1 Cadastros de Itens

1.1 Cadastros de Itens de Consumo

Primeiramente temos que cadastrar os itens de consumo (Banda / Ligação ou Coxim / Cola / Etc).

Apontarei somente os principais campos das rotinas os demais serão padrão conforme treinamento anterior.

Faz-se necessário cadastro de "1 um" item de cada embalagem para servir de base para os demais a serem cadastros utilizando a rotina R630.

1º - Rotina R130 - Manutenção de Itens

Imagem1.png

Aba "Dados Básicos":

Campos "Unidade Medida e Embalagem de Venda" - Informe a embalagem a ser utilizado no processo de produção independente da embalagem vendida pelo fornecedor. Ex: Cola é vendido o tambor de 200lts devemos cadastrar a embalagem "Litro".

Campo "Grupo de itens" - Desmembre os itens de consumo em grupos para posterior bloqueio de digitação no processo industrial. "Vide 2.2"


Imagem2.png

Aba "Dados Complementares":

Campo "Natureza do Item" - Para que seja permitida a inclusão na estrutura do item de produção "receita" o item de consumo deverá ter a natura "Matéria Prima"

Campos "Peso Liquido" e "Peso Bruto" - Faz-se necessário o informe de um peso, caso seja impossível obter a informação informe 1 para os dois campos.


2º - Rotina R135 - Manutenção de Itens/Estabelecimento

Imagem3.png

Aba "Dados Básicos"

Campo "Deposito" - Informe o deposito padrão do item.

Campo "Natureza do Item" - Conforme dito anteriormente a natureza do item deverá ser "Matéria Prima" para o estabelecimento da indústria para as demais poderá ser para as demais opções.

Campo "Estabelecimento(s)" - Marque os estabelecimentos que os itens deverão constar com a natureza "Matéria Prima".


Imagem4.png

Aba "Custos/Preços":

Campos "Preço Compra / Custo Compra / Custo Reposição / Custo Médio / Custo Personalizável" - É necessário informar os custos dos itens, caso não tenha acesso a informação, informe "0 zero" para todos os campos, mas lembre-se que as OP terão seus custos divergentes devido à falta o custo.


3º - Rotina R233 - Alteração de Preços por Item

Imagem5.png

Campos "Preço Venda e Estabelecimentos", Devido os itens serem destinado a consumo no processo de produção "Matéria Prima" não é necessário calcular um preço de venda, somente informe o preço de venda "0 zero" e marque o(s) estabelecimento(s) que possuem indústria.


4º - Rotina R127 - Importação de Tabela de Preços

Imagem6.png

Faça a importação dos preços de vendas dos estabelecimentos envolvidos no(s) cadastro(s) anterior(es).


5º - Rotina R630 - Manutenção de Itens Simplificado

Imagem7.png

Campo "Deposito" - Informe o deposito padrão do item.

Campos "Unidade Medida" e "Embalagem de Venda" - Virá preenchida conforme o item base informado anteriormente, caso a embalagem não seja igual ao de origem selecione outro item e/ou cadastre o novo item utilizando as rotinas (R130 / R135 / R233 / R127) lembrando que a embalagem a ser utilizado no processo de produção nem sempre é a mesma embalagem vendida pelo fornecedor. Ex: Cola é vendido o tambor de 200lts devemos cadastrar a embalagem "Litro". Obs: Caso altere a embalagem para outra diferente do item base, a rotina apresentará erro ao salvar.

Campo "Grupo de itens" - Desmembre os itens de consumo em grupos para posterior bloqueio de digitação no processo industrial. "Vide 2.2"

Campo "Natureza do Item" - Para que seja permitida a inclusão na estrutura do item de produção "receita" o item de consumo deverá ter a natura "Matéria Prima"

Campos "Preço Compra" / "Custo Compra" / "Custo Reposição" / "Custo Médio" / "Custo Personalizável" - É necessário informar os custos dos itens, caso não tenha acesso a informação, informe "0 zero" para todos os campos, mas lembre-se que as OP terão seus custos divergentes devido à falta o custo.

Campos "Preço Venda" e "Estabelecimentos" - Devido os itens serem destinado a consumo no processo de produção "Matéria Prima" não é necessário calcular um preço de venda, somente informe o preço de venda "0 zero".

Campo "Estabelecimento(s)" - Marque os estabelecimentos que os itens deverão constar com a natureza "Matéria Prima".


1.2 Cadastros de Itens de Produção

Rotina R482 - Manutenção de Itens de Produção

Para novo cadastro, clique em novo.

Imagem8.png


Abaixo tela de cadastro:

Imagem9.png

Campo "Nome Item Produção" - Procure seguir padrão para o nome do item. Ex: "Serviço Medida Desenho LarguraDesenho" o resultado desse padrão será RECAP 11.00R20 XYZ 250MM.

Campo "Nome p/ Impressão" - Procure reduzir o nome "Nome Item Produção" caso não seja possível informe o mesmo nome do "Nome Item Produção", lembrando que esse nome será impresso em fichas, etiquetas etc.

Campo "Tipo Controle" - Sempre informe quantidade.

Campo "Peso/Quantidade" - Sempre informe a quantidade 1.

Os próximos 3 campos são de extrema importância para o processo de industrial com coletor utilizando troca automática através do informe da largura da banda pelo raspador. Obs: Independente se for "1 p/ 1" ou "1 p/ N".

Campo "Medida" - Informe a medida igual e/ou relativo a medida do pneu informado no nome do item de produção. Caso não seja encontrada na pesquisa, clique na caixa com ".", a mesma chamará a rotina "R988 - Manutenção de Medidas de Produção" e efetue o cadastro.

Campo "Desenho" - Informe o desenho da banda igual e/ou relativo ao desenho informado no nome do item de produção. Caso não seja encontrada na pesquisa, clique na caixa com ".", a mesma chamará a rotina "R986 - Manutenção de Desenhos de Produção" e efetue o cadastro.

Campo "Tamanho" - Informe a largura da banda informada no nome do item de produção.

Durante o processo de confirmação de etapa o sistema utilizará a seguinte logica:

Código da Medida do Pneus do OP em confirmação

Código do Desenho da Banda da OP em confirmação

Largura da banda informada pelo "raspador"


Ex:

A OP atual é "RECAP 11.00R20 XYZ 250MM" supomos que:

Código da Medida do Pneu = 1

Código do Desenho = 1

Tamanho = 250

Quando o "raspador" informa 230 no campo Largura no coletor o sistema fará a seguinte busca:

Item de produção com "Código da Medida do Pneus = 1" e "Código do Desenho = 1" e "Tamanho = 230"

Caso a pesquisa retorne algum item de produção o sistema fará a troca para esse novo item de produção, caso não encontre o coletor apresentará a mensagem "VALOR INVALIDO".

Imagem10.png

Caso a pesquisa retorne mais de um item de produção "duplicidade e/ou erro no informe dos 3 campos" o coletor apresentará a mensagem "MUITOS VALORES CAD INVALIDO"

Imagem10-1.png


Imagem41.png

Ao ser marcado a opção de "Importar informações de um item de produção base?" é solicitado os seguintes:

"Estabelecimento" - Informe o estabelecimento que as informações serão importadas, caso esteja em branco, será copiado os dados de todos os estabelecimentos.

Campo "Item de Produção Base" - Informe um item de produção base para importação das informações. Obs: Tenha muito cuidado com a utilização desse opção, pois, ele duplicará a estrutura do item fazendo com que a banda e a ligação fiquem erradas, caso utilize, lembre-se de alterar a estrutura do novo item trocando os itens errados.


1.3 Cadastros de Itens de Produção por Estabelecimento

Rotina R39 - Itens de Produção por Estabelecimento


Devido a necessidade de atender clientes com linhas de produção com estrutura de etapas diferentes, foi desativado o botão "estrutura" da rotina R482 e desenvolvido a rotina R39.
Para clientes multi lojas será necessário cadastrar as "Receitas" por "Linha de Produção/Estabelecimento".

Obs: A rotina permite um único item de produção por estabelecimento, ou seja, não é permitindo item de produção em linhas diferentes para o mesmo estabelecimento.


Abaixo tela de cadastro "Aba Dados do Item".

Imagem42.png

Campo "Estabelecimento" - Informe aqui o código do estabelecimento para o cadastro da receita.

Campo "Item de Produção" - Informe aqui o código do item produção cadastrado anteriormente na rotina R482.

Campo "Linha de Produção" - Informe aqui linha de produção disponível para o estabelecimento.


Abaixo tela de cadastro "Aba Estrutura".

Imagem43.png

Campo "Item" - Informe aqui o código do item ou pesquise através do nome, lembrando que somente os itens com a natureza "Matéria Prima" estará disponível para inclusão.

Campo "Etapa de Produção" - Informe a etapa que o sistema irá efetuar a baixa do estoque e/ou solicitar o informe da quantidade do item "quando utilizar integração" e posterior baixa do estoque.

Campo "Quantidade" - Informe aqui a quantidade do item ou a média esperada para apresentação de em relatórios do "Custo Esperado".

Campo "Observação" - Informe as observações.

Campo "Permite Excluir" - Marque somente itens que é passível de não ser utilizado no processo, sendo assim permitido a exclusão do mesmo. Obs: Nunca marque para itens como banda, ligação etc.

Campos "% Variação" "Quantidade Mínima" "Quantidade Máxima" - Em caso de utilização de Integração procure informar o % Variação e/ou Quantidade Mínima e Máxima a fins de evitar ao máximo erros de digitação pelo usuário do coletor.Ex: Banda XYZ estimamos a quantidade em 10kg porém o peso na balança ficou em 10,320kg , o usuário do coletor esquece de informa a ", virgula" o sistema irá efetuar baixa de estoque de 10320kg dessa banda; se tivesse informado o "% Variação" de 10% o coletor iria emitir uma mensagem de erro de "MAXIMO 11,000" e se o valor fosse informado um valor menor "MINIMO 9,00"

O peso pode ser informado separado por ponto ou vírgula. 

Imagem13.pngImagem14.png

Campo "Utiliza Integração" - Marque essa opção quando for necessário o informe do usuário do coletor da quantidade.

Campo "Campo" - Informe aqui o campo.

Campo "Alternativa" - Informe aqui a alternativa.

Campo "Titulo Integração" - Informe aqui o texto a ser apresentado no coletor, lembrando que devido ao tamanho reduzido do display do coletor somente é permitido 16 caracteres.

Campo "Integração Obrigatória" - Se essa opção estiver desmarcada, o coletor permitirá que o usuário tecle "enter" e consequentemente o valor será "nulo".

Opção "Definir etapas de produção para baixa de estoque à partir do sub-item de produção" - Será apresentado posteriormente em sub-itens "Manchões".


*Caso informado valor no campo [% Variação], os campos [Quantidade Mínima e Quantidade Máxima] serão ocultados.

*Caso informado valor nos campos [Quantidade Mínima e Quantidade Máxima], o campo [% Variação] será ocultado.

*Caso o campo [Utiliza Integração?] estiver checado os campos [Campo e Alternativa] serão ocultados.

*No link [Definir etapas de produção para baixa de estoque à partir do sub-item de produção].


Obs I: Caso o item inserido não tiver valor de venda definido, o coletor apresentará mensagem "PRECO VENDA N ENCONTRADO"

Imagem15.png

Obs II: Caso o item inserido não tenha o "Peso Liquido e Bruto" o coletor apresentara mensagem "ERRO AO SALVAR"

Imagem16.png


1.4 Cadastros de Carcaças (Captação)

Para o cadastro de Carcaças o processo é idêntico ao do item de consumo, as diferenças serão:

Natureza do Item: Revenda

Peso Liquido e Bruto: Definir pesos corretos pois o fisco está exigindo o informe dos mesmos.

Preço de Custo e Venda: Definido junto a diretoria devido a valores para seguradora.


1.5 Cadastros de Itens de Vendas

Para o cadastro de itens de vendas utilizando as rotinas (R130 / R135 / R233 / R127) deverá ser efetuado o cadastro idêntico a um cadastro de um item de serviço porém com as seguintes diferenças:

Imagem17.png

Aba Produção

Campo "Gera Ordem de Produção?" - Marque essa opção.

Campo "Item de Produção" - Informe aqui o código do "item de produção" cadastrado anteriormente.

Campo "Item de Captação" - Informe aqui o código "item" Carcaça cadastrado anteriormente.

Para cadastros utilizando a rotina R630 faz-se necessário informar um item de produção devidamente cadastrado anteriormente e preencher os seguintes campos:

Imagem18.png

Campo "Gera ordem de produção?" - Marque a opção.

Campo "Exige captação?" - Marque a opção.

Campo "Item de Produção Vinculado" - Informe aqui o código do "item de produção" cadastrado anteriormente.

Obs: Utilizando a rotina R630, é necessário verificar e/ou corrigir o cadastro do novo item utilizando a rotina R130 na Aba Produção.


1.6 Cadastros de Sub-itens de Produção

Sub-itens são todos os itens de vendas adicionados a parte durante o processo de produção que por sua vez está vinculado a item de produção com estrutura de itens.
Ex: Serviço de Aplicação de Manchões, Serviço de Troca de Cintas, etc.


Para que o processo industrial efetue as movimentações de estoque da estrutura dos sub-itens de produção, é necessário ativar o parâmetro por empresa através da rotina R29, parâmetro "594 - Faz o movimento de estoque da estrutura dos itens de produção [Serviços], que são adicionados a parte?"


O processo industrial analisa se na etapa que o sub-item foi informado existe algum item em sua estrutura para efetuar a baixa, portanto deveremos informar todas as etapas possíveis de informe.

Ex: Serviço de Aplicação de Manchão, na sua estrutura do item de produção deverá ser informado em todos os itens as seguintes etapas:



Linha de ProduçãoEtapa de Produção


Recapagem Truck 4 - Conserto/Aplicação Manchão


Recapagem Agrícola 10 - Conserto/Aplicação Manchão


Conserto Truck 16 - Conserto/Aplicação Manchão


Conserto Agrícola 21 - Conserto/Aplicação Manchão


Portanto devemos informar as etapas 4, 10, 16 e 21 para todos os itens da estrutura do sub-item de produção.


O processo de cadastro é idêntico ao item de produção normal; "vide 1.1, 1.2, 1.3, 1.5"; com exceção do 1.3 que deverá ser adicionados as etapas conforme instrução anterior:


Imagem44.png

Abaixo tela para informe das etapas

Imagem45.png


2 Configurações de Usuários, Etapas de Produção e Perguntas/Respostas do Processo de produção


2.1 Cadastros de Linhas de Produção

Antes de iniciarmos os cadastros de linhas de produção devemos ter o mapeamento de todas linhas de produção/etapas por linha de produção por estabelecimento, pois na grande maioria dos casos das estruturas de etapas são divergentes entre os estabelecimentos, sem assim necessário o cadastro de linhas de produção diferentes.


Exemplos de mapeamentos para a linha de produção "Recapagem Truck":

2 Recapadoras de mesma Bandeira e com as mesmas quantidades de etapas = 1 linha de produção com único cadastro de itens

2 Recapadoras de mesma Bandeira e quantidades de etapas diferentes = 2 linhas de produções com único cadastro de itens

2 Recapadoras de Bandeiras diferentes e com a mesma quantidade de etapas = 2 linhas de produção com cadastros de itens para cada Bandeira.

2 Recapadoras de Bandeiras diferentes e com quantidades diferentes de etapas = 2 linhas de produção com cadastros de itens para cada Bandeira.


De posso do mapeamento entre na rotina R685 e clique em novo, será apresentado a seguinte tela:

Imagem46.png

Campo "Nome" - Informe o nome da linha de produção.

Campo "Obriga Informações do Item Produção" - Se a opção estiver marcada a rotina "R482 - Cadastro de Itens de produção" passa a exigir o informe dos campos "Medida/Desenho/Tamanho" campos necessários para troca automática de itens durante o processo de produção.

Campo "Permite Cobrança de Serviços Extras?" - Se a opção estiver desmarcada todos os itens "a parte" informados no processo de produção não será cobrado do cliente, caso a opção esteja marcada o processo industrial segue o fluxo de cobrança de serviços extras.

Campo "Tipo" - Informe o tipo de linha de produção, utilizada em relatórios e em fichas de OP.


O próximo passo é ligar a linha de produção ao estabelecimento, para isso, após o cadastro da linha de produção localize-a na grade e clique no botão itens conforme imagem abaixo.

Imagem47.png

Selecione o(s) estabelecimento(s) que utilizarão essa linha de produção.

Imagem48.png


2.2 Cadastros de Etapas

Darei uma breve explicação sobre as configurações das etapas por linha de produção:

Imagem22.png

Campo "Titulo Integração" - Em coletores com uma única etapa, assim que informado o usuário e senha, é apresentado o "Titulo Integração" para identificação da etapa liberada para coletor.

Campo "Permite Recusa" - Uma vez marcada o pneu quando estiver nessa etapa poderá ser recusado "R712" caso contrario não poderá ser recusado nessa etapa.

Campo "Permite Pular" - Uma vez marcada o pneu poderá pular essa etapa "R709".

Campo "Etapa Avulsa" - Utilizado em clientes que o corte de banda pode ser feito a qualquer momento após a raspa. Para utilizar esse recuso é necessário marcar a opção na(s) etapa(s) "avulsa(s)" e colocar em qual etapa a mesma vai desbloquear as etapas avulsa. Obs: Existe parâmetro no .config do Gerenciador Industrial que fala qual é a etapa mínima para cada etapa avulsa.

Campo "Desbloq. Etapas Avulsas?" - Uma vez marcada na etapa ela desbloqueia toda(s) a(s) etapa(s) marcadas como "Etapa Avulsa". Faz se necessário configurar a etapa mínima por etapa avulsa, utilize .config do Gerenciador Industrial. Obs: Consulte a BC: Configuração Cbanet Gerenciador Industrial com utilização de Coletor Colleter.

Campo "Permite Itens?" - Uma vez marcado a etapa passa a solicitar item no coletor conforme imagem abaixo:

Imagem23.png

Campo "Exige Itens" - Uma vez marcado passa ser obrigatório o informe de pelo menos um item nessa etapa, caso esteja desmarcado o usuário poderá pressionar a tecla enter e continuar sem o informe do item. Obs: Normalmente utilizado em etapas de manchões para forçar o usuário a digitar o manchão utilizado.

Campo "Permite Múltiplas" - Se marcado permitirá que o sistema registre múltiplas vezes a etapa.

Campo "Etapa Realiza Impressão de Etiqueta?" - Uma vez marcada a rotina solicitará informe modelo de etiqueta e tipo de etiqueta "paro uso no spool".

Imagem24.png

Campo "Etapa Utiliza LogOff Automático?" - Uma vez marcada, após o usuário finalizar a confirmação o coletor efetua logoff para que o próximo usuário informe seu código e senha de maneira mais rápida. Obs: Utilizado em clientes que no mesmo coletor varias pessoas confirmam etapas.

