Importação de Arquivos


Esta documentação irá lhe guiar para realizar os procedimentos necessários para efetuar uma Conciliação Eletrônica - Cartões de Crédito/Débito.


Passos para realizar a importação do arquivo:


Já tendo o arquivo em mãos, siga os passos abaixo para realizar a Conciliação Eletrônica:


Validações do arquivo:

  • O sistema está preparado para importar arquivos que estão no layout 001 da Cielo.
  • O arquivo só poderá ser importado uma única vez.
  • O arquivo deve ser do tipo [04 - Pagamento com comprovante de venda]. Qualquer outro tipo de arquivo, não será aceito pelo sistema. Para conferir o modelo do arquivo baixado, entre em contato com a sua prestadora.


Procedimento


Caso o arquivo esteja dentro das validações acima, siga os seguintes passos para importar o arquivo:


1. Abra a rotina [R850 - Importação do Extrato Eletrônico CIELO] e clique no botão [Novo].


R850.png


2. Com o direito [Novo] já aberto, é necessário informar uma Conta Financeira que será utilizada para baixar os títulos.


R850-1.png


Atente-se: A conta financeira que for informada, deverá conter relacionada a lista de [Estabelecimento Submissor] que é utilizada pela empresa. Caso não esteja relacionada, não será possível realizar a importação do arquivo.


3. O próximo passo é informar o caminho do arquivo baixado.


Clique em [Procurar] e navegue até o arquivo baixado. Selecione-o e clique em [Abrir]. Agora, basta clicar no botão [Carregar Arquivo].

Se o arquivo estiver dentro das especificações acima, o sistema irá importa-lo. Caso o sistema não encontre nenhum titulo correspondente aos registros do arquivo importado, a seguinte mensagem irá surgir [Carregamento realizado com sucesso!], porém, foram lidos [N] comprovantes de venda e não foi encontrado nenhum título no banco para cada comprovante. Onde [N] é a quantidade de comprovantes lidos.

Caso o sistema localize títulos, a seguinte mensagem irá surgir [Carregamento realizado com sucesso! Quantidade de comprovantes de venda:N Quantidade de títulos encontrados:N] Onde [N] é o número de Comprovantes/Títulos encontrados.


Para localização dos títulos, o sistema utiliza a seguinte lógica:

  • O título deve ser de um portador da modalidade de cobrança [VENDA FINANCIADA P/TERCEIRO];
  • O título não pode ter sido trocado;
  • O número da parcela indicada no arquivo deve ser a mesma utilizada no título, porém, no campo [Sequencia no Portador];
  • O valor do documento deve ser o mesmo do valor indicado nas posições [46 a 59] das linhas iniciadas com o número 2 [Comprovante de Venda];
  • O campo [Nosso Número] do título deve ser igual ao código de autorização do arquivo, ou, deve conter o número inicial do cartão, concatenado com * e o código de autorização;


Se a importação for realizada sem erros, o sistema irá apresentar duas grades logo abaixo do botão [Importar Arquivo]. São elas:


  • Títulos encontrados no Sistema: Lista os títulos encontrados no sistema de acordo com os Comprovantes de Venda do arquivo carregado.
  • Comprovantes de vendas não localizados no sistema: Lista os comprovantes de vendas que não foram encontrados no sistema.



4. O próximo passo é salvar a importação do arquivo no sistema. 


Para isto, clique em [Salvar] no rodapé da página, confirme a operação. Se ocorrer tudo certo, a mensagem [Operação realizada com sucesso!] irá surgir na tela.


Agora, todos os títulos encontrados de acordo com o arquivo importado já estarão baixados (caso estivessem em aberto).
Observações: Mesmo que o sistema não liste nenhum título na grade [Títulos encontrados no Sistema], é necessário realizar o salvamento da importação.


R850-2.png


Exclusão de Arquivos Importados


  • Acesse a rotina [R850 - Importação do Extrato Eletrônico CIELO].
  • Selecione o registro desejado na grade principal.
  • Clique no botão [Excluir] que se encontra no rodapé da página.


Se a exclusão for efetivada, a rotina irá apresentar a seguinte mensagem: Operação realizada com sucesso!.

Atente-se: Ao excluir um arquivo, o movimento financeiro gerado e todas as baixas, dos títulos, relacionadas a ele serão estornadas!


Relatório de Importações dos Arquivos Visa


Passos a serem seguidos para obter relatórios das importações dos Arquivos Visa.


Acesse a rotina 965.


Esta rotina contem os seguintes filtros:

  • Número da Remessa
  • Conta Financeira
  • Data Inicial
  • Data Final
  • Tipo Relatório (Simplificado e Detalhado)



Preencha os filtros desejados e clique em Executar.

A rotina possui dois tipos de relatórios:


Simplificado: este relatório traz as informações básicas dos Comprovantes de Venda e Títulos de um determinado arquivo (Como NSU, CV (Comprovante de Venda), CV Número Inicial Cartão, etc...). As informações são divididas em dois grupos:

  • Listagem de comprovantes de venda baixados pelo arquivo de retorno.
  • Listagem de comprovantes de venda não baixados pelo arquivo de retorno.

Os grupos serão exibidos caso hajam registros encontrados.


Detalhado: exibe absolutamente todos os detalhes de um determinado arquivo.


R965.png



Contabilizações


Quando o valor do arquivo importado não bater com o contabilizado, verifique os eventos contábeis [-1 BAIXA DE TÍTULOS A RECEBER, -2 JUROS RECEBIDOS, -5 DESP. DE COBRANÇA RECEB] se o mesmo está marcado para contabilizar.


Obs. Caso o valor da diferença seja a maior, o valor será transportado para os Juros, caso contrário se o valor for menos será transportado para despesa.