Objetivo

O preenchimento da série irá determinar se o tipo de operação irá gerar Nota Fiscal ou Cupom Fiscal, seguindo a regra estabelecida na versão 4.50 do sistema Cbanet.



Fluxo


O processo de preenchimento das séries na rotina [R419 - Manutenção das Vendas no Varejo] se dará seguindo a ordem:




Requisição/Pedido de Venda

Requisição ou Pedido de Venda jamais permitirá o preenchimento dos campos [Série de Mercadoria] ou [Série de Serviço]. Estes campos serão ocultados e somente serão definidos em suas respectivas rotinas de faturamento: 

  • R449 - Faturamento de Requisições e
  • R448 - Faturamento de Pedido de Venda.


Orçamento de Venda

Não sendo um caso de geração de requisição ou pedido de venda, o sistema irá avaliar o parâmetro por estabelecimento [P0134 - Utiliza nota mista?]. Este parâmetro define se ao faturar um orçamento na loja, será gerada apenas uma nota fiscal contendo as mercadorias e os serviços ou será gerada uma nota para as mercadorias e outra nota para os serviços. No caso em que o estabelecimento utiliza nota mista, o sistema irá permitir que seja informada na tela de itens apenas uma série, caso contrário será solicitado a série para geração da nota de mercadoria e a série para nota fiscal de serviço.


Validação das Séries

Neste momento, o sistema já sabe se será utilizada uma série, duas séries ou nenhuma série. No caso de nenhuma série, o usuário apenas faz o lançamento normal e o faturamento se dará através de rotinas específicas. Para os casos que o estabelecimento utiliza alguma série será feita da seguinte forma:

  • O sistema irá avaliar o parâmetro por estabelecimento [P0346 - Obriga o uso da ECF?]. Se este parâmetro estiver definido que sim, o sistema irá avaliar o parâmetro por estabelecimento [P0347 - Série para cupom fiscal]. Neste momento será sugerido como série de mercadoria e serviço ou série mista (se for o caso) a série que estiver definida neste parâmetro.
  • Excepcionalmente se a operação que está sendo realizada proíba o uso de cupom fiscal, o sistema irá sugerir a série de acordo com a ordem de prioridade.
  • Para o caso em que o estabelecimento não obriga o uso da ECF [P0346 - Obriga o uso da ECF?], ele irá verificar se a situação proíbe o uso da ECF, se proíbe será preenchido os campos séries de acordo com a prioridade de preenchimento.
  • Se a situação não proibir o uso da ECF e a empresa não estiver com o parâmetro [P0347 - Série para cupom fiscal] definido ou está desativado, será validado o preenchimento da série de acordo com a prioridade de preenchimento.
  • Se a situação não proibir o uso da ECF e a empresa estiver com o parâmetro [P0347-Série para cupom fiscal] definido, será avaliado se as séries do Entrada/Saída ou do Portador estão preenchidos nesta ordem. Caso esteja será utilizado as séries destes campos caso contrário será sugerido a série do parâmetro [P0347 - Série para cupom fiscal].


Exceções

Objeção do Cupom Fiscal

O sistema irá proibir o uso da cupom fiscal sempre que uma das condições abaixo ocorrerem:

  • Se o tipo de operação (Entrada/Saída) NÃO for VENDA DE MERCADORIAS/SERVIÇOS.
  • Se no cadastro do Cliente estiver marcado que é ÓRGÃO PÚBLICO.
  • Atividade do cliente for [Revendedor]
  • Atividade do cliente for [Consumidor Contribuinte] ou [Produtor Rural] e a VENDA for para FORA DO ESTADO.



Ordem de Prioridade das Séries


O sistema irá avaliar o preenchimento da Série de Mercadoria e de Serviço de acordo com a sequencia abaixo, observando que será utilizada as séries do primeiro ponto encontrado:

  • Verifica se na rotina [R117 - Entradas e Saídas], a [Entrada/Saída] possui o campo Série de Mercadoria ou de Serviço preenchido.
  • Verifica se na rotina [R75 - Portadores], o [Portador] possui o campo Série de Mercadoria ou de Serviço preenchido.
  • Verifica se na rotina [R216 - Parâmetros por Usuário], os parâmetros [P0049 - Série de Mercadorias Padrão na Venda] ou [P0051- Série de Serviços Padrão na Venda], por usuário estão preenchidos.
  • Verifica se na rotina [R33 - Parâmetros por Estabelecimento], os parâmetros [P0049 - Série de Mercadorias Padrão na Venda] ou [P0051- Série de Serviços Padrão na Venda], por estabelecimento estão preenchidos.
    • O parâmetro [P0846 - Série de Serviços Padrão na Venda para Pessoa Física], se definido, sobrepõe o uso do parâmetro [P0051- Série de Serviços Padrão na Venda], porém, exclusivo nas vendas para pessoas físicas.