1. Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos à Central Fiscal de Entrada.



1.1 Escopo

A rotina 1073 Central Fiscal de Entrada tem por objetivo realizar a fiscalização de todas as notas fiscais de entrada. Com isso, quando a empresa utilizar a Central Fiscal, as notas de entradas lançadas pela rotina 139 Manutenção de Notas Fiscais de Entrada, só poderão ser confirmadas depois que o operador da central fiscal confirmar a nota na rotina 1073.

As notas fiscais lançadas na rotina 451 Manutenção de Notas Fiscais de Entrada Simplificada ficarão como confirmadas, porém, pendente de confirmação na central Fiscal.



2. Configurações e Cadastros

Antes de utilizar a rotina 1073 Central Fiscal de Entrada, deve-se realizar as configurações abaixo:



R33-Manutenção de Parâmetros por Estabelecimento

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. 546 Trabalha com a Central de Controle Fiscal?

Acesse a rotina e clique no direito Novo. Informe o Estabelecimento, o código do parâmetro 546 - e clique em Salvar.


parametro546.png


Na tela seguinte, selecione a opção Valor e clique em Salvar.


parametro546salvar.png


Importante:

  • O parâmetro por estabelecimento cód. 546- Trabalha com a Central de Controle Fiscal? quando ativo, sobrepõe o parâmetro por empresa e por estabelecimento cód. 103 Utiliza Confirmação de Nota Fiscal de Entrada? e o direito de usuário Altera Confirmação de Nota da rotina 139 Manutenção de Notas Fiscais de Entrada. Com isso, todas as notas fiscais lançadas na rotina 139 ficarão como Não Confirmadas, independente da configuração do parâmetro cód. 103 e do direito do usuário Altera Confirmação de Nota , até que elas sejam confirmadas fiscalmente na rotina 1073 Central Fiscal de Entrada e, posteriormente, confirmadas na rotina 387 Confirmação de Notas Fiscais de Entrada.
  • As notas lançadas na rotina 451 Manutenção de Notas Fiscais de Entrada Simplificada, ficarão na rotina como notas confirmadas, porém, ficarão pendentes de liberação fiscal na rotina 1073.
  • Se o parâmetro por empresa Cód. [2 Utiliza Confirmação de Títulos a Pagar] estiver ativo e configurado com o valor SIM, os títulos somente aparecerão na rotina 104 Confirmação de Títulos a Pagar, após confirmação da nota na rotina 1073 Central Fiscal de Entrada.


R29-Manutenção de Parâmetros por Empresa

Nesta rotina, o parâmetro a ser configurado é o de Cód. 626 Utiliza processo de follow up do processo de compra.

Acesse a rotina e clique no direito Novo. Informe o código do parâmetro 546 - e clique em Salvar.

Este parâmetro define se a empresa utiliza ou não o processo de follow up de compra.

Ao excluir uma nota na rotina [1073] irá retornar o status para aberto caso o parâmetro ativo.

Caso não o mesmo não será alterado.



R1072-Manutenção de Erros Fiscais

Nesta rotina, serão cadastrados os motivos de erros que serão informados quando uma nota for rejeitada na rotina 1073.

Acesse a rotina, clique no direito novo e informe a descrição do erro, salvando em seguida.



rotina1072.png



3. Central Fiscal de Entrada

Após realizar o lançamento da nota fiscal de Entrada na rotina 139 Manutenção de Notas Fiscais de Entrada ou na rotina 451 - Manutenção de Notas Fiscais de Entrada Simplificada, o usuário da central Fiscal deverá acessar a rotina 1073 Central Fiscal de Entrada para proceder com a auditoria da nota lançada e, conforme resultado da auditoria, confirmar ou não a nota fiscal.

Exemplo 1: Lançamento de Nota fiscal de Entrada na rotina 139. Ao lançar a nota, pode-se perceber que o campo Confirmado fica inativo, uma vez que o parâmetro da central fiscal está ativado.


rotina139client.png


Após lançar a nota fiscal, as colunas Confirmada e Lib. Fiscal ficam com o valor Não. Ou seja, a nota não está com entrada confirmada e não foi liberada fiscalmente.


rotina139grade.png


Lançada a nota fiscal, o operador da central Fiscal deverá acessar a rotina 1073 Central Fiscal de Entrada para proceder com a auditoria da nota fiscal.

