Escopo

Esta documentação irá abordar sobre como gerar os dados do inventário fiscal no arquivo do livro DF (escrituração fiscal digital do Distrito Federal).

Nesta geração estará contemplado os blocos H001, H020, H025 e H990.


Pré-requisitos

Para utilização do recurso, é necessário que o usuário já saiba utilizar as funcionalidades básicas do MOVERE bem como já ter reprocessado o inventário fiscal. É necessário também que o usuário tenha acesso liberado para rotina [1071-Manutenção para Geração do Livro Eletrônico DF].

Geração dos Dados

Acesse a rotina [1071-Manutenção para Geração do Livro Eletrônico DF].

Na tela em que é apresentada contém agora a opção [Gera dados do inventário de estoque?]. Ao marcar esta opção será apresentado as opções para informar sobre qual período de geração do inventário que o sistema deverá carregar os dados para dentro do arquivo do livro DF conforme imagem abaixo.


img1.png


Atenção!

Veja que existe o campo Utilizar contendo as opções: Último Custo e Custo Médio. Este campo irá definir qual o valor será apresentado como valor unitário e valor total do estoque. Blocos H020 e H025.


Definidos os campos, basta clicar em Executar. Aguarde a geração do arquivo e posteriormente siga o procedimento normal de validação do arquivo através do validador do livro DF.

NFC-e's

A geração do livro eletrônico do Distrito Federal já está preparado enviar as notas fiscais de consumidor eletrônico, a partir da versão v4.319 do MOVERE.


Obs: Não é necessário nenhuma configuração adicional para que funcione.


NF-e referente a NFC-e

A geração do livro eletrônico do Distrito Federal já está preparado enviar as Notas Fiscais referente a NFCe, a partir da versão v4.341 do MOVERE.


Os registros aferados são:

  • 0465: DOCUMENTO FISCAL REFERENCIADO
  • 0450: TABELA DE INFORMAÇÃO COMPLEMENTAR/OBSERVAÇÃO


Obs: Não é necessário nenhuma configuração adicional para que funcione.


Mapa Resumo da ECF

Para que a geração do Livro Eletrônico traga os valores corretos de ICMS e ISS, é necessário gerar os registros de Mapa Resumo de ECF através da rotina [R911 - Mapa Resumo da ECF]. A geração é feita dia a dia, bastando ir até o direito [Novo], selecionar o estabelecimento e a data, e prosseguir com as conferências e por fim em [Salvar].


Validando os Valores do Saldo do ISS

No Resumo Livro Fiscal Eletrônico é possível a visualização dos Valores de Saldo do ISS, é possível através do MOVERE garantir que essas informações estejam correta, acessando o relatório [R417 - Livro Fiscal de Serviços], conforme exemplo abaixo:

Obs: Essa informação do relatório do MOVERE, está no final do relatório, nos totalizadores.

Validando os Valores de ICMS

No Resumo Livro Fiscal Eletrônico é possível a visualização dos Valores de ICMS, é possível através do MOVERE garantir que essas informações estejam correta, acessando o relatório [R561 - Registro de Apuração do Icms - P9], conforme exemplo abaixo:

Note que temos as informações para serem comparadas, em verde temos a comparação de CFOP de Saídas e em vermelhos os CFOP Entradas. No MOVERE (direita), temos essas informações agrupadas, já no Resumo Livro Fiscal Eletrônico, estão juntas as informações.