Introdução


Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao procedimento de recapagem e conserto de pneus.


Recapagem é basicamente o processo de trocar a banda de rodagem (tread) usada por um novo. Há duas maneiras de se realizar este processo, a frio ou a quente. No processo a frio a banda aplicada no pneu já vem com os sulcos desenhados de fábrica com um tipo de cola do lado oposto que faz a banda grudar no pneu a uma temperatura de 110ºC.


Na recapagem a quente, ao contrário anterior, se utiliza algo chamado camelback, isto é,banda crua que gruda ao pneu e forma um desenho uma vez colocado num molde natemperatura de 150ºC.


O Conserto ocorre quanto, ao finalizar a recapagem do pneu, no processo de inspeção final, são detectadas falhas, acarretando no processo de conserto destas falhas.



Descrição das Etapas de Recapagem e Conserto de Pneus


Recapagem


1. Limpeza/Inspeção Inicial

Inicialmente o pneu passa por uma limpeza específica, evitando assim riscos e contaminações. As carcaças são cuidadosamente inspecionadas, garantindo que só aquelas que estão dentro dos padrões estabelecidos sejam reformadas.


2. Raspagem

O pneu é raspado em condições normais de rodagem, depois o desenho original é totalmente removido para preparação a seguir. O objetivo dessa raspagem é obter uma rodagem uniforme e simétrica, reduzindo assim a manutenção do veículo e ainda preparando a carcaça para receber a nova banda de rodagem. Desta forma, quanto mais perfeita estiver a circunferência do pneu, maior a sua quilometragem.


3. Escareação/Cimentação

Nesta parte do processo é realizada a operação de remover a separação, oxidação e borracha queimada da carcaça.


4. Enchimento

As escareações são preenchidas com a borracha apropriada, preparando o pneu para a aplicação da banda.


5. Preparação de Banda [Etapa Avulsa]

Com a determinação da largura, desenho e comprimento (determinado durante o processo de raspagem), o operador irá cortar a banda usando a guilhotina. Este corte deverá ser feito sempre em um ponto específico do desenho, com a finalidade de obter a maior quantidade possível de área a ser emendada quando da aplicação desta banda à carcaça.


6. Aplicação do Coxim [Etapa Avulsa]

Movimenta estoque do peso do coxim, sendo: peso total da banda com coxim - peso da banda


7. Aplicação de Banda

A camada adesiva (coxim) é aplicada na face raspada da banda. Em seguida, banda e coxim são aplicados no pneu inflado na sua configuração normal de trabalho. A adesão da banda de borracha pelo coxim torna-se uma das partes mais resistentes do pneu, evitando o desprendimento da banda de rodagem (jacaré).


8. Montagem/Envelopamento

O envelope é colocado no pneu, por sua vez o pneu é montado em um aro similar ao usado nas condições normais. Para uma perfeita vulcanização, os pneus devem estar inflados (dentro da autoclave). Isso é possível por montagem em aros bipartidos específicos, contendo uma câmara de ar e um protetor.


9. Vulcanização

Utilizando baixa temperatura de vulcanização, a nova banda de borracha é colada na carcaça. O pneu é encaixado em um envelope flexível e acondicionado em uma câmara de pressão para se obter uma adesão uniforme e sem deformações da banda de rodagem.


10. Inspeção Final

Finalizando o processo os pneus são totalmente inspecionados para garantir que todas as especificações técnicas foram aplicadas.



Conserto

  • Limpeza / Inspeção Inicial;
  • Escareação / Cimentação;
  • Conserto;
  • Enchimento;
  • Montagem / Envelopamento;
  • Vulcanização;
  • Inspeção Final


Procedimento do Módulo Indústria


1. Configuração de parâmetros

1.1. R29 - Manutenção de parâmetros por Empresa:

  • 88 - Código E/S para Entrada de Produção;
  • 89 - Código E/S para Saída de Produção;
  • 243 - Utiliza controle de produção.
  • 965 - Bloqueia geração de ordem de produção quando entrada de carcaça não foi autorizada? [opcional]
  • 991 - Bloqueia fechamento de O.S. caso o CNPJ possua restrições junto a SEFAZ?


1.2. R33 - Manutenção de parâmetros por Estabelecimento:

  • 172 - Código de E/S para Entrada do Item de Captação
  • 173 - Código de E/S para Saída de Item de Captação
  • 417 - Inicia automaticamente Ordem de Produção?


2. Cadastros

2.1. Cadastro de Linhas de Produção:

Acessar a rotina [R685 - Manutenção de Linha de Produção] e cadastrar a Linha de Produção, podendo ela ser do tipo Reforma, Conserto ou Outras.


01.png


02.png


2.2. Cadastro de Etapas por Linha de Produção.

Acessar a rotina R688 - Manutenção de Etapas por Linha de Produção e inserir as Etapas por Linha de Produção.


