1 - Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o analista de suporte e os usuários do sistema a efetuarem os passos fundamentais relativos a validação de crédito de cliente em orçamentos de ordem de produção.

1.1 - Escopo

O sistema passa a ter a seguinte funcionalidade: Validar ou não Crédito de cliente em Orçamentos de Ordem de Produção. Foi criado um parâmetro por estabelecimento que definirá se o sistema validará ou não o crédito de cliente em Orçamentos de Ordem de Produção. Após a habilitação do parâmetro, o sistema deixará de fazer a validação no fechamento do orçamento na rotina [419 - Manutenção das Vendas no Varejo] e passará a fazer a validação no momento da Confirmação de Saída da OP na rotina [714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações]. O crédito do cliente não será validado quando a operação for de Recusa.

2 - Configurações e Cadastros

Antes de utilizar o processo de Validar ou não Crédito de cliente em Orçamentos de Ordem de Produção, deve-se realizar as configurações abaixo:

2.1 Rotina 33 Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento:

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de [Cód. 568 Desativa validação de Crédito de Cliente?] no fechamento da venda quando Orçamento de Ordem de Produção. Este parâmetros desativa a validação de Crédito de Cliente na rotina [419 - Manutenção das Vendas no Varejo], quando o orçamento é de Ordem de Produção e passa a fazer a validação na rotina [714 - Manutenção para Autorização de E/S de Captações], no momento da Confirmação de Saída da OP.
Acesse a rotina e clique no direito Novo.
1.png
Na tela seguinte, informe o Estabelecimento, o código do parâmetro 568 e clique em Salvar.
2.png
Em seguida, selecione a opção Valor e clique em Salvar.
3.png
4.png

2.2 Rotina 75 - Manutenção de Portadores

Nesta rotina, será configurado qual portador comporá Análise de Crédito.
Após acessar a rotina, selecione o portador que comporá Análise de Crédito e clique no direito Alterar.
5.png
Selecione a opção [Compõe Análise de Crédito] e clique em Salvar.
6.png

2.3 Rotina 697 - Manutenção de Liberação de Rotina por Usuário.

Nesta Rotina, poderá ser configurado qual usuário terá acesso ao direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo]. Ou seja, ele poderá confirmar a saída das Ordens de Produção do cliente, mesmo que ele esteja com crédito negativo.
Após acessar a rotina 697, informe o código da rotina 714, informe o código do usuário e clique em Localizar. Selecione a opção [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo] e clique em Salvar.
7.png

2.4 Rotina 216 - Manutenção de Parâmetros por Usuário

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. [50 Valor Máximo de Venda para Liberação de Crédito]. Neste parâmetro, será configurado, para aqueles usuários que possuem o direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo] qual o valor máximo de venda para liberação de Crédito.
Após acessar a rotina, clique no direito Novo.
8.png
Na tela seguinte, informe o código do usuário, o código do parâmetro e clique no botão Salvar.
9.png
Após clicar no botão Salvar, informe o valor máximo da venda que o usuário poderá liberar e clique no botão Salvar.
10.png
11.png
Logo, se o valor da venda for superior a R$ 1.500,00, o usuário não poderá realizar a liberação.

2.5 Rotina 29 - Manutenção de Parâmetros por Empresa

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. [583 Utiliza liberação automática com base em data limite do cadastro de cliente]. Neste parâmetro, será configurado a utilização de data limite para liberação automática de crédito, onde será exibido na rotina R43 [Manutenção de Clientes] o campo [Data Max. Liberação de Crédito].
Após acessar a rotina, clique no direito Novo.
12.png
Na tela seguinte, informe o código do parâmetro [583] e clique no botão Salvar.
13.png
Após clicar no botão Salvar, marque a opção [Valor] e clique no botão Salvar.
Logo, se o parâmetro for ativado, a rotina R43 passará a exibir o campo [Data Max. Liberação de Crédito], que por sua vez, será validado na Confirmação de Saída de OP, sendo que, caso a data máxima de liberação de crédito do cliente seja superior ou igual à data de liberação, o crédito sempre será liberado para o cliente.
14.png

3 Inclusão de Orçamento.

Se a inclusão do orçamento de ordem de produção, na rotina 419, for realizado com o parâmetro por estabelecimento Cód. [568 Desativa validação de Crédito de Cliente no fechamento da venda quando Orçamento de Ordem de Produção] setado com o valor Não, a validação do Crédito do cliente será realizada no momento do fechamento da venda.
15.png
16.png
Quando o orçamento for realizado com o parâmetro setado com o valor SIM, o sistema fará a verificação do limite de crédito do cliente no momento da confirmação da saída da OP na rotina 714. É importante salientar que, se o usuário possuir o direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo] e, se na rotina [216 Manutenção de Parâmetros por Usuário], o parâmetro Cód. [50 - Valor Máximo de Venda para Liberação de Crédito] estiver configurado, para o seu usuário, com um valor superior ao valor da venda, o sistema não fará o bloqueio.

4 Confirmação de Saída de OP

  • 1 - Se o usuário não possuir o direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo], ao tentar confirmar a saída da OP, o sistema exibirá mensagem ao usuário e não exibirá o campo Executar, na tela de confirmação.
  • 17.png
  • 2 Se o usuário possuir o direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo], ao tentar confirmar a saída da OP, o sistema verificará o valor informado no parâmetro por usuário Cód. 50. Se o valor for inferior ao valor da venda, o sistema apresentará mensagem ao cliente e não exibirá o campo Executar.
  • 18.png
  • 3 Se o usuário possuir o direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo] e o valor informado no parâmetro por usuário Cód. [50] for Superior ao valor da venda, o sistema não realizará mais o bloqueio, gerando assim, o orçamento de faturamento.
  • 19.png
  • 4 Se o usuário não possuir o direito [Liberação de OP de Cliente com Crédito Negativo] e o parâmetro [583 Utiliza liberação automática com base em data limite do cadastro de cliente?] estiver ativo, ao tentar confirmar a saída da OP, o sistema verificará a [Data Max. Liberação de Crédito] no cadastro do cliente. Se a data for maior ou igual à data atual, o sistema apresentará mensagem ao cliente e exibirá o campo Executar.
  • 20.png
Se a OP for de Recusa, o sistema não fará validação de crédito de cliente.
21.png
Ao clicar em Confirmar, o sistema não fará a validação de Crédito e permitirá o usuário concluir a operação e gerar o orçamento.
22.png
23.png