1. Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a Instalação e Configuração do Spool de Impressão nas estações de trabalho.


Versão Atual: v4.23


1.1 Escopo

O Spool de Impressão é um gerenciador de impressões automáticas de documentos, responsável por checar no Servidor (URL) se existem documentos em fila, e enviá-los para as impressoras definidas no arquivo de configuração (Cbanet Spool de Impressao Win.exe.config).


2. Procedimento.


2.1 - Instalação do aplicativo Cbanet Spool de Impressão.

A instalação do aplicativo Cbanet Spool de Impressão pode ser feita realizando os seguintes passos:


2.1.1 - Desinstalação do Serviço Cbanet Spool de Impressão.

Se estiver sendo executado o serviço do Spool de Impressão na máquina, será necessário desinstalar o serviço para instalar a nova versão do Spool de impressão, que passa a ser um aplicativo Windows.

Obs.: Se não estiver instalado e sendo executado o serviço, ignore esta etapa.


Para desinstalar o serviço, execute os seguintes procedimentos:


  • 1 - Acesse o Gerenciador de Serviços do Windows, localize o serviço Cbanet - Spool de Impressão Remota e pare o serviço.


img0001.png


  • 2 - Acesse a pasta Cbanet Spool de Impressão que está sendo utilizada e execute o arquivo Desinstala.bat para desinstalar o serviço.


img0002.png


2.1.2 - Pasta de Instalação


  • Solicite junto ao Suporte Cbanet uma cópia da pasta de instalação do aplicativo Cbanet Spool de Impressão, que deixa de ser um serviço e passa a ser um aplicativo Windows.

De posse da nova pasta de instalação do aplicativo Cbanet Spool de Impressão, faça um backup da pasta antiga e substitua a pasta que estava sendo utilizada pela nova pasta no caminho X:\Arquivos de Programas\Cba Tecnologia Ltda\. Esta será a pasta default (Padrão) para o Spool de Impressão gerenciar as impressões de documentos.


img0003.png


2.1.3 - Configuração de parâmetros

O passo seguinte é, acessar a pasta do Cbanet Spool de Impressão e abrir o arquivo [Cbanet Spool de Impressao Win.exe.config] utilizando o bloco de notas para configurar alguns parâmetros.


img0004.png


img0005.png


Informe no campo "VALUE":

  • 1. Endereço onde se localiza o Sistema Cbanet.
  • 2. Neste campo define qual é a empresa e o estabelecimento.


Para a configuração dos documentos que serão impressos, localize a Tag abaixo dentro do arquivo [Cbanet Spool de Impressao Win.exe.config] e configure de acordo com o campo "VALUE". Caso não utilize a impressão ou monitoramento de algum documento, deixe em branco.


img0013.png


2.1.4 - Instalação do aplicativo

Neste passo, será instalado o aplicativo Cbanet Spool de Impressão.

Acesse a pasta Cbanet Spool de Impressão e EXECUTE COMO ADMINISTRADOR o arquivo [Cbanet Spool de Impressao Win.exe]. Se não tiver permissão para executar o arquivo como Administrador, entre em contato com o responsável pela TI da empresa para que ele execute o arquivo.


img0007.png


O ícone do arquivo ficará em ícones ocultos, próximo ao relógio do Windows.


img0008.png


Clique sobre o ícone do Spool e clique em Abrir.


img0009.png


Na tela que irá abrir, marque a opção [Iniciar automaticamente ao carregar o Windows] para que não seja necessário executar o arquivo toda vez que a máquina for ligada.


img0010.png


Clique em OK na mensagem e minimize a janela.

Quando quiser parar o aplicativo, ao invés de minimizar, feche a tela. Com isso irá aparecer uma mensagem de alerta para o usuário. Para fechar, clique em SIM.


img0011.png


Para reiniciar o aplicativo, acesse a pasta e execute novamente, como Administrador, o arquivo [Cbanet Spool de Impressao Win.exe].


img0012.png