03.png


04.png


2.3. Cadastro de Usuários por Etapa de Produção

Acessar a rotina R706 - Manutenção de Usuários por Etapa de Produção para selecionar quais etapas de produção o usuário terá acesso.


05.png


06.png


2.4. Cadastro do item de produção:

Acessar a rotina R482 - Manutenção de Itens de Produção (Materiais > Cadastros > Itens de Produção) e inserir o item de produção através do direito Novo.


07.png


Obs: Rotinas para cadastro de Medida, Desenho e Linha de Produção Base:

  • Medida: R988 - Manutenção de Medidas de Produção.
  • Desenho: R986 - Manutenção de Desenhos de Produção.
  • Linha de Produção Base: R685 - Manutenção de Linhas de Produção.


2.5. Cadastro de Item de Captação:

Acessar a rotina R130 - Manutenção de Itens e cadastrar um item que servirá como item de Captação.


08.png


Inserir um novo item na rotina [R130 - Manutenção de Itens], relacionando-o ao item de captação e de produção cadastrados anteriormente. Este será o item utilizado no orçamento de vendas.


09.png


Na aba Produção, informar o item de Produção e Captação e marcar as opções Gera Ordem de Produção? e Exige Captação?.


Os demais dados devem ser preenchidos de acordo com a necessidade.




2.6. Configuração da Entrada/Saída

Para configurar a entrada/saída, basta acessar a rotina [R117 - Entradas e Saídas], alterar uma E/S existente ou criar uma nova e definir a configuração do campo [Captação para Reforma]:

  • Exigir de acordo com o campo [Exigir Captação] da R130: utilizado para exigir que as captações sejam informadas quando o item estiver configurado para exigir captação na rotina [R130 - Itens] .
  • Nunca realizar captação: com essa opção marcada, o usuário não conseguirá informar captações para o item, independente da configuração do mesmo. 
  • Exigir captação dos itens com campo [Gera Ordem de Produção?] marcado na R130: ao selecionar essa opção, passa a ser obrigatório informar captações para itens que estejam configurados para gerarem ordem de produção na rotina [R130 - Itens].

Para ser possível informar captações na [R419 - Vendas Varejo], o campo [Gera Ordem de Produção] deve estar marcado.

 


Realização da Venda


Acessar a rotina [R419 - Manutenção de Vendas Varejo] e realizar a venda do serviço para o cliente:


11.png


Após informar o item e clicar no botão Inserir, o sistema exibirá a mensagem: Este item permite captação. Deseja realizar as captações agora?


12.png


Clicando em -Sim-, o sistema exibirá a tela para inclusão das captações.


13.png


Obs: Se o cliente entregar uma nota fiscal emitida por ele referente aos itens, o usuário pode marcar a opção Entrada de Captação com NF já emitida? para inserir os dados da nota fiscal do cliente. Com isso, após confirmar a entrada na rotina [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações], o sistema dará entrada automaticamente de uma nota em nome do cliente, com os dados informados nesta tela, na rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada].


Não sendo marcada esta opção, o sistema fara a entrada utilizando nota própria, ou seja, a nota de entrada ficará em nome da empresa.


Para inserir a captação, clicar em F4 - Novo. A tela abaixo será exibida.


Nesta tela, deverão ser informados os dados da captação.


14.png


Inseridas as captações, pode-se visualizar na tela de Captações quais foram às captações lançadas, a quantidade de captações inseridas e o valor total das captações.


15.png


Fechando a venda, o orçamento ficará contando em O.P Ativas.


16.png


Liberação de Vendas de Ordem de Produção


No MOVERE quando existe fora do comum (desconto excessivo, etc...) em um orçamento é necessário a liberação dessa venda na [R442 - Liberação de Vendas], acessando essa rotina, encontre o seu orçamento, marque o que deseja e clique em [Executar], conforme imagem:


Após essa liberação a segue o fluxo normal descrito abaixo, será liberado na [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações].



Autorização da E/S de Captação


Acessar a rotina [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações], selecionar o orçamento na opção Entradas e clicar em Confirmar.


Obs: Caso queira estornar o orçamento para a rotina R419, para adicionar ou excluir itens, selecione o orçamento em Entradas e clique em Rejeitar.


Este procedimento faz com que o orçamento retorne para a rotina R419 - Manutenção de Vendas Varejo.


17.png


O sistema apresentará a seguinte tela:


18.png


Clicando em Executar, o sistema irá gerar uma nota fiscal de Entrada de carcaça na rotina [R139 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada] com os dados informados no momento de informar as captações na rotina [R419 - Manutenção de Vendas Varejo] e iniciar automaticamente as Ordens de Produção, caso o parâmetro [P417 - Inicia automaticamente Ordem de Produção?] estiver configurado.


Ao configurar o parâmetro [P965 - Bloqueia geração de ordem de produção quando entrada de carcaça não foi autorizada?], a opção de inicio automático será desativada caso a entrada seja feita utilizando uma nota fiscal própria.


