1. Introdução

O Gerenciamento de Estoque é um recurso utilizado para realização de controle de liberação/rejeição de Estoque após a venda. Nesse caso, o Estoquista após a venda estará liberando o estoque para a realização do Faturamento. Com esse recurso a empresa ganha maior segurança no controle do Estoque.

1.1 Finalidade

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais para a Configuração e utilização do Gerenciamento de Estoque no Sistema.

1.2 Escopo

Este documento foi criado pela Empresa CBA Tecnologia Ltda. para auxiliar os seus colaboradores de informações sobre o Cbanet.

2. Configuração do Gerenciamento de Estoque (R660)

Antes da utilização do Gerenciamento de Estoque é preciso configurar no Sistema este recurso. Para isto, é necessário acessar a R33 - Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento e pesquisar pelo parâmetro cód. 147 - Utiliza Confirmação de Estoque? como mostra abaixo e, em seguida, clicar em alterar.
1.png
Em seguida marcar a opção Valor e Salvar como mostra na imagem.
2.png
Outra Configuração importante para utilização do Gerenciamento de Estoque é configurar na R132 - Manutenção de Grupo de Itens a opção Exige Confirmação de Inclusão/exclusão?.
Para isto, acesse a R132 - Manutenção de Grupo de Itens e selecione o grupo de Itens que terá a configuração de Confirmação de Gerenciamento de Estoque e clique em alterar como mostra o exemplo abaixo.
3.png
Na próxima tela marque a opção [Exige Confirmação de Inclusão/exclusão?] e clique no botão Salvar como mostra abaixo.
4.png

3. Funcionalidade do Gerenciamento de Estoque

Acesse a Rotina - R660 Manutenção de Gerenciamento de Estoque ou se preferir acesso o caminho Materiais Estoque Gerenciamento de Estoque.
5.png
Ao acessar a rotina - R660 Manutenção de Gerenciamento de Estoque será apresentado tela abaixo. Em seguida, clique em Executar.
6.png
Essa é a tela de Gerenciamento de Estoque onde é feito a Confirmação/ Rejeição/Desbloqueio dos Estoques vendidos. Primeiramente deve-se informar o estabelecimento para apresentar os itens que estão pendentes de liberação de Estoque, como mostra o exemplo abaixo:
7.png
Após ter inserido o estabelecimento e apresentado os itens, é necessário marcar o item e selecionar uma opção, seja ela de Confirmar, Rejeitar, Desbloquear ou Imprimir. Segue abaixo imagem mostrando essas opções.
8.png
Na imagem abaixo mostra como realizar a liberação de um item para a venda.Selecione o(s) produto(s) e Clique no botão confirmar.
9.png
Caso um produto não tenha estoque e precise ser retirado do Gerenciamento de estoque é preciso selecionar o produto e clicar no Botão Rejeitar como mostra abaixo.
10.png
Se for necessário alterar a quantidade ou valores do Orçamento é necessário que a pessoa responsável pelo Gerenciamento de Estoque selecione o(s) Produto(s) e clique em Desbloquear como mostra abaixo.
11.png
Após a conclusão de qualquer um dos procedimentos acima será apresentado à mensagem abaixo informando que foi concluído com sucesso.
12.png
Pronto, a partir deste momento, a configuração foi concluída.