Objetivo


Procedimento para configuração do arquivo XML de layout do Itaú e adequação das procedures utilizadas para se gerar os dados de exportação da remessa de títulos a pagar através da rotina 692.

Pré-Requisitos


Sql Server para edição de procedures e um editor de textos para edição do XML.

- Arquivo de remessa é o documento enviado ao Itaú, contendo as informações dos pagamentos/demonstrativos a serem efetuados. Podem ser enviados vários arquivos num mesmo dia.

O arquivo é gerado através da rotina [692-Manutenção de Remessas de Títulos a Pagar] e é enviado ao banco pelo sistema financeiro utilizado pelo cliente (site do banco). Para que as informações enviadas estejam corretas se faz necessária uma fase de homologação, quando o arquivo é enviado ao banco em um ambiente de teste do próprio site e o retorno indica o que deve ser corrigido.

Para a configuração do arquivo siga os passos a seguir:
  • 1. Acessar o manual de intercambio eletrônico de arquivos do Itaú, que contém os layouts e explicações necessárias para a configuração: \\192.168.111.11\Suporte\Integradores\Bancos\Itaú\SISPAG_CNAB.pdf
  • 2. Abrir o arquivo XML de layout: ...Cbanet.Server\Cbanet.Server.Web.UI\Controles\Exportacao\Arquivos\IntegracoesBancarias\LayoutExportacaoArquivo.xml


  • Pop1-img1.png

    Os tipos de dado, o tamanho, alinhamento e valor do campo devem estar de acordo com o exigido no manual de integração do banco. Os tipos no XML podem ser:

    I = Integer
    D = Date
    S = String
    SI = String contendo exclusivamente inteiros
    N = Double
    H = Hour [ Apenas na Importação para o Cbanet: \d{4} que será convertido em \d{2}\:\d{2} ]
    L = Boolean [S ou N]
    Qualquer tipo acima, pode ser iniciado com C, isso irá indicar uma constante, exigindo o atributo Valor;

    Considerar somente as partes referentes ao banco de interesse (somente Itáu por enquanto). Atentar-se ao comentário no início de cada lote que indicará qual procedimento armazenado do banco é responsável pela geração de seus dados.

  • 3. Procurar pelo código fonte da stored procedure de interesse no banco e alterá-la de acordo com a necessidade:
Pop1-img2.png

Importante:
  • Os dados gerados pelas stored procedures precisam estar de acordo com o solicitado no manual de integração do banco.
  • Os nomes das colunas retornadas pelas procedures precisam ser idênticos aos nomes das Tags do XML de layout.
  • A validação/homologação pode exigir que seja modificado o XML na pasta indicada que fica localizada no diretório do Cbanet do cliente. Caso ocorra a modificação deste arquivo deve-se invariavelmente enviar as alterações ao desenvolvimento, para que sejam incluídas na próxima atualização de versão do sistema.