19.png


Lembrando que, o valor total da NF de Entrada é a soma dos valores das Captações informadas no lançamento da captação.


Caso seja desmarcado a opção Inicia Automaticamente as ordens de produção?, posteriormente, será necessário acessar a rotina [R707 - Inicialização de Processamento de Ordem de Produção], e iniciar manualmente as Ordens de Produção informando a Linha de Produção e clicando em Salvar.


20.png


Caso o parâmetro [P965 - Bloqueia geração de ordem de produção quando entrada de carcaça não foi autorizada?] esteja configurado e a nota fiscal de entrada de carcaça for uma nota fiscal eletrônica [ NF-e ] não autorizada, o inicio da ordem de produção será recusado com a seguinte mensagem:



Obs: Ocorreu a seguinte situação: O valor das captações ficou incorreto, contudo, a Entrada já foi confirmada na rotina [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações].


Deve-se então, realizar o seguinte procedimento:


1. - Acessar a rotina R710 - Manutenção para Estorno de Etapa e Voltar a O.P para Etapa Anterior.


21.png


2. - Acessar a rotina R707 - Inicialização de Processamento de Ordem de Produção, selecionar a O.P e clicar em Cancelar.


22.png



Consulta de Cadastro na SEFAZ


Ao realizar uma entrada de captação para pessoas jurídicas, ao gerar uma NF-e/NFC-e a SEFAZ pode denegar as notas devido a problemas do CNPJ, no caso, o do cliente. 


Para evitar que as notas fiscais de entrada de captação fiquem denegadas, ative o parâmetro [P991 - Bloqueia fechamento de O.S. caso o CNPJ possua restrições junto a SEFAZ?] para realizar uma consulta do CNPJ no fechamento da venda na geração do orçamento de produção principal, exclusivamente para clientes CNPJ com emissão de documento eletrônico do próprio estabelecimento, assim, se este CNPJ estiver com problemas, não será permitido o fechamento da venda.



Ao ativar esse parâmetro, a consulta é feita e salva diretamente no orçamento de produção, assim, ao realizar a entrada de captação na rotina [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações], esse status é avaliado, se o CNPJ estiver habilitado para emissão de notas fiscais, o parâmetro [P965 - Bloqueia geração de ordem de produção quando entrada de carcaça não foi autorizada?] será ignorado, permitindo o inicio automático das ordens de produção.



Confirmação da Etapa de Ordem de Produção


Acessar a rotina [R708 - Confirmação de Etapas da Ordem de Produção] e clicar em Confirmar.


23.png


Ao clicar em Confirmar, aparecerá a seguinte tela:


24.png


Nesta tela, pode-se informar o item ou serviço utilizado no processo e se Fatura este item à parte ou não.


Conforme vai confirmando, as Ordens de Produção vão pulando de etapas.


Caso queira voltar uma etapa neste procedimento, acesse a rotina [R710 - Manutenção para Estorno de Etapa], selecione a OP e clique em Volta Etapa Anterior.


25.png


Feita a confirmação de todas as etapas, as O.P's retornam para a rotina [R714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações] em Saídas.


26.png



Finalização


Após selecionar as O.P's e clicar em Confirmar, o sistema gera outro orçamento para ser realizado o faturamento e faz uma nota fiscal de devolução, referente à entrada feita anteriormente na rotina [R139 - Notas Fiscais de Entrada].


No momento da confirmação também é possível modificar o estabelecimento, porém, deve-se atentar à série de serviço configurada para o estabelecimento, pois se modificado, o orçamento assume a série padrão do novo estabelecimento, definida pelo parâmetro [P51 - Série de serviço Padrão na Venda]. Além da série de serviço, também deve-se atentar à série de mercadoria que pode ser definida por padrão através do parâmetro [P49 - Série de Mercadorias Padrão na Venda]. Ambas são configuradas a partir da rotina [R33 - Parâmetros por estabelecimento].



Faturando o orçamento, são geradas as notas referentes à mercadoria ou serviço, caso tenham sido utilizados no processo.


27.png


Relatórios


Para acompanhamento dos processos relativo às Ordens de Produção, tem-se os seguintes relatórios:


1. R813 - Relatório de Ordens de Produção


Através da [R813 - Ordens de Produção] pode-se imprimir um relatório customizado com diversas informações à respeito do andamento da linha de produção.


Para maiores informações acesse o endereço: [R813 - Relatório de Ordens de Produção]


Também pode ser gerado relatórios através do Piloto Automático, que consiste no agendamento do relatório à receber às cópias por e-mail por exemplo. Para mais informações acesse o endereço: Piloto Automático.



2. R1004 - Relatório de Ordens de Produção por Cliente


30.png


31.png


3. R857 - Relatório de Acompanhamento de Produção.


32.png


33.png


4. R842 - Histórico de Ordem de Produção.


34.png


35.png


5. R1034 - Resumo de Pneus Faturados.


36.png


37.png