Campo "Grupo de Itens" - Quando a etapa estiver marcada que "permite itens" utilize essa opção para diminuirmos erro de digitação de códigos de itens no coletor fazendo com que o coletor só permita o informe dos itens pertencentes ao(s) grupo(s) incluso(s) nesse campo. Ex: No etapa de manchão o usuário erra e informa um código de "pneu novo", o "pneu novo" passa a fazer parte do custo da OP e seu estoque é efetuado baixa.


2.3 Cadastros de Usuários e Liberação de Etapas de Produção

Primeiramente o novo usuário do coletor deverá ser cadastrado através da rotina "R1 - Manutenção de Usuários" vinculando o mesmo ao grupo pré-definido para "usuários da industria" cadastrado no ato da implantação.

Posteriormente acesse a rotina "R984 - Manutenção de Senhas por Usuário de Produção"

Imagem19.png

Campo "Usuário" - Informe aqui o código do usuário cadastrado anteriormente na rotina R1.

Campo "Senha" - Informe aqui senha "numérica" que o usuário deverá digitar no coletor.

Obs: No coletor deverá ser informado o código do usuário e senha informados acima, portanto defina uma senha curta e de fácil memorização pelo usuário.


Com o usuário cadastrado, é necessário a liberação das etapas que o usuário poderá confirmar de acordo com suas atividades dentro da industria.

Acesse a rotina "R706 - Manutenção de Usuários por Etapa de Produção", localize na grade o usuário que você deseja liberar acesso a(s) etapa(s) e clique no botão "Itens".

Imagem20.png

Abaixo tela de seleção da(s) etapa(s)

Imagem21.png

Após a seleção clique no botão salvar. A partir desse momento o usuário já poderá realizar suas confirmações no coletor.


2.4 Cadastros de Perguntas e Cadastros de Respostas

Cadastro de Perguntas a serem efetuadas no coletor.

Dividiremos o cadastro em 3 etapas:

a) Utilize a rotina "R989 - Manutenção de Campos do Processo de Produção"

Imagem25.png

Campo "Nome" - Informe o nome da pergunta, esse será utilizado somente para pesquisa em rotinas e/ou apresentada em relatórios.

Campo "Tipo" - Existem vários tipos a disposição porém utilizaremos somente o tipo "Alternativas" essa somente vai permitir que o usuário do coletor informe umas das opções que criarmos mais a seguir.

Campo "Utiliza Integração" - Marque essa opção para ativar o uso no coletor.

Campo "Titulo Integração" - Informe aqui o texto que será apresentado no coletor, lembrando que somente é permitido 16 caracteres devido ao display do coletor.

Campo "Mantém Ultimo Valor" - Quando marcado essa opção o coletor vai armazenar a primeira resposta e replicar a mesma para as próximas OP´s.


Após efetuar o cadastro precisamos vincular a pergunta a sua etapa. Selecione a pergunta na grade da R989 e clique no botão "Itens" conforme imagem abaixo:

Imagem26.png

Ao clicar no botão Itens abrira a tela com a lista de todas as etapas. Conforme imagem abaixo:

Imagem27.png

Selecione a etapa que a pergunta será efetuada e clique no botão "Próximo". Aparecerá a seguinte tela:

Imagem28.png

Caso a pergunta seja de resposta obrigatória, marque a caixa, na seqüência defina qual a ordem que a pergunta será efetuada no coletor "lembre-se de verificar a ordem nas demais perguntas" e clique em salvar.


b) O próximo passo é definir em qual rotina a pergunta será efetuada. Normalmente todas as perguntas são efetuadas nas confirmações da R708. Para definirmos qual a rotina que a pergunta será feita, utilize a rotina "R997 - Manutenção de Campos por Rotina". Abaixo a tela de inclusão:

Imagem29.png

Campo "Campo" - Informe o código da pergunta cadastrada anteriormente.

