Escopo

Esta documentação visa demonstrar as configurações básicas a serem realizadas para emitir notas fiscais de consignação.


Informações adicionais

O usuário deverá ter conhecimento sobre cadastramento de entradas / saídas.

Para facilitar a leitura, as rotinas mencionadas abaixo, serão descritas apenas pelo seu código no decorrer da documentação:

[R117 - Manutenção de entradas e saídas].

[R139 - Manutenção de notas fiscais de entrada].

[R419 - Manutenção de vendas / varejo].


ATENÇÃO

 Hoje o sistema está preparado para realizar consignação apenas entre lojas cadastradas no Cbanet. Consignação para terceiros ainda não está previsto no sistema.


Procedimentos

Acessar a rotina R114. No direito novo existe o campo [Tipo Entrada/Saída] com várias opções. Para o processo de consignação existem quatro tipo para realização do processo de consignação. Segue abaixo cada tipo e sua finalidade.


E - CONSIGNAÇÃO - RECEBIMENTO:

Este tipo de entrada/saída define que a entrada/saída a ser cadastrada será usado para efetuar a entrada de uma nota de remessa de consignação.

Neste tipo de entrada/saída utiliza-se CFOP's (1917, 2917).


S - CONSIGNAÇÃO - ENVIO:

Este tipo de entrada/saída define que a entrada/saída a ser cadastrada será usado para gerar notas fiscais de remessa de mercadoria em consignação.

Neste tipo de entrada/saída utiliza-se CFOP's (5917, 6917).


Para geração de orçamentos com entradas / saídas do tipo [Consignação - Envio] o Cbanet irá solicitar o estabelecimento de destino.


No cadastramento da entrada/saída do tipo [Consignação Envio] o sistema irá solicitar uma entrada/saída do tipo [Consignação - Recebimento] para que ao gerar a nota fiscal, o sistema já deixe gerado também a nota fiscal de entrada de consignação na loja de destino pendente de conciliação.


E - CONSIGNAÇÃO - ENTRADA POR DEVOLUÇÃO:

Este tipo de entrada/saída define que a entrada/saída a ser cadastrada será usado para efetuar a entrada de mercadoria referente uma devolução de mercadorias remetidas em consignação.

Neste tipo de entrada/saída utiliza-se CFOP's (1918, 2918).


S - CONSIGNAÇÃO - DEVOLUÇÃO:

Este tipo de entrada/saída define que a entrada/saída a ser cadastrada será usado para efetuar a devolução de mercadorias recebidas através de uma nota de remessa de consignação.

Neste tipo de entrada/saída utiliza-se CFOP's (5918, 6918).


No cadastramento da entrada/saída do tipo [Consignação Devolução] o sistema irá solicitar uma entrada/saída do tipo [Consignação - Entrada por Devolução] para que ao gerar a nota fiscal, o sistema já deixe gerado também a nota fiscal de entrada de consignação na loja de destino pendente de conciliação.


Ao gerar orçamento do tipo [Consignação - Devolução], o sistema irá solicitar estabelecimento e nota fiscal de origem (nota emitida nos CFOP's 5917 ou 6917).


Considerações Finais

As entradas/saídas para recebimento de consignação ou entrada por devolução de consignação são de uso exclusivo da rotina R139, ou seja, não é possível gerar uma nota fiscal própria de entrada através da R419. Isso porque o sistema já gera automaticamente estas notas pendentes de confirmação na loja de destino no ato da geração de nota de envio de consignação ou de devolução de consignação.


Realizada as configurações acima, basta gerar os orçamentos normalmente e gerar as notas fiscais.


OBS.: Os parametros por empresa [P204 - E/S para envio de consignação] e [P205 - E/S para Devolução de Consignação] devem estar configurados com as Entradas/Saídas que serão utilizadas durante o processo de envio e devolução de consignação.