização do período.
Sendo assim, suponha que você utilize fechamento de comissão entre 26 do mês anterior até o dia 25 do mês atual, então você informa:
Data Inicial: 26/06/2015
Data Final: 25/07/2015

Neste exemplo o sistema irá procurar um período contábil em que [25/07/2015] esteja compreendido entre a data inicial e data final do período.
Supondo que você tenha um período de venda cadastrado com o código 201507 cuja data inicial seja 01/07/2015 à 31/07/2015, este seria o período utilizado pelo relatório.

Outro detalhe é que o campo Mecânico não é obrigatório, logo, se não for informado o sistema irá totalizar a venda de todos os mecânicos.