Descrição

Esta rotina tem por objetivo cadastrar as metas de controle administrativo com os períodos e as contas de controles administrativos que serão vinculadas, e dividas em valores com os consumidores e unidades consumidoras. 

O valor da meta é avaliado pela conta, pela unidade consumidora e pelo consumidor. Ou seja é possível ter metas diferentes para o mesmo consumidor, mas em unidades consumidoras diferentes


Funcionamento Passo a Passo

  • Acesse a rotina [R939. Aparecerá a lista das Metas] já cadastradas:
  • Clique em Novo.
  • Clique no campo período contábil, e selecione o período contábil que será vinculado ao cadastro de metas de controle administrativo.
  • Nesta tela selecionaremos a conta que parametrizaremos. Selecione o botão procurar e faça uma busca por nome ou Código da conta ou ainda classificação da conta de controle administrativo.
  • Depois de selecionar estes campos, digite o valor que será o índice desta conta:
  • Podemos também habilitar o campo consumidor onde selecionaremos se existe mais de um grupo para fazer o rateio de valores, fixados anteriormente.
  • Marcar a opção de detalhar valor por consumidor.
  • Selecione o consumidor desejado podendo ser com quantidades variáveis ou valores.
  • Depois de confirmado, clique em incluir e logo após a confirmação clique no batão Salvar e finalize o cadastro.



Exportação / Importação via excel


Também é possível atualizar as metas de contas administrativas e consumidores em lote. Para isso, basta acessar o direito Alterar via Excel. Não há necessidade de selecionar algum registro da grade.





Para exportar, basta preencher os filtros desejados, considerando que é obrigatório preencher o Período controle Admin. e o e-mail do responsável, e em seguida clicar em Exportar Planilha de Metas:


Obs:. É importante observar o campo Considerar apenas registros sem metas, pois ao selecioná-lo, serão disponibilizados todos os registros possíveis de acordo com os filtros que ainda não possuem metas cadastradas, porém, ao ficar desmarcado, são apresentadas apenas as metas já estabelecidas.


Uma planilha com as informações desejadas é disponibilizada para download:



Obs:. As informações de quantidade total e valor total são demonstradas em 3 colunas, considerando os 3 últimos meses que antecedem o período informado na exportação.  Ao considerar um período tal como demonstrado a seguir, são apresentadas as últimas médias de lançamentos:



Também são apresentadas as informações de média de quantidade e valor pelo período completo, conforme as seguintes colunas apresentadas na exportação da planilha:



Após alterar a quantidade e valor das metas cadastradas por consumidor, é preciso importar a planilha:


Desta forma, basta selecionar um arquivo para importação e fazer o upload da planilha:



Após visualizar os dados, basta clicar no botão Iniciar Alteração de metas para efetivar as alterações das metas.

Em seguida, a alteração será agendada para ser executada conforme agendador de tarefas para realização da execução automaticamente, e sendo assim, é possível acompanhar a execução:


Quando finalizada a importação, são demonstradas as informações na tela inicial de exportação / importação, com os respectivos registros lidos, importados e inclusive os que não puderam ser alterados por conter alguma inconsistência:

Caso haja algum erro ao importar, deve ser disponibilizada uma planilha com as informações que não foram importadas:


Obs:. Para obter acesso, basta definir o direito na rotina [R697 - Liberação de rotina por usuário]ativando a opção: