Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a configurar tanto o acordo comercial (cobra ou não cobra serviços extras) como a forma de emissão dos orçamentos (não destacando em nenhum orçamento, destacando no mesmo orçamento das reformas ou destacando em orçamento separado das reformas) por cliente e por Grupo de Itens.


Configurações e Cadastros

Por padrão, quando nenhuma configuração é feita para um cliente e nem para um grupo de itens, o sistema não irá destacar os serviços extras no orçamento.

  • Observação: Com este procedimento, a configuração da opção Fatura Itens a parte no configurador do Coletor de Dados passa a não ser mais necessária.
  • Caso cliente seja cadastrado na rotina o  mesmo passa a não gerar nota de entrada e retorno de carcaça, caso seja necessário a geração desta notas e necessário marcar a opção "Gera nota fiscal de entrada/saída de captação para este cliente?"


Rotina 685 - Manutenção de Linhas de Produção

Nesta rotina é possível configurar se a linha de produção irá ou não permitir a cobrança de serviços extras no orçamento de saída da OP, sendo que, caso esta opção esteja desmarcada, as configurações realizadas nas rotinas (132 - Manutenção de Grupos de Itens e 1125 - Manutenção para Configuração de Ordem de Produção por Cliente) serão desconsideradas e o serviço não será destacado no orçamento, caso esteja marcado, o sistema irá avaliar as configurações das rotinas 132 e 1125.


Rotina 132 - Manutenção de Grupos de Itens

Na rotina 132 - Manutenção de Grupos de Itens é possível configurar se para um determinado grupo de itens serão cobrados os serviços extras do cliente, conforme opção exibida abaixo:

Esta opção apenas será considerada na geração do orçamento se não houver nenhuma configuração cadastrada para o mesmo cliente e grupo de itens na rotina 1125 - Manutenção para Configuração de Ordem de Produção por Cliente.

Ou seja, se for configurado apenas o Grupo de Itens e não houver configuração para Cliente x Grupo de itens na rotina 1125, os serviços extras serão cobrados do cliente.


Rotina 1125 - Manutenção para Configuração de Ordem de Produção por Cliente

Nesta rotina é possível configurar por cliente os grupos de itens dos serviços extras que serão destacados no orçamento, se serão cobrados ou não e se serão emitidos em orçamento separado, lembrando que esta configuração sobrepõe a configuração na 132 - Manutenção de Grupos de Itens.


Também é possível configurar nesta rotina se será gerado ou não nota fiscal de entrada e saída de captação para um determinado cliente.


Apenas é possível selecionar a opção [Cobra serviços extras em orçamento separado?] se a opção [Cobra serviços extras?] já estiver marcada, da mesma forma, apenas é possível selecionar a opção [Cobra serviços extras?] se a opção [Destaca serviços extras?] estiver marcada.


Situações possíveis:


Se [Destaca serviços extras?] = Não, os serviços extras não serão destacados na nota de faturamento.


[Destaca serviços extras?][Cobra serviços extras?][Cobra serviços extras em Orçamento separado?]Resultado
SimNãoNãoOs serviços extras serão destacados na nota fiscal com valores zerados.
SimSimNãoOs serviços extras serão destacados na nota fiscal com seus respectivos valores.
SimSimSimOs serviços extras serão destacados na nota fiscal específica. Ou seja, serão gerados dois orçamentos de faturamento, um relativo ao faturamento da Ordem de Produção e outro contendo os serviços extras realizados.



Procedimentos

Rotina 714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações

Com esta configuração é possível o usuário definir por cliente e por grupo de itens, se na saída de OP da rotina 714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações, os serviços extras serão destacados no orçamento e se serão cobrados, sendo que, caso seja optado por destacar e não cobrar os serviços extras, os mesmos serão exibidos no orçamento com valores zerados.

Como exemplo, considere uma ordem de produção onde foi incluído um serviço extra, cujo cliente e o grupo de itens do serviço foram configurados para destacar os serviços extras, cobrar serviços extras e cobrar serviços extras em orçamento separado.

Selecionando a ordem de produção, clique no direito [Confirmar] e em seguida no direito [Executar], conforme imagem abaixo:

Em seguida, o sistema irá fazer a validação das configurações realizadas na rotina 1125 e gerar 2 (dois) orçamentos, sendo um com o item da reforma e o outro com o serviço extra. Ao concluir a operação, será exibida um mensagem informando o número dos orçamentos gerados.

tela4.png


Em relação as ordens de produção que estão na aba saídas da rotina 714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações ou que já estão em andamento, as validações de [Destaca serviços extras?], [Cobra serviços extras?] e [Cobra serviços extras em Orçamento separado?] serão realizados no momento da confirmação da saída da Ordem de produção.