1. Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à configuração para impressão do AIDF no cupom fiscal.

1.1 Escopo

A AIDF é a Autorização para Impressão e Liberação de Uso de Documentos Fiscais, após a Prefeitura disponibilizar o número do AIDF para sua empresa faz-se necessário realizar as configurações a seguir para que nas vendas em cupom fiscal seja impressa esta informação.

2. CONFIGURAÇÃO PARA IMPRESSÃO DA AIDF NOS CUPONS FISCAIS

Primeiro Iremos configurar a mensagem fiscal através do caminho Controladoria,Cadastros,Manutenção de Mensagens Fiscais ou através da RID 460
1.png
Configurar a mensagem fiscal por serie/ estabelecimento para vincular a mensagem fiscal a serie por estabelecimento acesse Controladoria, Cadastros,Manutenção de Mensagens Fiscais por série/estabelecimento ou através da RID 979.
2.png
Realizadas estas configurações as vendas em mercadorias e serviços já poderão ser realizadas através do cupom fiscal.

3. EMISSÃO DE NOTA FISCAL DE SERVIÇO REFERENTE A SERVIÇOS REALIZADOS EM CUPOM

No final do dia faz-se necessário emitir uma única nota fiscal de serviço referente aos serviços realizados em cupom fiscal, segue abaixo as configurações necessárias.
Primeiro Iremos cadastrar uma nova entrada/saída especifica para a emissão da nota diária de serviço, a entrada e saída deverá conter as seguintes características:
3.png
  • Nome: sugerimos Nota Diária Serviço;
  • Tipo Entrada/Saída: S- Venda;
  • Evento Contábil: sugerimos o mesmo evento que da entrada/saída de venda código 242;
  • Tipo de preço: preço de tabela;
  • Tributado de ICMS: este campo deverá estar marcado como sim;
  • Calcula Impostos automaticamente: este campo deverá estar marcado como sim;
  • 4.png
  • Valida na geração de notas/pedidos o CFOP utilizado em relação à operação dentro ou fora do estado/pais? este campo deverá estar marcado como sim;
  • Serie de Serviço: pode-se deixar automático a série de serviço eletrônica do estabelecimento;
Após cadastrar estas características realizar a configuração de CFOP no direito parâmetro e já será possível faturar a nota diária de serviço eletrônico referente aos serviços emitidos em cupom fiscal.
Para finalizar sugerimos também cadastrar um item com nome: Serviços emitidos na ECF através de cupom fiscal, com a alíquota de ISS do estado para que o mesmo seja utilizado em todos os orçamentos para faturar as nota diária de serviço eletrônico referente aos serviços emitidos em cupom fiscal.

4. EXEMPLO DE ORÇAMENTO PARA FATURAMENTO:

5.png
No campo cliente será colocado o cadastro do estabelecimento em que foram emitidos serviços nos cupons fiscais.
6.png