Campo "Rotina" - Informe o código da rotina R708.

Clique em salvar.

c) Para finalizar, precisamos cadastrar as opções "respostas" que o usuário poderá digitar no coletor. Para cadastrar utilize a rotina "R990 - Manutenção de Valores dos Campos de Produção". Abaixo a tela de cadastro de nova "resposta".

Imagem30.png

Campo "Campo" - Informe aqui o código da pergunta cadastrada anteriormente.

Campo "Nome" - Informe aqui o texto que será apresentado nos relatórios para a resposta. Ex: SIM / NÃO / 1º RECAPAGEM etc.

Campo "Ordem" - Defina uma ordem numérica para a resposta, essa seqüência é utilizada somente nesta rotina a fim de facilitação na visualização na grade.

Campo "Etapa de Produção" - Informe aqui a etapa que a resposta estará disponível conforme definido anteriormente.

Campo "Código Integração" - Informe aqui qual a tecla o usuário do coletor precisará informar para essa resposta. Ex: 1 para SIM , 2 para NÃO etc.

Campo "Código Relatório" - Informe aqui qual será o código a ser apresentado nos relatórios. Normalmente é informado o mesmo código do "Código Integração".

Campo "Muda Fluxo" - Marque esse campo para quando a resposta fará desvio ou pular uma determinada etapa, após marcado a opção será solicitado mais alguns campos conforme imagem abaixo. Ex: Aplica manchão caso a resposta for sim a próxima etapa será a Y caso contrario a próxima etapa será a X.

Imagem31.png

Informe nos campos "Linha Produção Nova" "Etapa Produção Nova" a linha de produção e a etapa que o sistema deverá efetuar o desvio.

Obs: Caso não deseje mais que a pergunta seja efetuada no coletor, basta desativar a mesma na rotina R989.


3 Configurações e Erros no Coletor

3.1 Configurações

Ex: Relação de IP por coletor:

Coletor 1: IP 192.168.002.002

Coletor 2: IP 192.168.002.003 Etc.

Para configurar "novo coletor" ou "remanejar", basta desligar o coletor segurar a tecla 1 e ligá-lo novamente.

Imagem32.png

Informe o endereço de IP conforme relação anterior.

Imagem33.png


3.2 Rotinas disponíveis no coletor

Normalmente é configurado no "Gerenciador Industrial" a rotina padrão "R708 - Confirmação de Etapa de Produção" para todos os coletores portanto após informar o usuário e senha.

Imagem34.png

Para troca de rotina, basta pressionar a tecla "F2" e sequencia a tecla "E" aparecerá a seguinte tela no coletor:

Imagem40.png


Agora informe o código da rotina conforme lista abaixo:


R709 - Pulo de Etapa de Ordem de Produção

Imagem35.png


R710 - Estorno de Etapa de Ordem de Produção

Imagem36.png


R711 - Reprocessa Etapa de Ordem de Produção

Imagem37.png


R712 - Recusa de Ordem de Produção

Imagem38.png


R755 - Troca de Itens de Produção

Imagem39.png


3.3 Erros mais frequentes


"Valor Invalido", erro normalmente acontece quando o "Raspador" informa uma largura de banda errada ou não existe cadastro para essa combinação de "Pneu vs Banda vs Largura". Vide 1.2

Imagem10.png


"Muitos Valores Cad Invalido", erro normalmente acontece quando o "Raspador" informa uma largura de banda que exista duplicidade de combinação de "Pneu vs Banda vs Largura". Vide 1.2

Imagem10-1.png


"Mínimo ou Maximo", erro normalmente acontece por erro de digitação do usuário e/ou quando o "mínimo ou maximo" definido errado. Verifique na rotina R482 no botão Estrutura.

