1 Introdução

O Spool de Impressão é um gerenciador de impressões automáticas de documentos, responsável por checar no servidor se existem documentos em fila, e enviá-los para as impressoras definidas no arquivo de configuração.

1.1 Finalidade

Este documento tem o intuito de instruir o usuário na instalação e configuração do aplicativo Spool de Impressão nas estações de trabalho.

1.2 Escopo

Este procedimento foi criado pela empresa Cba Tecnologia Ltda. para fomentar os seus clientes de informações sobre o Spool de Impressão do Cbanet.

1.3 Definições, Acrônimos e Abreviações

Spool = Local para armazenamento de processos/documentos/informações em fila, que estão aguardando serem processados. Fila para aguardar executar.

1.4 Referências

Todo conteúdo do documento foi construído a partir de documentos e processos internos captados na central de chamados, no menu Procedimentos.

2.0 Procedimento

2.1 Instalação

O primeiro passo na instalação do Spool de Impressão é criar a pasta Spool de Impressão na estação local no caminho X:\Arquivos de Programas\Cba Tecnologia\Cbanet\. Esta será a pasta default (Padrão) para o Spool de Impressão gerenciar as impressões de documentos.
1.png
O aplicativo SpoolImpressao.exe está disponibilizado no endereço (http://187.6.123.191/ftp/SpoolImpressao), na forma de arquivo compactado (extensão .rar Arquivo compactado com o Winrar), nomeado da seguinte forma: SpoolImpressao-vVERSAO.rar , onde a VERSAO é o número da ultima versão ou release do aplicativo. Você poderá efetuar o download do Spool de Impressão e salvar na pasta X:\Arquivos de Programas\Cba Tecnologia\Cbanet\Spool de Impressão a qual havia sido criada anteriormente.
2.png
Para descompactar o arquivo, clique com o botão direito sobre o arquivo, e selecione a opção Extract Here.
3.png
Com todos os arquivos descompactados, dê dois cliques no arquivo INSTALA.BAT e ele fará a instalação do serviço no Windows.
4.png
Perceba que abrirá uma janela do Windows que fará a instalação e perguntará se deseja nomear a instância, clique em NÃO.
5.png
Dar nome a uma instância significa dizer que posso criar vários serviços de Spool de Impressão em uma única estação. Para ficar mais fácil de entender vamos a alguns exemplos: Em UMA EMPRESA, eu posso ter DOIS sistemas (ou mais) com endereços DIFERENTES, isso significa que para cada um deverá ser criada UMA INSTÂNCIA.
No exemplo abaixo não iremos utilizar instância, mas logo em seguida tem uma breve explicação de quando e como utilizar novamente.
Quando a instalação terminar, irá aparecer seguinte tela...
6.png
... Tecle ENTER para que seja fechada.
Terminada a instalação, esta primeira etapa foi concluída. A próxima será a configuração do Windows e dos arquivos subjacentes ao SpoolImpressao.exe .
Quando utilizar a instância?
Resposta: Quando em uma única estação for gerenciar as impressões de algum tipo documento que possua padrões de impressão do Windows diferentes, por exemplo, o estabelecimento 1 utiliza boleto no formato A4, porém a mesma estação imprime NF-e no formato Ofício.
Seguindo o exemplo dado anteriormente, para ficar melhor de gerenciar, crie três pastas: uma pasta dentro do Spool de Impressão para indicar a EMPRESA, e dentro da pasta empresa, outras duas para indicar os ESTABELECIMENTOS ou os TIPOS DE IMPRESSÃO.
7.png
Em cada pasta dos Estabelecimentos/Tipos de Documentos, deverá conter todos os arquivos que estão compactados no SpoolImpressao-vVERSAO.rar . Logo, dentro de CADA PASTA deverá ser executado o arquivo INSTALA.BAT para efetuar a instalação do serviço de impressão, e conseqüentemente criar uma instância para cada um.
8.png
Para cada Estabelecimento/Tipo de Documento cria-se uma nova instância, ou seja, uma nunca deve sobrescrever a outra, caso já a tenha a número 1, clique em NÃO, e o Windows irá mostrar a próxima instância sucessivamente até chegar à décima.
9.png
Obs: este será o mesmo nome do serviço criado no ato da instalação.
Após a instalação, deverá ser configurado no SpoolImpressao.exe.config a variável Instancia com o número adotado da mesma, para que o serviço do Windows possa ser executado sem conflitos entre as cópias do Spool de Impressão.

2.2 Configuração

2.2.1 Configuração do Serviço de Impressão

A parte inicial (Instalação) criou um serviço do Windows, o qual é executado internamente sem a intervenção do usuário. Agora vamos configurar esse serviço para que seja corretamente executado.
Navegue pelo caminho:
  • Painel de Controle
  • Ferramentas Administrativas
  • Serviços
Ao abrir, procure o serviço chamado Cbanet Spool de Impressão Remota, clique com o botão direito Propriedades.
10.png
Na aba Logon, certifique-se de que está informando o NOME DO USUÁRIO e a SENHA do usuário local da maquina corretamente, aquele que faz uso constante da mesma.
11.png
Isso fará com que o serviço utilize sempre as mesmas definições de impressão do USUÁRIO LOCAL.

