Escopo

Esta documentação irá abordar como realizar a correção do número de série para casos em que houve erro na digitação ao lançar no sistema ou até mesmo refazer os vínculos do número de série com as notas do sistema. Registros de novos números de série são lançados exclusivamente através de entrada de nota no sistema.

Parametrizações e acessos

Para utilização do recurso, o usuário deverá ter acesso à rotina 42-Manutenção de números de série.
A rotina disponibiliza os direitos Alterar, Exibir e Auditar.
*Atenção!O direito Auditar apenas irá mostrar o usuário, data e hora da modificação. Este não demonstrar notas que estavam vinculadas e foram removidas.

Opcionalmente, você poderá configurar o parâmetro por empresa [611-Máscara para número de série]. Este parâmetro, se configurado, irá forçar que o usuário digite o número de série conforme um padrão pré-estabelecido. Não estando configurado, o sistema irá permitir que seja inserido qualquer informação no número de série.

Termos

Para facilitar, o documento irá tratar da rotina [42-Manutenção de números de série] apenas por R42. O parâmetro por empresa [611-Máscara para número de série] será tratado apenas por parâmetro 611.

Utilização da rotina

Primeiro passo é entender que no sistema, para cada número de série lançado, o sistema gera uma identificação única para o item. Sendo assim suponha que a nota fiscal de entrada contenha um item com quantidade igual a 3. Para cada unidade o sistema irá solicitar um número de série e que seja único no sistema. Ao salvar esta entrada, o sistema irá gerar três códigos identificadores, tratados nesta rotina pelo campo SEQUÊNCIA.

Sabendo disso, ao acessar a rotina R42 filtre pelo código do produto desejado e em seguida clique no registro da grade desejado e vá ao direito ALTERAR.

A tela que se abre, apresenta na parte superior os dados básicos de identificação do número de série bem como o próprio campo para edição e correção do mesmo. Caso o parâmetro 611 esteja configurado com um máscara em específico, ao alterar o conteúdo do campo [Núm. Série] e sair do campo, o sistema irá validar a informação digitada está ou não de acordo com a máscara definida. Caso não esteja, o sistema irá limpar o conteúdo do campo e apresentar a mensagem:

imagem1.png

Na parte inferior existe o grupo [Documentos Relacionados]. É nesta parte que você poderá refazer os vínculos do número de série com as notas. Isso pode ser útil em casos em que o usuário vincula o número de série com a nota fiscal de entrada ou de saída de forma errada. Pode ainda ser refeito o vinculo até mesmo com orçamentos que tenham ou não sido faturados. Veja que na coluna [Tipo Doc.] é apresentada uma descrição para indicar se o registro se trata de uma Nota fiscal de entrada, de saída ou orçamento.

Para exclusão do vínculo, basta clicar o ícone da lixeira imagem2.png que fica a esquerda de cada registro. Ao clicar neste campo o sistema irá apresentar a mensagem de confirmação. Clique em [OK] e posteriormente em [Salvar] para efetivar as mudanças realizadas na rotina.

imagem3.png

Agora suponha que tua necessidade seja definir o vinculo com um item de uma nota fiscal que não está relacionada ao número de série.
No campo [Tipo] você poderá definir se o que deseja é vincular uma nota fiscal de entrada, saída ou orçamento. Marque a opção desejada e preencha os campos que forem solicitados. Veja que para cada opção são solicitados os dados para identificação do documento que deseja relacionar.
Ao preencher os campos, clique no botão [Localizar Itens]. Neste momento será exibido uma tela contendo os itens do documento desejado que tenham mesmo código do item relacionado ao número de série (conforme preenchido no campo [Item] na parte superior da tela).

imagem4.png

Confirme o item clicando no link [Inserir] que fica ao lado esquerdo da grade desta tela (conforme destaque da imagem anterior). Neste momento o item será relacionado a grade principal (Documentos Relacionados) e a tela se fechará. Feito isso basta clicar em [Salvar] para efetivar as mudanças no sistema.

Com as mudanças descritas até este momento, você poderá corrigir número de série, desfazer vínculos errados e vincular documentos á números de séries.

Validações Básicas.

  • Não será permitido vincular um mesmo documento mais de uma vez ao número de série.
  • Não será permitido alterar um número de série para um outro número que já esteja vinculado a outro item/sequência.
  • Se o parâmetro 611 estiver configurado, o valor informado no número de série deverá respeitar a máscara definida neste parâmetro.