Quando fazer uma devolução de venda?
O procedimento de Devolução de Venda é necessário quando a nota de uma venda já foi gerada/emitida e o consumidor desistiu da compra dos produtos, ou de parte da compra.
DEVOLUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DA VENDA DENTRO DO PRAZO DE CANCELAMENTO R232
_________________________________________________________________________________________________ _ _ _
O MOVERE tem a possibilidade de fazer uma devolução de venda total ou parcial mesmo a nota estando dentro do prazo de cancelamento ou não, sem precisar ir na R419.
Para isso, o usuário tem que ter acesso a R232 e ter o direito “devolução” marcado para que o mesmo seja apresentado na R232
A liberação pode ser realizada por usuário ou por grupo nas R697 e R696 respectivamente.
No exemplo abaixo utilizaremos para usuário através da R697:
Acesse a R697 > informe a rotina 232 > informe o código do usuário > marque a opção “devolução” > clique em salvar;
Selecione a nota e clique no direito DEVOLUÇÃO
Informe a E/S referente ao processo de devolução de venda (neste caso utilizamos a E/S cadastrada sob código 10), confira os itens que serão devolvidos, caso a devolução seja de algum item específico desmarque aquele que não será devolvido e clique em EXECUTAR para finalizar a devolução de VENDA;
Pronto, devolução realizada com sucesso.
Importante: a devolução parcial através da [R232 Notas Fiscais Emitidas] estará disponível a partir da V.605 do Movere.
Atenção: Para devolução de KIT que não destaca os itens o campo de quantidade a devolver ficará bloqueado.
Devolução de Vendas parcial R419
Vendas Varejo - R419
A seguir mostraremos o procedimento passo a passo para uma devolução de venda no Sistema Cbanet. Acesse a rotina R419 no sistema:
- Vendas;
- módulo Varejo;
- rotina Vendas Varejo.
- Na tela inicial da rotina R419, clique no direito Novo, como mostra abaixo.
- Selecione o Estabelecimento de onde a devolução será feita. Os campos Emissão e Validade são de preenchimento automático do sistema. No campo Entrada/Saída, informe a Entrada/Saída que será utilizada para realizar a Devolução de Venda (no exemplo abaixo, estamos utilizando a Entrada/Saída [10 - Devolução Vendas]).
- A seguir, selecione o cliente do qual a venda será devolvida. Digite o código do cliente no campo Cliente, ou faça a busca, conforme explicado na Manual Vendas Varejo - R419. As informações do cliente serão preenchidas automaticamente pelo sistema. Após informar o cliente, clique no botão [F11 - Nota Origem], e na próxima tela, informe se a nota fiscal já está cadastrada ou não no MOVERE, conforme exemplo abaixo:
- Neste exemplo, vamos levar em consideração que a nota já está no MOVERE, então, ao clicar em "Sim", abrirá a janela Carregar Nota Fiscal de Origem. No campo Nota Fiscal digite o número da nota fiscal da qual será feita a devolução. Caso não saiba o número da nota clique na caixa de busca e faça o procedimento de busca padrão, como mostrado em Manual Vendas Varejo - R419.
- Selecionada a nota, clique em Localizar, destacado na imagem abaixo, para que os itens da mesma sejam listados na grade.
- Na imagem abaixo está destacado o campo para marcar se o produto será devolvido. Note que na nota de devolução aparecerão somente os itens que estiverem com o campo Devolver SELECIONADO, como na imagem abaixo. Depois de selecionados todos os itens necessários clique em Confirmar.
- Ao clicar em Confirmar a janela fechará automaticamente e voltará à tela anterior. Nesta tela, note algumas diferenças:
- O campo Observação estará preenchido com informações do estabelecimento , a nota fiscal e a data de emissão da nota de origem.
- Abaixo do campo F11 - Nota Origem também aparecerão informações relativas à nota de origem: número e série.
- Clique em F6 - Próximo para prosseguir.
- A próxima tela mostrará a grade com todos os itens que aparecerão na nota de devolução que será gerada. Verifique todos os itens que serão devolvidos e suas respectivas quantidades. Confirmados os itens e quantidades, clique em F6 - Próximo, como na imagem abaixo.
- Na imagem abaixo são mostradas informações adicionais, tais como Total itens, IPI, ICMS entre outras informações fiscais do itens. Clique em Fechar Venda para concluir a devolução da venda.
- Aparecerá uma tela de confirmação da devolução de vendas. Note que em Entrada/Saída deve estar "Devolução Vendas", em Cliente deve aparecer o nome do cliente cuja devolução está sendo feita e em Valor Total o valor total dos produtos que estão sendo devolvidos. Clique em Confirmar, destacado na imagem abaixo.
- Pronto! Está feita a devolução de venda no sistema Cbanet.
Bloqueio por dias máximo à partir da data de emissão da nota de venda que será devolvida
Para impedir a devolução de notas fiscais de vendas emitidas há uma certa quantidade de dias, basta configurar o parâmetro por empresa/estabelecimento [P779 - Quantidade máxima de dias para emissão de notas de devolução de vendas]. Assim, quando um usuário tentar devolver uma nota fiscal emitida há uma quantidade de dias maior do que a configurada nesse parâmetro, o MOVERE não permitirá que a devolução seja concluída.
Esta configuração tem efeito na rotina 419 (ao buscar uma nota fiscal de origem) e na rotina 232 ao tentar realizar a devolução através do direito [Cancelar].
Nota: O parâmetro pode ser configurado tanto por empresa quanto por estabelecimento. Quando estiver configurando tanto para a empresa quanto para o estabelecimento da nota fiscal, prevalecerá a configuração por estabelecimento.
Quando o bloqueio estiver ativo e uma nota fiscal extrapolar a quantidade de dias máximo, será exibida a seguinte mensagem ao tentar realizar a devolução:
Permitir geração de orçamento de devolução sem informar uma nota fiscal de origem
Por padrão o sistema impossibilita que sejam emitidas notas fiscais de devolução, sem informar uma nota de venda que será devolvida (nota de origem). Quando este cenário ocorrer, o sistema irá emitir um alerta ao usuário, explicando que a nota de origem deve ser informada:
Esse fluxo pode ser alterado com a ativação do parâmetro [p71 - Permite fazer devolução venda sem NF de saida?].
A ativação desse parâmetro fará com que o usuário consiga prosseguir normalmente com a geração de um orçamento de devolução, mesmo sem informar a nota fiscal de origem.