Imagem13.pngImagem14.png


"Preço de Venda N Encontrado", erro normalmente acontece quando o item da estrutura "receita" está sem preço de venda cadastrado. Vide 1.1

Imagem15.png


"Erro ao Salvar":

Erro normalmente acontece quando o item da estrutura "receita" está sem peso mínimo e/ou máximo definido. Neste caso corrija o cadastro na rotina R130.

Em caso de troca de serviço da O.P, se o novo código de serviço informado for igual ao código atual, esta mensagem também será apresentada.

Imagem16.png



3.4 Configurações de impressões automáticas do processo de produção:

Para impressão automática do processo de produção utilizaremos o Cbanet Spool de Impressão

Imagem49.png


Abaixo discutiremos os parâmetros "Empresa/Estabelecimento" e configuração das TAG dos Cbanet Spool de Impressão

  • Ficha de acompanhamento de Ordem de Produção:

  • Configure na rotina "R33 - Parâmetros por Estabelecimento":
    382 - Tipo de impressão de Ordem de Produção. Obs: Caso a empresa utilize modelo "caractere" é necessário incluir o parâmetro abaixo.

    Para impressão caractere, na rotina "R29 - Parâmetros por Empresa"
    224 - Modelo de Impressão de Entrada de Captação

    No Cbanet Spool de impressão, configura a TAG abaixo:



  • Etiquetas térmicas de acompanhamento de Ordem de Produção

  • Configure na rotina "R33 - Parâmetros por Estabelecimento":
    562 - Modelo de impressão de Etiqueta de Acompanhamento do Pneu durante o processo de produção.

    No Cbanet Spool de impressão, configura a TAG abaixo:



  • Etiquetas térmicas de saída de Ordem de Produção

  • Configure na rotina "R33 - Parâmetros por Estabelecimento":
    564 - Modelo de impressão de Etiqueta de Saída do Pneu durante o processo de produção.

    No Cbanet Spool de impressão, configura a TAG abaixo:



    Obs: Não se esqueça de configurar o modelo de etiqueta de recusa.

  • Etiquetas térmicas de recusa de recusa de Ordem de Produção

  • Configure na rotina "R33 - Parâmetros por Estabelecimento":
    563 - Modelo de impressão de Etiqueta de Recusa de Pneu durante o processo de produção.

    No Cbanet Spool de impressão, configura a TAG abaixo:



  • Etiquetas térmicas usadas durante o processo industrial
  • Esse recurso normalmente é utilizados em clientes onde o estoque é fechado, tendo a necessidade em determinados momentos serem impressas etiquetas para que o estoquista possa separar e efetuar entregas tendo como base o numero da OP. Com esse recurso, somente é disponibilizado insumos já registrados no sistema CBANET. Ex: Manchões, Bandas, etc.

    Primeiramente deverá existir o "modelo de carta" programado pelo Depto de desenvolvimento, tendo como base as informações necessárias, tamanho das etiquetas etc.

    Acesse a rotina R688 - Manutenção de Etapas por Linha de Produção, localize a etapa em que "NA CONFIRMAÇÃO DA ETAPA" deverá ser disparada a impressão e clique no botão alterar.

    Imagem50.png
    Campo "Etapa Realiza Impressão de Etiqueta?" - Marque essa opção.
    Campo "Modelo Carta" - Informe aqui o modelo de carta desenvolvida.
    Campo "Tipo Adicional" - Informe aqui uma sequencia numeral para utilização no Cbanet Spool de Impressão.
    Campo "Tipo de Etiqueta" - Informe aqui o tipo de etiqueta conforme instruções do desenvolvimento, pois essa opção disponibilizará ou não campos para o "Modelo de Carta".

    No Cbanet Spool de Impressão, configure a(s) TAG(´s) abaixo:



3.5 Informações adicionais:


Caso haja inconsistência na impressão das etiquetas utilizar a base de conhecimento "Calibragem impressora Zebra GC420 T" que auxiliará na calibragem da impressora para que seja impresso uma etiqueta por vez.