1 Introdução


Este documento tem o intuito de instruir o analista de suporte e os usuários do sistema a efetuarem os passos fundamentais relativos a configuração da Estrutura do DRE - Demonstração do Resultado do Exercício para emissão do Relatório de DRE Contábil.


1.1 Escopo


A demonstração do resultado do exercício (DRE) A demonstração do resultado do exercício (DRE) é uma demonstração contábil que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e despesas, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

A demonstração do resultado do exercício, oferece uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos e trimestralmente para fins fiscais.

Todas empresas de capital aberto são obrigadas a divulgar publicamente duas demonstrações.


2 Configurações


2.1 Antes de configurar o DRE Contábil na rotina 859 deve configurar o parâmetro por empresa 316 - Mascara Contábil DRE na R29.



Rotina 858 - Manutenção de Plano de Contas DRE


Acesse a rotina 858 e clique no direito Novo para montar a estrutura do DRE.


Na tela seguinte informe os campos:

  • Nome, que será o nome dado ao DRE (por exemplo, LUCRO LIQUIDO, LUCRO LIQUIDO DO EXERCICIO, RECEITA);
  • A Máscara (Quantidade de dígitos que define quantos níveis as contas podem atingir, o máximo é de 10 dígitos. Cada número de máscara define quantos dígitos aquele nível obrigatoriamente deverá ter, por exemplo: Máscara = 122334 - Cta: 1.01.01.001.001.0001; Máscara = 135 - Cta: 1.001.00001) ;
  • Caso deseje, é possível definir a ordem para exibição da conta. 
  • E defina o tipo Analítica ou sintética.


Em contas do tipo Sintético não é possível inserir contas para totalização, somente em contas do tipo analítica. Nas contas para totalização é possível inserir contas do tipo sintética e analítica do plano de contas. 


Após cadastrar de acordo com o tipo analítico ou sintético clique no botão Salvar.


3 Emissão do Relatório.

Para emitir o relatório de DRE Contábil, acesse a rotina 859 - Relatório de Demonstração de Resultado do Exercício.


Após acessar a rotina, preencha os campos conforme desejado e clique em executar.


R859 sem a marcação da Flag "Exibe Classificação De Terceiros": 



Classificação De Terceiros R859

Caso deseje exibir classificação de  terceiros é necessário ativar o parâmetro [P1349 - Exibe classificação de sistema de terceiros? ] na rotina [R29 - Parâmetros por Empresa], após ativação do parâmetro, será possível marcar a flag "Exibe Classificação De Terceiros".

R859 com a marcação da Flag "Exibe Classificação De Terceiros":