Escopo

Esta documentação irá abordar sobre a contabilização de baixa dos títulos gerados pela rotina [R703 - Geração de Financiamentos].


Pré-Requisitos

O usuário deve ter acesso à rotina 281-Manutenção de Eventos Contábeis e ter pleno conhecimento contábil e de configuração dos eventos contábeis.


Descrição

A rotina foi adaptada para gravar nos títulos gerados pelo Compror, FCO, Leasing ou Empréstimos o evento contábil de baixa de acordo com a configuração do evento contábil principal do lançamento. Este evento contábil de baixa deve ser configurado através da rotina [R281-Manutenção de eventos contábeis].


A saber:

  • Em Compror caso o parâmetro por empresa [P610 - Contabiliza operação de financiamento Compror apenas com evento contábil específico?] esteja ativo ou o título for marcado para contabilizar pela data de emissão, o sistema irá o contabilizar o lançamento através do evento contábil de sistema -70.
  • Caso contrário, se o título for marcado para contabilizar pelo vencimento, o sistema irá contabilizar o lançamento através do evento contábil de sistema -73.
  • Em FCO será utilizado sempre o evento contábil de sistema -71 para contabilização do valor principal dos títulos.
  • Em Leasing da primeira à penúltima parcela serão contabilizados pelo evento contábil de sistema -72. A última parcela será contabilizado pelo evento contábil de sistema -76.
  • Em Empréstimos o sistema sempre irá contabilizar pelo evento contábil de sistema -73.


As baixas de títulos a pagar sempre são contabilizadas pelo evento contábil de sistema -9. Geralmente utiliza-se contabilizar:

D - Função Contábil Fornecedor

C - Função Contábil Conta Financeira.


Se houver a necessidade da baixa dos títulos gerados pela rotina de geração de financiamentos seja contabilizado de forma diferente da forma padrão do sistema, para cada evento contábil mencionados acima, deverá ser criado um evento contábil para baixa de títulos a pagar e realizar o vinculo com o evento contábil acima desejado.

[I]Exemplo:

Suponha que tua necessidade seja que as baixas geradas através da geração de FCO seja contabilizada diferente da forma como está configurado o evento contábil de baixa de títulos a pagar padrão do sistema (-9).

Sabemos que a contabilização do lançamento dos títulos é feito pelo evento contábil -71 conforme mencionado em (A saber). Então basta seguir os passos abaixo:

1. Criar um novo evento contábil do tipo Baixa de Títulos a Pagar com as configurações de débito e crédito desejado.

2. Localizar e alterar o evento contábil -71. No campo Evento contábil de baixa informe o código do evento contábil criado no item 1 e clique em salvar.

3. Realize a operação de FCO normalmente.

4. Realizar a baixa através da rotina 657-Gerenciamento de Caixa / Banco.

5. Confira a contabilização gerada. Esta deverá estar contabilizada pelo evento contábil de baixa configurado.


Atenção!

  • Os títulos que foram gerados anterior a configuração dos eventos contábeis não serão baixados pelo evento contábil de baixa, pois, ao gerar o titulo, este irá levar para dentro de si a anotação de qual evento contábil ele deve ser baixado.
  • Somente a rotina [R657 - Gerenciamento de Caixa / Banco] está adaptada no sistema para realizar baixa, avaliando o evento contábil de baixa específico para contabilização.


Obs: Na contabilização por portador, o sistema passa a utilizar a conta contábil de entrada configurada no portador, caso não esteja configurada usará a conta de saída.


Para maiores informações favor contatar o suporte.