Após acessar a rotina, selecione a nota fiscal lançada anteriormente e clique em Iniciar. No momento em que o usuário clica em Iniciar, o sistema começará a contar o tempo de atendimento, ou seja, o tempo que o operador levará para auditar a nota fiscal.

Obs.: As notas fiscais serão ordenadas na grade por [Data] e [Hora] de Entrada, da mais antiga à mais recente (ascendente).


rotina1073grade.png


Iniciando a auditoria, a tela abaixo é aberta para o usuário. Nesta tela, ele pode verificar os dados da nota fiscal, como Número, Estabelecimento, Parcelas, Dados do Fornecedor, itens da nota fiscal e atalho para algumas rotinas auxiliares.




Observações

Na tela acima pode ser verificado que existem quatro abas sendo elas:

  • Dados da Nota Fiscal de Entrada: Exibe informações gerais sobre a nota como número, série, datas e valor total
  • Dados do Fornecedor: Exibe dados cadastrais do fornecedor da nota para ajudar identificar se demais dados da nota estão corretos.
  • Parcelas: Exibe o número das parcelas, vencimentos e valores.
  • Totais da Nota: Exibe os somatórios contidos na nota referente descontos, despesas destacadas na nota e despesas fora da nota.
  • A coluna Total corresponde ao valor total final do item (preço unitário - descontos + acréscimos + impostos)


Ao clicar no código do item, o sistema abrirá para o operador, a tela da rotina 130 Manutenção de Itens, afim de que sejam realizados possíveis correções no cadastro do item.

Ao clicar no nome do item, o sistema abrirá para o operador, a tela da rotina 135 Manutenção de Itens por estabelecimento, afim de que sejam realizados possíveis correções no cadastro do item.

O sistema apresenta também, diversas informações relativas ao item constante na nota fiscal. O operador tem disponível, link de acesso a algumas rotinas auxiliares como: [R541 Manutenção para Ajuste de Número de NF de Entrada], [R882 - Conciliação], dentre outras.


Realizada a auditoria da nota, o operador tem a opção de [Confirmar], [Não Confirmar] ou [Excluir] a nota fiscal. Com exceção da [Confirmação], os demais status deverão ser informados um ou mais erros fiscais, cadastrados anteriormente na rotina [1072 - Manutenção de Erros Fiscais] e digitar uma observação do motivo da nota não ter sido confirmada, caso seja necessário.


rotina1073rejeitar.png


Feito isto, clicar em Salvar para concluir a auditoria.

Com isso, a nota fiscal continuará pendente e não poderá ser confirmada na rotina 387 Confirmação de Notas Fiscais de Entrada até que seja liberada na rotina 1073.


Se tentar confirmar a nota na rotina 387, a mensagem abaixo será apresentada:


Não foi possível realizar a confirmação das notas de entrada pelo seguinte motivo: A nota fiscal [XXXX] do fornecedor [Y] está pendente de liberação na central fiscal!


Se estiver tudo certo, deverá ser selecionado o Status Confirmado, informar uma observação, caso haja, e clicar em Salvar para confirmar e liberar a nota para ser confirmada na rotina 387. Feito a confirmação, a nota não fica mais constando na rotina 1073.


Após confirmação da nota na rotina 1073 e na rotina 387, as colunas Confirmada e Lib. Fiscal ficam com o valor SIM.


Obs.: Se, após a liberação da nota nas rotinas 1073 e 387, ela for alterada na rotina 139, a nota continuará como confirmada, contudo, ela será bloqueada fiscalmente. Logo, ela estará constando na rotina 1073 como Confirmada = SIM (relativo a confirmação da Entrada da Nota) e pendente de confirmação fiscal.


Observações

1. Para notas fiscais de entrada simplificada, lançadas pela rotina R451, o processo será o mesmo descrito acima.

2. Na parte inferior direita da rotina, existe a opção Recarregar informações da página. Ao clicar neste link será exibido uma mensagem de confirmação. Se confirmado o sistema irá recarregar todos os dados da tela evitando assim que você precise sair da tela, selecionar a nota e voltar para visualizar os dados atualizados.



