Introdução
Este documento tem o intuito de instruir o analista de suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos ao procedimento de Integração NFS-e da BSIT-BR.
Escopo
Este documento demonstra o processo de configuração do sistema para que a geração de notas fiscais eletrônicas de serviços seja integrada com as prefeituras que adotam a empresa BSIT-BR como integradora. As orientações registradas neste documento não podem ser utilizadas se a prefeitura utilizar outra integradora.
Cidades
As cidades que atualmente adotam a BSIT-BR em clientes MOVERE são:
- Jatai - GO
- Itumbiara - GO
- São Luis de Montes Belos - GO
- Formosa - GO
Início do Processo de homologação
A primeira etapa para realização da integração é a solicitação do credenciamento no ambiente de Homologação através do e-mail issweb@bsit-br.com.br.
Após o credenciamento o município fará a liberação do acesso e as credenciais para integração serão enviadas para o e-mail da empresa. De posse das credenciais e o usuário para acesso a interface gráfica liberada, o contribuinte poderá visualizar o relatório com as informações / valores de integração que poderá enviar conforme descrito abaixo:
O Sistema disponibiliza um relatório de auxílio á integração que fornece as informações parametrizadas para o Contribuinte que ele poderá utilizar no momento de realizar a integração, como:
- Código do Município / Atividade
- Item da Lista de Serviço / Item de Serviço
- Código CNAE
- Exigibilidade ISS / Natureza de Operação
- Tipo de Pessoa
- Tipo de Logradouro
Para visualizar esse relatório basta acessar o sistema selecionar o menu Meus Dados > Opção 5 - Informações Integração. Feito isso, selecione o Contribuinte desejado e clique no ícone de PDF para gerar o relatório.
Prefeituras que exigem o controle de AIDF
O Contribuinte deverá realizar a solicitação de uma AIDF para utilização de RPS. Para isso clique no menu AIDF > Opção 1. Solicite a quantidade necessária de AIDFs e clique no ícone para Salvar.
A Numeração de RPS liberada será utilizada no processo de implementação / homologação. A mesma deverá ser importada na rotina [R1018 - Importação de AIDF].
Web.Config
Devera ser solicitado através dos e-mails [ issweb@bsit-br.com.br, marcelo@bsit-br.com.br] a chave de acesso, onde esta será utilizada no Web.config do sistema NF-e conforme demonstrado em imagem abaixo na tag Estabelecimento onde também deve ser configurado o certificado que será utilizado com os dados da empresa prestadora.
Uma observação importante é que o sistema faz a diferenciação de letras maiúsculas e minúsculas, ou seja, se digitar o nome do município na tag webservice NFSe diferente do que foi informado na tag estabelecimento no parâmetro Prefeitura, o sistema apresentará problemas na emissão de NFSe, pois o mesmo não irá encontrar o WebService da Prefeitura corretamente.
Configuração de links na Tag WebService NFSe
Para que o sistema consiga transmitir as notas é necessário informar as URLs dos WebServices, que nada mais são que links endereços de internet, disponibilizados através dos endereços de e-mail [issweb@bsit-br.com.br, marcelo@bsit-br.com.br].
<Jatai MensagemAutenticidade="Consulte a autenticidade deste documento acessando o site: www.jatai.go.gov.br" SitePrefeitura="www.jatai.go.gov.br" VersaoWebService="X"> <Homologacao> <ws Servico="RecepcionarLoteRps" URL="http://homologacao.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS" TimeOut="120" Versao="1.00" /> <ws Servico="ConsultarNFSePorRps" URL="http://homologacao.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS" TimeOu<span class="fr-marker" data-id="0" data-type="false" style="display: none; line-height: 0;"></span><span class="fr-marker" data-id="0" data-type="true" style="display: none; line-height: 0;"></span>t="120" Versao="1.00" /> <ws Servico="CancelarNFSe" URL="http://homologacao.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS" TimeOut="120" Versao="1.00" /> </Homologacao> <Producao> <ws Servico="RecepcionarLoteRps" URL="http://jatai.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS" TimeOut="120" Versao="1.00" /> <ws Servico="ConsultarNFSePorRps" URL="http://jatai.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS" TimeOut="120" Versao="1.00" /> <ws Servico="CancelarNFSe" URL="http://jatai.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS" TimeOut="120" Versao="1.00" /> </Producao> </Jatai>
Como se pode observar acima, a configuração do ambiente de homologação aponta para o seguinte endereço: http://homologacao.jatai.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS e o ambiente de produção aponta para o endereço http://jatai.bsit-br.com.br/integracao/services/nfseWS, além de realizar o preenchimento dos links no WebService NFSe dos ambientes de homologação e produção, na tag estabelecimento também deve estar informado no parâmetro Ambiente se está no modo Homologação ou Produção.
Versão do WebService
Quando a versão estiver configurada de forma incompatível, ao transmitir uma NFS-e será apresentado um erro semelhante a este:
System.Web.Services.Protocols.SoapHeaderException: Unexpected wrapper element {http://ws.integration.iss.bsit.com.br/}gerarNfse found. Expected {http://ws.integration.pm.bsit.com.br/}gerarNfse. at Cbanet.NFe2.Servicos.BSITBR.NFSeRecepcionarLoteR |
A integradora BSIT-BR possui sistemas de integração em duas versões diferentes. Na tag responsável pela configuração do município deverá ser informada a versão do WebService, exclusivamente, se o mesmo for a nova versão.
- VersaoWebService não informado, VersaoWebService="" ou VersaoWebService="1" - Versão antiga
- VersaoWebService="2" - Nova versão
Para identificar a versão, basta navegar na URL de produção acrescentando o termo ?WSDL para que seja exibida todas as funções disponíveis, nesta página, basta pesquisar nas primeiras linhas o atributo xmlns:ns1.
Versão antiga:
Valor esperado: http://ws.integration.iss.bsit.com.br
Nova Versão:
Valor esperado: http://ws.integration.pm.bsit.com.br
Caso a versão disponibilizada pela integradora não for nenhuma destas, o município deverá
ser encaminhado a equipe de desenvolvimento para homologação de nova integração.
Cadastro de Cidade
No cadastro de cidade (Prestador) deve ser informado o Integrador no nosso caso é a BSIT-BR, para acessar o cadastro de cidades navegue em Financeiro>>Cadastro>>Cidades no campo integrador digite o nome do integrador ou digite (*) asterisco e pressione a tecla tab e serão exibidas as opções, bastando apenas selecionar e salvar.
Cadastro de Estabelecimento
No cadastro do estabelecimento rotina 288 devem ser preenchidos além do campo inscrição municipais os campos: Grupo Item de Serviço, Item de Serviço, CNAE e Tributação do Município, estas informação deve ser solicitado junto a prefeitura ou contabilidade.
Cadastro de Item
No cadastro do item deve ser informada a natureza do item como serviço e a classificação fiscal deste, esta classificação fiscal poderá ser consultada juntamente com a contabilidade.