1.Introdução

Este documento tem o intuito de instruir o Analista de Suporte e seus usuários a efetuar os passos fundamentais relativos a configuração do Sistema Cbanet para inclusão de orçamentos com itens temporários.

1.1 Escopo

Foi implementado no sistema a opção de, ao realizar uma venda no sistema, o usuário informar um item temporário que, posteriormente será substituído pelo item que realmente será comercializado.
O item temporário não baixa estoque. O orçamento ficará bloqueado para faturamento até que o item temporário seja substituído por um item perene na rotina 660 Manutenção de Gerenciamento de Estoque.

2. Configurações

Para incluir no sistema Cbanet um orçamento com itens temporários deve-se realizar a seguinte configuração:
  • Rotina 117 Manutenção de Entradas e Saídas: Selecionar a opção Permite Itens Temporários;
  • Rotina 132 Manutenção de Grupo de Itens: Selecionar a opção Grupo de Itens Temporários?.
Feita esta configuração, o sistema permite que sejam incluídos itens do tipo temporários nos orçamentos de venda. Contudo, estes orçamentos ficam bloqueados até que os itens temporários sejam substituídos por itens perenes, ou seja, os itens que realmente serão comercializados, para que os orçamentos sejam desbloqueados para faturamento.

2.1 Rotina 117 Manutenção de Entradas e Saídas.

Deve-se acessar a rotina 117 Manutenção de Entradas e Saídas, selecionar a Entrada e Saída que será utilizada nos orçamentos com itens temporários, clicar no direito Alterar e selecionar a opção Permite Itens Temporários.
1.png
2.png

2.2 Rotina 132 Manutenção de Grupo de Itens

Deve-se acessar a rotina 132 Manutenção de Grupo de Itens para configurar o grupo de itens que será relacionado aos itens temporários. Selecione o Grupo, clique no direito Alterar e selecione as opções Exige Confirmação de Entrada/Saída do estoque (R660) e Grupo de Itens Temporários.
9.png
3.png

3.Inclusão do Orçamento de Venda

Para incluir o orçamento, o usuário irá acessar a rotina 419 - Manutenção de Vendas Varejo e incluir o orçamento tanto com itens temporários quanto com itens que não são temporários.
Quando um orçamento possuir um item temporário, ele ficará bloqueado para faturamento até que estes itens sejam trocados por itens perene, ou seja, por itens que serão comercializados.
O processo de troca poderá permitir realizar as seguintes trocas: 1 item temporário para 1 item perene, 1 item temporário para mais de 1 item perene, mais de um item temporário para 1 perene e mais de um item temporários para mais de um item perene, independentemente da quantidade do item. Por exemplo: Trocar 01 item temporário cuja quantidade é 02, por um item perene cuja quantidade é 10.
Após realizar a troca, o item temporário será substituído pelo item perene no orçamento e, estes itens substituídos que terão o estoque baixado, uma vez que, os itens temporários não movimentam estoque. Estes itens trocados serão lançados como itens confirmados na rotina 660. O orçamento de venda será recalculado, considerando os novos itens, além do recalculo das parcelas e dos impostos.
Na tela de itens, os itens temporários ficam destacados na grade com uma cor diferente dos demais itens que não são temporários. Isto tanto na rotina 419 quanto na rotina 660.
4.png

4. Troca do item Rotina 660.

Obs: Antes de realizar a troca do item, verificar na rotina 216 Manutenção de Parâmetro por usuário ou na rotina 33 Manutenção de Parâmetro por estabelecimento, se o parâmetro cód. 7 Depósito padrão esta configurado.
Ao realizar a troca do item, somente é permitido selecionar itens temporários de um mesmo orçamento. Se o usuário tentar trocar ao mesmo tempo itens temporários de orçamentos distintos, o sistema irá bloquear a operação.
5.png
Para realizar a troca, selecione o item temporário e clique em F2 Confirmar. A tela abaixo irá abrir para que a troca seja efetuada.
6.png
Caso seja inserido um item errado, para exclui-lo, deve-se clicar na seta ao lado do campo Cód. do item perene clicar em DEL (Tecla Delete).
Realizada a troca, clique no botão Salvar.
Feita a confirmação dos itens na rotina 660, o orçamento com o Status Fechado e disponível para faturamento.
7.png
Alterando o orçamento, percebe-se que os itens temporários não constam mais no orçamento, e sim, o item pelo qual foi trocado.
8.png