1. Introdução

Este documento de procedimento operacional tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à emissão do Relatório de Sugestão de Compras Específico - Rotina 1102.


1.1 Escopo

Esta rotina tem por objetivo a visualização da sugestão de compras.

O relatório de sugestão de compras apresenta informações chaves, que são importantes para decisão de compra das mercadorias. Por exemplo, o relatório demonstra de forma colunada as quantidades vendidas dos últimos três meses para saber o volume de saída da mercadoria, além de saber também o ultimo custo da mercadoria fazendo uma projeção do custo total da aquisição.

O campo "Selecionar itens com sugestão de compra", que virá por padrão marcado, faz com que sejam retornados apenas itens com sugestão de compra. Se estiver desmarcado retornará todos os itens, independente de possuírem ou não sugestão de compras.


O relatório apresenta apenas os itens que estão ativos no sistema.


2. Emissão do relatório

Para emitir o relatório, deve-se acessar a rotina 1102 - Relatório de Sugestão de Compra Específico, preencher os filtros conforme desejado e clicar em Executar.


2.1 Filtros do Relatório

O filtro [Visão empresarial], [Grupo empresarial] e [Estabelecimento] são mutuamente exclusivos em sua obrigatoriedade, ou seja, ao menos um deles deve ser informado.

Os campos [Linha de Itens], [Famílias de Itens], [Grupo de Itens], [Fornecedores] e [Itens] são de múltipla seleção, podendo ser filtrados vários itens no mesmo relatório.


1102_1.png



2.2 Tipo de Custo

O relatório permite selecionar o tipo de custo a ser exibido, através do filtro [Tipo Custo], que disponibiliza as opções: preço compra, custo compra, custo reposição e o custo genérico que pode ter o seu nome modificado através do parâmetro 543 - Modificar nome do custo personalizável.



2.3 Exibir Apenas os Itens com sugestão de Compra.

Esta opção vem selecionada por padrão na rotina. Quando selecionada, o sistema retorna apenas os itens que possuem sugestão de compras no relatório.


Quando não selecionada, o sistema retorna todos os itens, independentemente de ter ou não sugestão de compras.


2.4 Agrupamento


  • Se selecionado a opção [Grupo de Itens], será emitido o relatório separando os itens pelo grupo ao qual pertencem.


  • Se selecionado a opção [Nome do Item], a ordenação será pelo nome dos itens sem agrupamentos.




2.5 Colunas Do Relatório



  • O relatório contem a coluna [Peri.Filtro], que representa a quantidade vendida no período filtrado.
  • A coluna [Mês Atual] representa a quantidade de itens vendida no mês corrente.
  • O relatório também apresenta três colunas que representam a quantidade de itens vendida nos últimos meses, sendo nomeadas conforme os nomes dos meses anteriores.
  • A coluna [Total] apresenta a quantidade de itens vendidos no período filtrado, subtraindo as devoluções realizadas no mesmo período.
  • A coluna [Prev P/ ??] representa a previsão de vendas para quantidade de dias informado no filtro, para maiores informações, vide em [R1107 - Sugestão de Compras] / [R1102 - Sugestão de Compras Específico] Qual é o cálculo utilizado para a coluna sugestão?.
  • A coluna [Pend] representa a quantidade de itens pendentes de confirmação de notas fiscais de entrada.
  • A coluna [Sugestão] representa a quantidade do item que o sistema sugere que seja comprada conforme os cálculos realizados sobre a previsão de vendas, menos o estoque atual e menos a pendência de entrada.
    Sugestão = (Previsão de Vendas - Estoque Atual - Pendência de Entrada)
  • A próxima coluna após a [Sugestão] apresenta os dados conforme a opção escolhida no filtro [Tipo Custo].
  • A coluna [Preço Compra] apresenta o valor do preço de compra do referido item;
    • Cenário 1: Quanto o relatório for emitido filtrando por determinado estabelecimento, este campo vai apresentar o valor do preço de compra do estabelecimento informado no filtro. 
    • Cenário 2: Quando o relatório for emitido filtrando por dois ou mais estabelecimentos, este campo vai apresentar o valor do preço de compra, resultante da média dos estabelecimentos informados.
  • O [Total do Grupo] representa a soma de todos os valores contidos no grupo, assim como, no fim do relatório, o total geral representa a soma de todos os grupos. Caso o relatório seja emitido por nome do item, apenas o total geral será exibido.
  • A coluna [Qtd. Pesquisado] apresenta o registro dos itens pesquisados de acordo com os filtros de data e estabelecimentos utilizados no relatório, para iniciar o registro de itens pesquisado é necessário configurar o parâmetro por empresa [P1184 - Ocultar Preço de Venda dos Itens na Consulta de Preço]. Para mais informações acesse as base de conhecimentos: Consulta de Preços (Uma Loja), R427 - Consulta de Preços (Multiloja) e [FAQ] Tem como registrar itens pesquisados na R11?.