2.2.2 Configuração dos Arquivos Subjacentes

Após ser feita a configuração do(s) serviço(s), o próximo passo é realizar a configuração do SpoolImpressao.exe.config o qual é um arquivo de configuração contendo parâmetros.
12.png
Informe no campo VALUE:
  • 1. Caso for utilizada instância, coloque o número da mesma no campo, senão tiver pule esse campo.
  • 2. Endereço onde se localiza o Sistema Cbanet.
  • 3. Neste campo define qual é a empresa e o estabelecimento.
Para a configuração dos documentos que serão impressos, localize a Tag abaixo dentro do arquivo SpoolImpressao.exe.config e configure de acordo com o campo VALUE, caso não utilize a impressão ou monitoramento de algum documento, deixe em branco.
Configuração para impressão de documentos
14.png
15.png
16.png
17.png
Se a impressão do documento for gráfica, deverá ser indicado apenas um ponto no campo VALUE, indicando que o sistema irá imprimir na IMPRESSORA PADRÃO DO WINDOWS, principalmente nos tipos Recibos, Nota Fiscal Eletrônica, Boleto Expresso e Correspondência.
18.png
OBS: As impressoras compartilhadas devem estar configuradas para que o usuário CONVIDADO tenha permissão de solicitar impressões nas impressoras, caso contrário o Windows irá mostrar a mensagem: ACESSO NEGADO.
Para verificar se a impressora está comunicando com a estação, clique em Iniciar Executar:
  • Digite \\Nome_Da_Estação (ou IP)\Nome_Da_Impressora
  • Clique com o botão direito, selecione a opção Conectar. Feito isso a estação irá mapear a impressora, fazendo do uso da mesma.
Na pasta Spool de Impressão em X:\Arquivos de Programas\Cba Tecnologia\Cbanet\ tem dois scripts: PrintAscii.vbs e o PrintHtml.vbs . Execute os arquivos, clique com o botão direito em cima do arquivo e clique em Abrir usando o prompt de Comando:
13.png
Faça o mesmo procedimento com o arquivo PrintHTML.vbs.
Caso o Windows peça permissão para executar o arquivo, clique em SIM, e desmarque a opção de Sempre Perdir Permissão Para Executar O Arquivo. Essa configuração é necessária, pois quando um documento for enviado para impressão, o Windows irá pedir a permissão para o serviço Cbanet Spool de Impressão, porém não será respondido e o documento ficará preso.

2.2.3 Configurações Avançadas

Alguns pontos devem ser conferidos antes de reiniciar a maquina para efetuar os testes:
  • 1. A pasta de Spools do Cbanet, dentro do servidor (X:\Arquivos de Programas\Cba Tecnologia\ Cbanet\wwwroot\spools\), deve ter acesso completo de leitura/gravação pelo usuário TODOS, de preferência permita o direito de Controle Total;
  • 2. Com o serviço Cbanet Spool de Impressão? parado, emita pelo Cbanet a impressão de um documento qualquer, e veja se dentro da pasta Spools do Servidor será criada uma pasta EmpX (Onde X é o código da empresa) com um arquivo sendo ele uma extensão .CBAPRN, este arquivo é o documento a ser impresso quando o Spool de Impressão for iniciado.
  • 3. Quando o Spool de Impressão recupera um documento para impressão, este tem sua extensão trocada de .CBAPRN para .CBAPRT, indicando que o mesmo está em transito.
  • 4. Verifique se logo após a impressão do documento, o arquivo .CBAPRT será excluído, se não for, é porque o Spool de Impressão da estação cliente não está tendo acesso ao servidor.
  • 5. Arquivos que começam com i10, são arquivos ASCII puros, i11 são arquivos HTML, i12 são arquivos PDF e i13 são uma arquivos gráficos múltiplos, basta trocar a extensão para .TXT, .HTML, .PDF ou .ZIP para visualização do conteúdo, respectivamente.
  • 6. Antes de iniciar o serviço, limpar todos os LOGs da ferramenta Visualizador de Eventos do Windows, e qualquer erro que exista após a recuperação do arquivo o CBAPRN é gerada no Visualizador de Eventos da maquina onde o Spool de Impressão está instalado.
  • 7. Na utilização do Cbanet PDV, instalar um Spool de impressão para cada impressora, abra o SpoolImpressao.exe.config e configure os parâmetros ImpressaoLocalPasta e ImpressaoLocalImpressora. Se for utilizar o Cbanet PDV com impressora Bematech, deixar os parâmetros de ImpressaoLocal em branco e configurar o parâmetro ModuloImpressao como Bematech e indicar em ModuloPastaRetorno o mesmo valor do mesmo parâmetro utilizado no PDV.
19.png
8. Para impressão de arquivos PDF, configurar o parâmetro ModuloImpressaoPdf indicando o caminho da pasta completa da versão instalada na máquina do Adobe Reader. Preferencialmente, utilizar as últimas versões.