3.1. Controle Administrativo


A rotina [R1073 - Central Fiscal de Entrada] proporciona ao usuário realizar alterações nos lançamentos do Controle Administrativo, permitindo assim mais flexibilidade, além de realizar a conciliação automática dos lançamentos.




Para conciliar um lançamento do Controle Administrativo referente a Nota Fiscal de Entrada, basta que o usuário se certifique que os lançamentos existentes estão corretos, caso seja necessário realizar alguma correção, basta clicar no link [Alterar] existente na grade de lançamentos. Este link permite que você faça as mesmas correções que são permitidas serem feitas pela rotina [R875 - Lançamentos de Controle Administrativo].


rotina1073ControleAdministrativoAlterar.png


Se você confirmar a nota fiscal de entrada, automaticamente os lançamentos do controle administrativo serão conciliados.


Caso o lançamento já tenha sido conciliado, pela rotina [R882 - Conciliação do Movimento de Controle Administrativo] e você rejeite a nota fiscal de entrada, o sistema irá cancelar a conciliação automaticamente.


Se você não tiver direito de acesso a alteração dos lançamentos na rotina [R875 - Lançamentos de Controle Administrativo] o sistema não irá realizar a conciliação automática dos lançamentos do controle administrativo.



3.2. Manutenção de Parcelas


A rotina [R1073 - Central Fiscal de Entrada] proporciona ao usuário realizar manutenção das parcelas como é realizado na rotina [R247 - Títulos a Pagar].


Para realizar manutenção das parcelas da Nota Fiscal de Entrada, é necessário que o título esteja com a Situação em Aberto para que o sistema apresente um link [Alterar] na grade de lançamentos. Este link permitirá que você faça as mesmas alterações que são permitidas na rotina [R247 - Títulos a Pagar].


Se você não tiver direito de acesso a alteração dos lançamentos na rotina [R247 - Títulos a Pagar] o sistema não irá realizar a manutenção das parcelas



4. Controle de usuário em atendimento

Ao iniciar um atendimento, o sistema irá validar se a nota já está sendo atendida por outro usuário.

Neste caso, não será possível iniciar o atendimento da nota.

O sistema irá retornar para grade principal indicando que a nota já está sendo atendida por outro usuário.


O usuário que iniciar um atendimento, se clicar em voltar (botão ao lado do salvar) a nota passa a ficar disponível para outro atendente avaliar.


Na grade principal da rotina, é possível verificar se a nota já está sendo atendida e por qual usuário através da coluna Atendente.


Observações

Caso o usuário tenha iniciado um atendimento de uma nota e por acaso ocorra uma interrupção do computador ou qualquer outro problema que force a saída do sistema, somente este usuário poderá clicar na nota a continuar o atendimento.



5. Controle de usuário em atendimento

A grade de itens passa a apresentar as colunas [Valor Bruto, Acréscimo e Desconto] do item, para facilitar a conferência da nota de entrada.


Caso haja diferença entre o valor de outras icms, o sistema destacará de vermelho o valor de outras icms do item com problema, sendo necessário sua correção através da [R948-Correção de Notas Fiscais de Entrada].

No caso de nota fiscal com série de serviço e modelo diferente de [55,57 e 65] o sistema irá destacar em vermelho o campo outras icms se o valor for diferente de 0.


Obs: ao colocar o mouse em cima do valor total liquido do item, ira mostrar um popover com detalhes.



6. Relatório

Para verificar as auditorias realizadas na rotina 1073, o usuário poderá emitir o relatório 1074 Relatório de Performance de Atendimento Fiscal.


rotina1074.png


Neste relatório, poderá ser visualizado quais notas foram auditadas, quem foi o conferente fiscal, o tempo de conferência, observações da nota, observações da Central Fiscal e o erro fiscal, caso haja.



O relatório possui também uma grade específica para exibir as notas que foram excluídas através da Central Fiscal, conforme imagem abaixo:

notasFiscaisExcluidas.jpg

Nota: Vale ressaltar que as notas excluídas anteriormente, ou seja, antes da implementação deste recurso, não serão listadas, apenas notas fiscais excluídas após a implementação deste recurso (à partir da versão v4.203 do Cbanet).



Processos auxiliares


Recusa de nota fiscal de entrada

Troca de Atendente

Validação avançada de NCM