Baixa de títulos a pagar/receber/cheques - R657

  • Número da Rotina: 657


Sistema >> Módulo Financeiro >> Contas a Pagar


Opções


Esta rotina deve ser utilizada para gerenciamento centralizado do sistema de contas a pagar/receber/cheques individual ou fazendo o encontro de contas completo entre os módulos.


Na rotina R657 é possível realizar o faturamento de orçamentos, recebimento de títulos a receber, baixa de títulos a pagar, recebimentos com: cheque, cartão, dinheiro.


A rotina esta segmentada pelas opções:


R657.png


Na opção:

1 - Cliente/Fornecedor localizamos os títulos e cheques cadastrados no sistema cuja situação seja diferente de liquidado total


2 - Nosso Número serão localizados os títulos a receber do tipo Boleto Bancário e Venda Financiada a Terceiro.


3 - Numero do Documento para simplificar a consulta é possível informar o numero do documento, seja ele a receber ou a pagar, para realizar a baixa do titulo.


4 - Geração de nota fiscal, nesta opção serão faturadas todos os orçamentos cadastrados no Cbanet.



A rotina R657 - Baixa de títulos a pagar/receber/cheques é a centralizadora de todos os recebimentos, é nela que são gerados os avisos de créditos e as baixas dos títulos a receber e a pagar, assim como o faturamento dos orçamentos cadastrados pelos vendedores.


Obs.: Caso o parâmetro [905 - Títulos devem ficar disponíveis para pagamento, somente quando a Nota Fiscal de Entrada estiver confirmada na [R387]?] esteja ativo e com valor sim, os títulos vinculados a alguma NF Entrada, cuja NF não esteja confirmada na [R387 - Confirmação de Nota Fiscal de Entrada] não serão exibidos.


Obs: A partir da implementação do componente Tecnospeed V2, a geração de NFSE's é feita por uma API que atende diversos clientes e ocasionalmente o serviço de geração pode retornar algum erro. A [R657] permitirá o faturamento normal da nota neste cenário de erro, e o motivo do erro ficará descrito na grade da [R232].


Múltiplos Pagamentos/Recebimentos


Para realização de múltiplos pagamentos/recebimentos, na tela principal, clique no botão [F6 - Novo] ou tecle F6.


Ao informar um cliente ou fornecedor, o sistema irá mostrar as abas:

  • Títulos a Pagar
  • Títulos a Receber
  • Cheques a Receber


Observação: Apenas serão exibidas as abas que possuem informações, assim, se um cliente não possuir Cheques, esta aba não será exibida! Se o cliente/fornecedor não possuir nenhum documento vinculado, será exibida uma aba Sem Lançamentos, indicando a inexistência dos documentos.


Basta selecionar os documentos desejados com o mouse, teclado ou utilizando os links [Todos, Limpar, Inverter e Por Valor], o sistema irá exibir um botão Pagar/Receber, conforme a aba ativa.


Se preferir utilizar o teclado, segure a tecla Shift e tecle seta para baixo ou para cima. Ao finalizar a seleção, tecle ENTER para realizar o pagamento/recebimento.


Se preferir utilizar o mouse, clique ao lado esquerdo da linha e arraste até o documento desejado. Aqui você também pode teclar ENTER para realizar o pagamento/recebimento.


Para selecionar documentos variados com o mouse, basta segurar no teclado, ao mesmo tempo, as teclas Ctrl e Shift.


Segue abaixo a funcionalidade dos links:


  • Todos: O sistema irá selecionar todos os documentos existentes na grade
  • Limpar: Qualquer documento que esteja selecionado será desmarcado
  • Inverter: O sistema irá inverter a seleção dos documentos, assim, você pode optar por selecionar os documentos que não se deseja selecionar, ao clicar em inverter, os documentos desejados serão selecionados e os não desejados serão desmarcados.
  • Por Valor: Será solicitado um valor. O sistema irá selecionar os documentos, por ordem de vencimento, enquanto a soma dos documentos selecionados seja menor que o valor solicitado.


Rateio


Todo processo de rateio de valores será feito de forma proporcional, utilizando como base o Valor do Documento.


Existem duas regras de distribuição de valores, que será tratada campo a campo do pagamento/recebimento:


  • 1 - Distribuição Geral, quando todos os títulos possuem valor no mesmo campo, ou, todos estão com o campo zerado.
  • 2 - Distribuição Exclusiva, quando apenas alguns títulos possuem valor no mesmo campo.


Distribuição Geral


Por exemplo, ao selecionar 5 títulos quando nenhum deles possui valor de multa, se o usuário informar algum valor, o mesmo será distribuído para todos os títulos. A mesma regra será aplicada quando todos os títulos possuírem o valor de multa.


Distribuição Exclusiva


Por exemplo, ao selecionar 5 títulos, porém, se em somente 3 deles existe a incidência de multa, se o usuário diminuir ou aumentar a multa, o valor será distribuído exclusivamente para os títulos que possuem multa, permanecendo zerado a informação da multa nos demais títulos.


Descontos e Abatimentos


Caso seja informado valor de descontos e abatimentos, os valores serão distribuídos sempre para todos os documentos selecionados.




Obs. A rotina passa a não permitir o recebimento de títulos a pagar e receber em que a data de emissão do título seja maior que a data da conta financeira.