Introdução
Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a Bloqueio de Sistema para Manutenção.
Esta rotina consiste em bloquear novos acessos ao sistema, assim como, permitir a conclusão das operações em andamento, garantindo que estas operações não sejam perdidas.
Configurações necessárias
Antes de acessar a rotina R38 - Ativação do Modo de Manutenção de Sistema deve-se realizar as seguintes configurações:
- Rotina R216 - Manutenção de Parâmetros por Usuário: Informar qual usuário terá acesso ao sistema mesmo ele estando em modo de manutenção, cadastrando o parâmetro cód. 368 - Permite o acesso ao sistema, mesmo em modo de manutenção para o(s) usuário(s) permitidos.
- Rotina R1049 - Manutenção de Mensagens de Aviso para Manutenções do Sistema: Nesta rotina, pode-se cadastrar as mensagens de aviso para os usuários do sistema, informando Data de inicio e fim da realização da manutenção e uma descrição do que será feito.
Após cadastrar a mensagem de aviso para manutenção do sistema, quando o usuário logar no sistema, nas telas de Menu do Cbanet, irá aparecer a mensagem.
Realizando o bloqueio do sistema
Realizados os procedimentos acima para Bloquear o sistema, deve-se acessar a rotina R38 ? Ativação do Modo de Manutenção de Sistema, selecionar a opção Sistema em Modo de Manutenção e clicar em Executar. Este procedimento irá bloquear o sistema para os usuários.
Após o bloqueio do acesso, o sistema permitirá a conclusão das operações em andamento, garantindo que estas operações não sejam perdidas, com exceção das operações que estiverem sendo feitas nas rotinas Smart(R419 - Manut. Vendas Varejo, R657 - Baixa de Títulos, R660 - Liberação de Estoque, por exemplo).
Após realizar a manutenção, o responsável deverá acessar a rotina R1049 para inativar a mensagem.
Acessar a rotina R38 e desmarcar a opção Sistema em modo de Manutenção? para liberar o sistema para os usuários.