Introdução


Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao procedimento de Integração NFS-e Governa

Escopo


Este documento demonstra o processo de configuração do sistema para que a geração de notas fiscais eletrônicas de serviços seja integrada com as prefeituras que adotam a empresa GOVERNA como integradora. As orientações registradas neste documento não podem ser utilizadas se a prefeitura utilizar outra integradora.

Referências


Todo conteúdo do documento foi construído a partir do manual de Integração Web Service obtido através do site da prefeitura de Ituiutaba no endereço abaixo.

Link:
http://ituiutaba.mg.gov.br/imgTxt/Manual%20de%20Integra%C3%A7%C3%A3o%20Web%20Service%20Ituiutaba.pdf

Início do Processo de homologação


Primeiramente um representante da empresa deverá dirigir-se até a prefeitura para efetuar o cadastro para acesse via web site. Com os dados em mãos basta acessar o site da prefeitura no caso da prefeitura de Ituiutaba que foi utilizada como exemplo nesse manual é solicitado a inscrição municipal, CPF/CNPJ e Senha que foi fornecida pela prefeitura.

Configuração Via WEB Site da Prefeitura


Com os dados de acesso em mãos deverá acessar o site da prefeitura navegar pelo menu RPS>>Autorização de Impressão ? Botão Solicitar Nova, no caso da Prefeitura de Ituiutaba foi necessário contatar o fiscal para que fosse liberado as RPS após liberado basta baixar os AIDFs conforme demonstrado na primeira imagem e importa-los para o cbanet através da rotina 1018 direito Novo informando o estabelecimento e localizando o arquivo no local que foi salvo conforme demonstrado na segunda imagem;

Pop9-img1.png

Pop9-img2.png

Nessa segunda parte será gerada a chave de acesso que será utilizado posteriormente no arquivo web.config do CbanetNfe e esta informação é de suma-importância para transmissão de NFSe sem ela tornasse impossível a transmissão. Para gerar esta chave ainda navegando no site da prefeitura acesse: Gerenciamento>>Configurar Padrão selecione o botão Gerar Chave de Acesso abaixo será exibida a chave conforme demonstrado na imagem após basta clicar em Gravar, nessa mesma tela é possível configurar outras informações quanto a tributação, estas são de responsabilidade do departamento fiscal da empresa

Pop9-img3.png


Configuração do WEB.CONFIG


Conforme tratado no tópico anterior onde geramos a Chave de acesso, esta será utilizada no web.config do sistema Cbanet NF-e conforme demonstrado em imagem abaixo na tag Estabelecimento onde também deve ser configurado o certificado que será utilizado com os dados da empresa prestadora, uma observação importante é que o Cbanet faz diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas ou seja se digitar o Ituiutaba na tag webserviceNFSe e informar ituiutaba na tag estabelecimento no parâmetro Prefeitura terá problemas na emissão de NFSe pois o cbanet não irá encontrar o webservice da Prefeitura.

Pop9-img4.png

Configuração de LINKS na TAG WEBSERVICENFSE


Para que o sistema consiga transmitir as notas é necessário informar os webservices que nada mais é que links endereços de internet, no caso da prefeitura de Ituiutaba estes são disponibilizados no próprio site na aba serviços>>link webservice

Pop9-img5.png

Pop9-img6.png

Como podemos observar nas imagens anteriores acessamos o link com os webservices e no web.config abaixo temos todos os serviços apontando para o mesmo endereço: http://201.48.3.165:8080/wsgoverna/eSiat.asmx, isso se da pois o serviço a ser acessado é informado no parâmetro ?servico? conforme imagem abaixo, para este cliente não foi realizado testes em ambiente de homologação caso fosse necessário deveria estar preenchido a tag homologação e na tag estabelecimento estar informado no parâmetro ?Ambiente? homologação no nosso exemplo já está em produção.

Pop9-img7.png

Cadastro de Cidade


No cadastro de cidade (Prestador) deve ser informado o Integrador no nosso caso é a Governa, para acessar o cadastro de cidades navegue em Financeiro>>Cadastro>>Cidades no campo integrador digite o nome do integrador ou digite (*) asteristico e pressione a tecla tab e será exibido as opções, bastando apenas selecionar e salvar.

Pop9-img8.png

Cadastro de Estabelecimento


No cadastro do estabelecimento rotina 288 devem ser preenchido além do campo inscrição municipal os campos: Grupo Item de Serviço, Item de Serviço, CNAE e Tributação do Município, estas informação deve ser solicitado junto a prefeitura ou contabilidade.

Pop9-img9.png

Cadastro de Item


NO cadastro do item deve ser informada a natureza do item como serviço e a classificação fiscal deste, esta classificação fiscal poderá ser consultada juntamente com a contabilidade.

Pop9-img10.png