Escopo

Este documento irá abordar como confirmar a movimentação de itens de estoque através do leitor de código de barras.

Esta implementação visa agilizar o processo de checagem de itens para movimentação de estoque.

Pré-Requisitos

Para utilizar este processo, deverão estar configurados:

  • O parâmetro por estabelecimento [R493 - Realiza validação de código de barras?] - Quando ativo, irá habilitar o campo para inserção dos códigos de barras e impedir a seleção manual de itens que obriguem o preenchimento desta informação. DEVE SER ATIVADO NO ESTABELECIMENTO PADRÃO DO USUÁRIO;

  • Se o parâmetro 493 foi configurado para utilizar validação do código de barras, poderá ser configurado adicionalmente o parâmetro [656-Permite pesquisa por código de fabricação ou código do Item na confirmação de estoque]. Se este parâmetro for ativo, poderá ser realizado pesquisa por código do item e código de fabricação também.

  • O parâmetro por empresa [R609 - Realiza filtro automático dos itens pertencentes ao orçamento identificado?] - Quando ativo em conjunto com o parâmetro por estabelecimento [R493 - Realiza validação de código de barras?], irá filtrar automaticamente os demais itens do orçamento do item selecionado através do código de barras. DEVE SER ATIVADO NO ESTABELECIMENTO PADRÃO DO USUÁRIO;

  • O campo [Obriga Conferência de Código de Barras na Confirmação de Estoque?] na aba [Estoque] da rotina [R130 - Manutenção de Itens] - Quando ativo em conjunto com o parâmetro por estabelecimento [R493 - Realiza validação de código de barras?], irá desabilitar a checagem manual do item, obrigando o usuário a conferir este item através do leitor de código de barras;

  • O campo [Tipo de Conferência] na aba [Estoque] da rotina [R130 - Manutenção de Itens] - Indica a forma de conferência dos itens ([Unitária] ou [Em Lote]), sendo a conferência [Unitária] o padrão adotado caso este campo não seja preenchido;

  • O campo [Código de Barras] na rotina [R179 - Manutenção de Itens/Embalagens de Venda] - Através desta informação os itens serão identificados e conferidos;


Conferência dos Itens

Uma vez configurados os pré-requisitos, será disponibilizado o campo [Código de Barras], onde deverá ser posicionado o cursor para início da conferência dos itens através do leitor de código de barras.

Para itens que permitam a checagem por [Lote], conforme configurado na rotina [R130 - Manutenção de Itens], há ainda a possibilidade de informar a quantidade de itens a serem checados com um único código de barras. Para realizar esta operação, basta informar a quantidade de itens sucedido pelo literal [X].

Ex: Ao utilizar o código de barras [5X7890046133502], serão checados 5 unidades do item com código [7890046133502]

imagem2.png

Os itens configurados para obrigar a conferência pelo código de barras terão a opção de checagem manual desabilitadas.
Para estes itens, exclusivamente, será alimentada a coluna [Qtd. Conferida], indicando a quantidade de códigos informados e orientar o usuário sobre a quantidade que ainda deve ser informada até completar a checagem..


imagem3.png

Caso o código informado esteja presente em mais de um orçamento, uma tela com todos os orçamentos encontrados será exibida para escolha do usuário.

imagem4.png

Após a definição do orçamento, caso o parâmetro por empresa [R609 - Realiza filtro automático dos itens pertencentes ao orçamento identificado?] esteja ativo, os demais itens deste orçamento serão filtrados automaticamente.

imagem5.png

Os itens somente serão checados para efetuar as operações Confirmar/Rejeitar/Desbloquear/Imprimir, caso seja informado um código de barras para cada item presente.

As opções [Todos] e [Inverter] serão desativadas quando o parâmetro [R493 - Realiza validação de código de barras?] estiver ativo, de maneira a evitar a checagem acidental de itens.

imagem1.png