Introdução
Este documento tem por objetivo esclarecer os passos para executar a Escrituração das Notas Fiscais de Entrada nos livros fiscais de Entrada no sistema e, principalmente, a geração do arquivo SPED Fiscal.Este processo envolve atividades de Configuração, Geração de Dados, Conferência, Emissão do Arquivo e Importação do Arquivo no sistema SPED.
Cadastro de Séries
Para efetuar o lançamento das Notas Fiscais para o SPED Fiscal, é necessário cadastrar as séries a serem utilizadas para cada operação. Para efetuar o cadastro das séries, utilize a Rotina de Manutenção de Séries - R76. Após cadastrar as séries, acesse a Rotina de Manutenção de Séries por Estabelecimento - R78 e vincule as Séries cadastradas para os estabelecimentos onde serão utilizadas.Cadastro de Entradas/Saídas
Para efetuar o lançamento das Notas Fiscais para o SPED Fiscal, é necessário cadastrar as Entradas/Saídas a serem utilizadas para cada operação, como Aquisição de Energia Elétrica, Aquisição de Conhecimento de Transporte, entre outros. Para efetuar o cadastro das Entradas/Saídas, utilize a Rotina de Manutenção de Entradas/Saídas - R117.Configuração para Gerar Livro Fiscal de Entrada
Os registros de Série e de Entrada/Saída possuem opção para gerar, ou não, livros fiscais. Estas opções devem estar devidamente configuradas para que estes registros apareçam no SPED Fiscal.Para configurar devidamente a série, acesse a Rotina de Manutenção de Séries - R76, selecione a série desejada e acesse o direito [Alterar].
Certifique que o campo [Gera Livro de Entrada] esteja devidamente marcado e salve.
Para configurar devidamente a Entrada/Saída, acesse a Rotina de Manutenção de Entradas/Saídas - R117, selecione a Entrada/Saída desejada e acesse o direito [Alterar].
Manutenção de Entradas/Saídas
Certifique que o campo [Gera Livros Fiscais] esteja devidamente marcado e salve.
Após o cadastro das Entradas/Saídas, verifique o cadastro de CFOPs das mesmas. Para isso, selecione a Entrada/Saída desejada e acesse o direito [Parâmetros].
Lançamento de Nota Fiscal de Entrada
Para efetuarmos os lançamentos das Notas Fiscais de Entrada, são utilizadas duas rotinas: A Rotina de Manutenção de Notas Fiscais de Entrada - R139, que exige o lançamento de pelo menos um item na nota, e a Rotina de Manutenção de Notas Fiscais de Entrada Simplificada - R451, onde não é possível fazer o lançamento de itens na nota.
A equipe do CBANET recomenda que as notas que não possuem itens para lançamento, como notas de Energia Elétrica e Fornecimento de Água Canalizada, por exemplo, sejam lançadas através da Rotina de Manutenção de Notas Fiscais de Entrada Simplificada - R451, e os exemplos citados abaixo são feitos desta forma.
Há a possibilidade de estas notas serem lançadas pela Rotina de Manutenção de Notas Fiscais de Entrada - R139, porém não é o procedimento recomendado. Para que seja feito desta forma, será necessário cadastrar um item para cada tipo de lançamento, como Energia, Água, entre outros.
Manutenção de Notas Fiscais de Entrada - R139
Para lançamento de Notas Fiscais de Entrada, acesse a R139 e acesse o direito [Novo].Nesta primeira tela é onde são informados os principais dados referentes a este processo, como a [Série], a Entrada/Saída (campo [Tipo da Nota]), e principalmente o [Modelo de Documento Fiscal]. Após informar os dados na tela, tecle [F6] ou clique em [Próxima Tela].
1392.png
Nesta tela, serão informados os itens. Note que dependendo do tipo da nota que estiver sendo utilizado, pode ser necessário informar os [Outros Impostos]. Para acessar esta tela, após inserir o item, selecione-o na grade e clique em [Outros Impostos].
Após informar os dados dos itens, tecle [F6] ou clique em [Próxima Tela]