1. Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o analista de suporte e os usuários do sistema a efetuarem os passos fundamentais relativos à entrada de notas fiscais simplificada.

A rotina 451 Nota Fiscal de Entrada Simplificada tem por objetivo realizar entradas de: compras de serviço, compra de energia elétrica, compras de fretes e de notas que não é necessário o informe de itens no SPED Fiscal.

2. Configurações

Para utilização da rotina faz-se necessário o cadastro prévio das E/S através da rotina 117 Manutenção de Entradas/Saídas.

Segue lista de parâmetros que devem ser previamente revisados.

Por Empresa:

  • 2 - Utiliza Confirmação de Títulos a Pagar?
  • 62 - Dias Máximo para Entrada de NF./Tít./Pedido
  • 203 - Obriga digitação Titulo Notas Fiscais de Entrada
  • 229 - Dias máximo para exclusão de notas fiscais de entrada.
  • 321 - Fornecedor para lançamento de ISS Substituto
  • 322 - Evento contábil para contabilização do ISS Substituto.
  • 323 - Portador para geração dos titulos referente a ISS Substituto.
  • 325 - Utiliza redigitação dos dados nas notas de entrada?
  • 523 - Diferença máxima de dias entre a data de emissão e data de entrada da nota
  • 528 - Diferença mínima de dias entre a data de entrada e a data de vencimento da nota fiscal de entrada
  • 732 - A contabilização de retenção de ISS deverá considerar o fornecedor do parâmetro [321] ou da nota?

Por Estabelecimento:

  • 54 - Estabelecimento Substituto ISS
  • 154 - Lança Tít. Pagar com Vencto Menor que Entrada
  • 183 - Retém Impostos (PIS, COFINS, IR, CSLL, INSS)

3. Entrada de Notas

Abaixo é demonstrado a tela da rotina e seus direitos. Nela estão inclusos os direitos Novo, Alterar, Exclui, Auditar, Exibir, Impostos e Imprimir.

1.png

Abaixo a tela de inclusão de notas:

2.png

Vamos dividir a entrada em 5 etapas.

  • Etapa 1 Dados Básicos
  • Etapa 2 Impostos
  • Etapa 3 PIS/COFINS
  • Etapa 4 Inclusão de Títulos
  • Etapa 5 Contabilização
  • Etapa 1 - Dados Básicos

    3.png
    Nessa etapa devemos informa os dados básicos, entre eles estão numero de nota, serie da nota, subsérie da nota, chave de acesso para notas eletrônicas, fornecedor, E/S Tipo Nota, CFOP.
    Série: Esse campo indicará qual o tipo de imposto a ser informado no próximo passo, portanto é imprescindível a correta configuração da mesma.
    Mod. Doc. Fiscal: Será necessário conhecimento sobre modelos de documentos fiscais para os tipos de notas, para maiores esclarecimentos solicite orientações ao contador de sua empresa.
    Tipo Nota: Conforme dito anteriormente seu cadastro deverá ter sido feito anteriormente e o mesmo disponibilizará os códigos de CFOP no próximo campo. Obs. Esse campo é chave na geração do SPED fiscal, portanto para maiores esclarecimentos solicite orientações ao contador de sua empresa.
    Para notas de serviços será disponibilizado um campo extra para o informe do Tipo de Serviço, esse campo será explicado posteriormente.
    4.png

    Etapa 2 - Impostos

    Conforme dito anteriormente, de acordo com a série, os campos dos impostos serão ativos. Temos duas possibilidades
    Notas com ICMS:
    5.png
    Dica: Para notas com base de calculo 0%, deverá ser informado o valor total da base de calculo Valor Total Nota no campo Outras ICMS:. Para maiores esclarecimentos solicite orientações ao contador de sua empresa.
    Notas com ISS:
    6.png
    Em caso de Notas com Retenção de Impostos, é necessário o cadastro do Tipo de Serviços através da rotina 704. O calculo será feito conforme o código do Tipo de Serviços informado anteriormente no campo extra após o campo CFOP e apresentado o resultado do cálculo no campo PIS/COFINS/CSLL/INSS/IR: . Para maiores esclarecimentos sobre retenção de impostos solicite orientações ao contador de sua empresa.

    Ao configurar o parâmetro [732 - A contabilização de retenção de ISS deverá considerar o fornecedor do parâmetro [321] ou da nota?], na geração nota fiscal de entrada simplificada a contabilização de retenção de ISS considerará o fornecedor da nota ou o fornecedor do parâmetro [321 - Fornecedor para lançamento de ISS Substituto] por empresa [R29].

    Etapa 3 PIS/COFINS

    7.png
    Nessa etapa deverá ser informado o CST do PIS/COFINS, base de calculo e alíquota. A regra de CST e Alíquotas deverá ser repassada pelo seu contador, lembrando que o CST e Alíquota varia de acordo com o tipo de nota de entrada.

    Etapa 4 Inclusão de Títulos

    8.png
    Nessa etapa deverá ser informada a(s) parcela(s) do contas a pagar.
    Após o informe das informações da parcela, é necessário inserir o titulo através do botão inserir. Após a inserção do titulo, o mesmo será apresentado na coluna à esquerda. A parcela inserida não poderá ser alterada, portanto para correções será necessário excluir a parcela(s) clicando no link del localizado no canto esquerdo da parcela, e na sequencia inseri-la(s) novamente. Abaixo imagem da localização dos títulos inseridos:
    9.png

    Etapa 5 - Contabilização

    Nessa etapa faremos a contabilização da nota digitada.
    Após clicar no botão salvar será solicitado o evento contábil, conforme tela abaixo:
    10.png
    O evento contábil a ser informado deverá informado pelo contador da empresa. Conforme parametrizado previamente pelo contador da sua empresa, provavelmente deverá existir um evento para cada tipo de nota digitada. Para maiores esclarecimentos solicite orientações ao contador de sua empresa.

    4. Observações e duvidas frequente.

    Tenha certeza nas inclusões de notas nessa rotina, pois a mesma não fara escrituração no SPED Fiscal EFD de notas de mercadorias.
    Para as demais notas, salientamos a importância do informe dos valores corretos dos impostos em seus devidos campos.
    Para maiores esclarecimentos solicite orientações ao contador de sua empresa.
    Duvidas frequente:
    Como alterar fornecedor/numero da nota/serie Utilize a rotina R541 Ajuste de Número de NF de Entrada.
    Como alterar valores Somente é possível alterar valores do(s) titulo(s), desde que o total da(s) parcela(s) sejam igual ao total da nota. Para os demais campos de valores será necessário à exclusão da nota e efetuar nova inclusão.
    Como alterar o evento contábil Não é possível trocar o evento contábil, portanto será necessário a exclusão da nota e efetuar nova inclusão.
    Informo o evento contábil e a rotina não localiza. Solicite ao contador a correção do evento ou o código correto do evento.
    Informo o CFOP e a rotina retorna Código não encontrado. Informe corretamente a Entrada/Saída Tipo Nota, caso o Tipo Nota esteja correto, solicite a correção da Entrada/Saída Tipo Nota , pois o CFOP não está liberado para a E/S Tipo Nota informada.

         5. Alteração da alíquota na versão v480.

            A partir da versão v480 o sistema permite informar valores de alíquota de ICMS/ISS com 5 casas decimais.