Escopo

Este documento tem por objetivo demonstrar sobre a utilização da rotina R887-Faturamento de consumo de matéria prima

Objetivo da rotina

Documentar através de nota fiscal a movimentação das matérias primas utilizados na indústria ou movimento de estoque diversos, gerando inclusive contabilização.

Pré requisitos

O usuário deverá ter acesso á rotina R887-Faturamento de consumo de matéria prima..

Poderá ser configurado também o parâmetro por empresa 339-Custo utilizado na geração de nota fiscal de saída de consumo de matéria prima de O.P.. Este parâmetro define qual custo a ser utilizado como preço unitário na geração da nota fiscal. Hoje este parâmetro comporta as opções: Custo de Compra, Custo de Reposição, Custo Médio e Custo Personalizável.

Procedimento

Ao acessar a rotina será solicitado primeiramente o estabelecimento.

Logo abaixo no grupo Dados para filtro dos lançamentos do movimento diversos. Preencha os campos conforme tua necessidade. Estes filtros serão utilizados para buscar os dados das movimentações de estoque da indústria ou lançamentos de movimento diversos (todos ficam registrados na rotina R229-Movimento de Estoque Diversos).

Registros de entrada, itens de serviço, quantidade igual a zero, já gerados nota anteriormente ou utilizados pelo processo de inventário não serão mais considerados

Preenchido os campos, clique em Consultar para fazer o carregamento dos dados que serão utilizados para geração da nota fiscal. Havendo possíveis erros de configuração, o sistema irá exibir as informações no campo Log.

Logo abaixo deverá ser informado entrada/saída e série que será utilizada para geração da nota fiscal.

Agora basta clicar em Executar para geração da nota fiscal e aguardar a mensagem de confirmação da operação que irá indicar o número da nota fiscal gerada.

Por fim, basta fazer as devidas conferências da nota fiscal através dos relatórios utilizados por tua empresa.

Considerações finais

1. Caso o parâmetro 339 não estiver definido, a rotina irá assumir como preço unitário o custo médio do item no estabelecimento informado.
2. A rotina sempre leva em consideração o custo atual do item.