1 - Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a permissão para poder ou não alterar descontos de itens em orçamentos.

1.1 - Escopo

A permissão alteração dos campos [Desconto] e [Desconto no Corpo] na tela de [Itens] da rotina [R419 - Manutenção das Vendas no Varejo] segue algumas regras de segurança. Veja neste documento como configurar tais regras para permitir ou bloquear a alteração dos campos [Desconto] e [Desconto no Corpo].

Nota: Este documento trata atualmente da regra de bloqueio de alteração de descontos através de Entradas/Saídas.

2 - Rotina 117 - Manutenção de Entradas e Saídas

Na rotina [117 - Manutenção de Entradas e Saídas] é possível definir quais Entradas/Saídas permitem a alteração dos campos [Desconto] e [Desconto no Corpo]. Note que, nesta rotina, é possível definir que uma determinada Entrada/Saída bloqueia a alteração dos campos [Desconto] e [Desconto no Corpo] (diferente de "permite").

Para configurar uma determinada Entrada/Saída para bloquear a alteração dos campos [Desconto] e [Desconto no Corpo], acesse a rotina [117 - Manutenção de Entradas e Saídas], selecione a Entrada/Saída desejada, clique em [Alterar], e realize a configuração através do campo [Bloqueia Alteração de Desconto] (localizado logo abaixo do campo [Tipo de Preço], veja:
bloqueioAlteracaoDescontos1.png

Assim, caso este campo esteja marcado, independente de qualquer outra regra vigente, os campos [Desconto] e [Desconto no Corpo] permanecerão bloqueados e nenhuma alteração direta de descontos poderão ser realizadas.

É importante ressaltar que somente é possível realizar esta configuração para Entradas/Saídas do tipo [S - Saída].